Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?
Vestibular e Enem

Vestibular Unicamp 2026: quando as inscrições terminam?

Esta edição marca a 39ª versão do vestibular da universidade e traz novidades que impactam diretamente os candidatos

O Vestibular da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) 2026 está com inscrições abertas. Os candidatos interessados devem realizar sua inscrição exclusivamente pela internet até o dia 1º de setembro de 2025, por meio do formulário disponível no site da Comvest.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

Vestibular Unicamp 2026

Leia mais: Enem 2025: veja o que estudar em 3 meses com cronograma gratuito
+ COP30: o que é, quando acontece e por que o evento é importante para o Brasil?

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações

Cronograma Unicamp 2026

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2026 começaram em 1º de agosto e vão até 1º de setembro de 2025. Após a inscrição, o candidato deverá pagar a taxa de inscrição de R$ 221,00 até o dia 8 de setembro de 2025.

O processo seletivo está dividido em duas fases:

  • Primeira fase: será realizada no dia 26 de outubro de 2025, e abrangerá questões de múltipla escolha de conhecimentos gerais.
  • Segunda fase: ocorrerá nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro de 2025. O segundo dia de provas terá apenas 18 questões, com a inclusão de duas questões interdisciplinares de Ciências Humanas e mais questões específicas conforme o curso escolhido.

A primeira fase contará com provas de Habilidades Específicas para candidatos ao curso de Música, que devem enviar vídeos entre 15 e 30 de setembro de 2025. Já as provas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas entre 3 e 5 de dezembro de 2025.

As principais bolsas de estudo para você com o Playground!

Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"

Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.

Principais mudanças no Vestibular Unicamp 2026

Uma das principais alterações deste ano é a redução do número de questões na segunda fase. Para os exames do segundo dia, que avaliam as provas específicas da área do curso escolhido, o número de questões foi reduzido de 20 para 18.

Além disso, o curso de Arquitetura e Urbanismo, que antes exigia provas de habilidades específicas, não irá mais aplicá-las.

Outra novidade é a manutenção da carreira de treineiros para estudantes que ainda não concluíram o ensino médio. Nesta edição, os treineiros devem escolher uma das três opções de área: Ciências Humanas/Artes, Ciências Exatas/Tecnológicas ou Ciências Biológicas/Saúde. Esses candidatos não participarão das provas de habilidades específicas e não serão convocados para matrícula, mas receberão um certificado de participação e a classificação.

Como estudar com bolsa de estudo

Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?

A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.

Entenda como funciona a Quero Bolsa

Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!

Onde estudar com desconto

Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações