O estado do Pará se prepara para receber a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), que acontecerá entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025, na cidade de Belém.
Estima-se que mais de 40 mil visitantes passem pela capital paraense durante os principais dias da conferência, incluindo cerca de 7 mil integrantes da chamada “família COP”, formada por delegações internacionais e equipes da ONU.
Neste guia, você entende o que é a COP30, qual sua importância para o Brasil e como o evento está sendo organizado.
A COP30 é a 30ª edição da Conferência das Partes (Conference of the Parties), o principal fórum internacional para discutir e negociar ações voltadas ao enfrentamento das mudanças climáticas.
O encontro é promovido pela Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), que conta com 198 países membros.
As conferências da COP reúnem representantes de governos, organizações não governamentais, cientistas, setor privado e sociedade civil.
O objetivo é avançar em acordos globais e estratégias de mitigação e adaptação às mudanças climáticas.
Para organizar a COP30, o Governo Federal criou a Secretaria Extraordinária para a COP30 (Secop), vinculada à Casa Civil da Presidência. A Secop coordena ações entre os governos federal, estadual e municipal.
Até o momento, já foram investidos quase R$ 5 bilhões em infraestrutura urbana e logística, por meio do BNDES, da Itaipu Binacional e do Orçamento Geral da União.
As principais bolsas de estudo para você com o Playground!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
Qual a importância da COP30 para o Brasil?
Sediar a COP30 representa uma oportunidade para o Brasil:
Apresentar ações em energias renováveis, biocombustíveis e agricultura sustentável.
A COP30 dá continuidade às decisões tomadas em eventos anteriores, como:
Protocolo de Kyoto (1997): obrigou países desenvolvidos a reduzirem emissões.
Acordo de Paris (2015): tem como meta limitar o aquecimento global a 1,5°C e exige compromissos periódicos de cada país, chamados de NDCs (Contribuições Nacionalmente Determinadas).
Além das negociações formais, desde 2021 as COPs também contam com a Agenda de Ação: um conjunto de iniciativas voluntárias de governos, empresas e sociedade civil para acelerar a implementação de soluções climáticas, como:
O Painel Intergovernamental sobre Mudança do Clima (IPCC) fornece avaliações científicas periódicas sobre o estado do clima. Criado em 1988, o IPCC tem 195 países membros.
Suas análises ajudam os países a embasar decisões políticas e negociar metas climáticas com base em evidências científicas. O IPCC atua por meio de três grupos de trabalho:
Se você pretende voltar a estudar este ano e pensa em fazer uma pós-graduação, saiba que é possível encontrar cursos com mensalidades mais em conta.
A Quero Bolsa, por exemplo, pode ajudar você com isso, porque ela é uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil.