Atualidades Enem: mudanças climáticas
Muitas são as discussões sobre as mudanças climáticas. Entenda as causas, as consequências e saiba como o tema pode aparecer no Enem
Temperaturas mais elevadas, chuvas fortes e aumento do nível do mar são algumas das consequências das mudanças climáticas. Esse é um assunto de destaque mundial, por isso autoridades de diversos países se reúnem para pensar em ações que possam diminuir o impacto ambiental.
Como é um tema em alta, as mudanças climáticas chamam a atenção dos estudantes que se preparam para vestibulares e também para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Se esse é o seu caso, a Revista Quero te ajuda!
Veja, a seguir, tudo o que você precisa saber sobre o assunto e como ele pode aparecer nas provas.
Leia mais: + Atualidades Enem: Desenvolvimento sustentável
+ Atualidades Enem: crise hídrica
Como entender as mudanças climáticas?
O primeiro ponto, segundo Daniel Simões, professor de Geografia e Atualidades do Poliedro Curso, é compreender a relação entre efeito estufa e as mudanças climáticas.
O efeito estufa é um processo natural decorrente de uma camada de gases, que possuem propriedades térmicas, no entorno do planeta Terra. Além disso, é um processo fundamental à existência da vida, já que impede que haja dias absurdamente quentes e noites extremamente frias.
Os gases são responsáveis, em parte, por filtrar um pouco da radiação solar que entra no planeta. O que aluno precisa entender é que a mudança na composição dessa camada atmosférica é resultado de atividades que podem ser de origem natural, mas principalmente ao que tudo indica de origem antrópica.
Um aumento de gases com capacidade de retenção de calor, como o dióxido de carbono (CO2) e o metano, impedem que uma porcentagem maior de radiação da Terra se perca para o espaço. Com isso, há uma tendência de um aumento na temperatura média do planeta.
Então, é importante que o aluno compreenda como essas mudanças no equilíbrio do efeito estufa ocorrem, e ao que tudo indica com os estudos científicos, estão fortemente relacionadas a atividades humanas.
Veja também: + 13 citações sobre meio ambiente para usar na redação
+ Redação Enem: 5 propostas com o tema meio ambiente
Causas das mudanças climáticas
Existem causas naturais e humanas. As naturais podem ser explicadas por fatores como erupções vulcânicas, deslocamento de corais e até mesmo à queda de asteroides.
Porém, o que os cientistas apontam é que as atividades humanas são as que mais impactam nas mudanças climáticas. Um dos motivos apontados pelo professor Daniel Simões é o aumento do envio de gases estufas, como o carbono, à atmosfera.
A queima de florestas, petróleo, a pecuária e a criação bovina são alguns dos fatores responsáveis por esse aumento. A floresta é feita de basicamente celulose, que é carbono, então quando há queima, há a transformação de da reserva de carbono em gases estufa.
O petróleo é um enorme reservatório de hidrocarboneto de carbono, então quando é exposto à queima, libera quantidades enormes de gases, como o dióxido de carbono, que é um grande vilão do aquecimento global.
Na pecuária e na criação bovina estão ligadas à fatores como a erosão do solo para pasto, com a liberação de gás carbônico, e o fenômeno conhecido como arroto do boi, processo de digestão do animal, com a liberação de metano, gás ainda mais perigoso do que o CO2.
Fique por dentro: + Atualidades Enem: Queimadas no Brasil
+ Atualidades Enem: Petróleo
Consequências das mudanças climáticas
Como você viu no início da matéria, uma das consequências é o aumento das temperaturas, mas não é só isso. De acordo com o professor, os cientistas preferem justamente o termo mudanças climáticas globais, porque contempla a ideia de que não é só o aquecimento que vai acontecer.
Existe previsão de que algumas áreas do planeta talvez fiquem até mais frias, outras ficaram extremamente secas, outras passaram a ter episódios de chuva extremos. Quer dizer, em síntese, o que se pode prever por enquanto, pelos modelos científicos é que os fenômenos climáticos vão, acima de tudo, ser muito mais catastróficos.
Então podemos esperar muito mais destruição, podemos esperar muito mais deslocamento populacional, migrações climáticas, eventualmente, desaparecimento de países.
+ Educação ambiental nas escolas: por que ela deve ser implementada?
Mudanças climáticas no Enem
Segundo o professor de geografia Daniel Simões, esse tema é vastamente explorado em todas as provas do vestibular e no Enem não é diferente. É um assunto que pode aparecer na parte de geografia com questões relacionadas ao petróleo e ao desmatamento.
Também pode aparecer na área de biologia, até porque um dos conteúdos da área é o ciclo do carbono. O aluno precisa refletir em questões sobre “Como é que a fotossíntese é um mecanismo de captura de carbono? “Como é que o carbono é usado para a construção de material vegetal?” Esses são alguns tópicos que podem até ser explorados do ponto de vista da história, correlacionando com as revoluções industriais.
As mudanças climáticas podem aparecer também na prova de química, na forma como determinados gases são convertidos, como o metano em CO2. É comum ter uma correlação entre transformações químicas na atmosfera e impactos sociais.
Saiba mais: Questões sobre Mudanças Climáticas
+ Atualidades Enem: Petróleo
Dicas de conteúdos sobre mudanças climáticas
Assistir séries, filmes e ler livros é outra maneira de se preparar para o Enem e outros vestibulares. Por isso, o professor Daniel Simões recomendou alguns conteúdos que possuem relação com o assunto.
A primeira indicação é “Uma Verdade Inconveniente”, um documentário em que uma liderança política americana faz uma palestra super didática sobre os efeitos das mudanças climáticas globais e as possíveis ações para evitar catástrofes.
O professor indica o livro “A Guerra da água”, em que o autor aponta que no século XXI será frequente os conflitos decorrentes das mudanças climáticas.
Além disso, recomenda a leitura de “O novo Iluminismo: Em defesa da razão, da ciência e do humanismo“, de um autor americano chamado Steven Pinker, em que um psicólogo comportamental americano e ele estuda muito a psicologia da sociedade diante de grandes catástrofes.
Pinker mostra uma série de informações muito interessantes e até otimistas sobre o mundo de como as condições em vários aspectos de vida no século XX melhoraram muito. Ele fala sobre hábitos de vida e a questão das mudanças climáticas globais.
Além disso, o autor trata um pouco de uma ideia da psicologia, que é a ideia de dissonância cognitiva, uma ruptura entre o que a gente acredita e sabe o que a gente efetivamente faz. Isso, obviamente, de uma forma simplificada. O ponto é que todo mundo sabe que há uma mudança climática global, mas continua com os mesmos hábitos.
Um site que o professor recomenda é o IPCC, o painel sobre mudanças climáticas da ONU. Apesar de não ter em Português, o site está disponível em inglês e espanhol.
Leia também: Atualidades Enem: Conflito entre Israel e Palestina
+ Atualidades Enem: guerra entre Rússia e Ucrânia
Plano de Estudos Enem de Boa
Quer uma força para estudar para o Enem? Confira o Plano de Estudos Enem de Boa. Com o plano você poderá acompanhar as matérias mais cobradas no exame, além de acompanhar um cronograma de estudos perfeito para te ajudar! O melhor: tudo isso é gratuito! Clique no botão abaixo e confira:
As principais bolsas de estudos para você com a Quero Bolsa!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.