O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é um órgão do governo federal vinculado ao Ministério do Meio Ambiente. Entre as atribuições do Ibama estão o estabelecimento de critérios e a concessão de licenciamento ambiental para determinados empreendimentos.
Por isso, o órgão possui a função de fiscalizar as normas ambientais, podendo emitir licenças, fazer análise técnica, elaborar estudos ambientais, entre outras ações. Para tanto, o Ibama possui mais de 2 mil e 400 funcionários de diversas carreiras em seu quadro.
Por ser um órgão público, o modo de ingresso para a maioria dos cargos é o concurso público. Assim, as regras de ingresso as mesmas de um concurso.
Confira o que é preciso para entrar no Ibama:
1. Ser aprovado no concurso do Ibama;
2. Possuir os requisitos exigidos para o exercício dos cargos;
3. Ter pelo menos 18 anos completos na data da posse;
4. Estar em dia com as obrigações eleitorais e, no caso dos homens, também com as militares;
5. Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa. No segundo caso, o candidato deve estar amparado pelo estatuto de igualdade entre brasileiros e portugueses.
Para se tornar um agente do Ibama, o interessado precisa, primariamente, ter sido aprovado em um concurso público destinado ao preenchimento de cargo no órgão. Concursos do tipo costumam acontecer com certa regularidade, e não costumam ter requisitos maiores do que os descritos acima, de acordo com o cargo em que o interessado deseje ocupar.
O que faz quem trabalha no Ibama?
Por ser um órgão público com mais de 2 mil e 400 funcionários, o Ibama dispõe de diversos cargos , com atribuições diferentes entre eles. Os últimos editais publicados previram a contratação dos cargos de analista e técnicos.
No Ibama, o analista ambiental é o profissional responsável por regular, controlar e fiscalizar o licenciamento e a auditoria ambiental. Ou seja, é ele quem deve gerir o controle da qualidade ambiental de determinada região, ordenando recursos florestais e pesqueiros, quando necessário.
O analista ambiental também deve conservar os ecossistemas e as espécies que os habitam, além de incentivar e difundir tecnologias e informações sobre educação ambiental.
As principais bolsas de estudo para você!
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Nenhum resultado encontrado
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O analista administrativo é o responsável por organizar e exercer as atividades administrativas e logísticas do Ibama. Assim, esses profissionais vedem fazer a gestão interna do órgão, como recursos humanos, gestão do material e patrimônio. elaboração de convênios e contratos, elaboração de relatórios, planos e projetos, entre outras funções.
Em resumo, segundo o edital da prova do cargo, esse profissional deve realizar as tarefas de fiscalização e licenciamento ambiental, além de oferecer suporte e apoio técnico especializado às atividades dos Gestores e Analistas Ambientais e de realizar atividades de coleta, seleção e tratamento de dados e informações.
Os técnicos administrativos devem fornecer suporte para as atividades administrativos e logísticas do Ibama. Segundo o edital do cargo, esses técnicos podem atuar nas áreas de controle interno, documentação, gestão de pessoas, material, patrimônio, contratos e convênios, finanças e contabilidade.
Os salários dos cargos variam de acordo com a escolaridade exigida. Além disso, o tempo de serviço e outras promoções de carreira afetam o salário final do funcionário do órgão.
Saiba qual é o salário de um funcionário do Ibama segundo a tabela remuneratória dos servidores federais:
Atualmente, o concurso para preenchimento de vagas no quadro do Ibama está em fase de elaboração, sendo que ainda não foram divulgadas informações sobre o número de vagas e cargos para qual a seleção será destinada. A necessidade de realização de concurso público para o Ibama foi confirmada no início deste ano pelo presidente do órgão, Rodrigo Agostinho.
O edital do último concurso público do Ibama foi publicado no dia 6 de setembro de 2021, por meio de portaria que autorizou a contratação de 568 vagas para os cargos de Analista Ambiental e Analista Administrativo, que exigem Ensino Superior, e Técnico Ambiental, que exige o Ensino Médio.
As provas aconteceram no início de 2022 e contaram com mais de 151 mil inscrições válidas. A remuneração oferecida para os aprovados na seleção ia de R$ 4.063,43 até R$ 8.547,64.
Qual a idade para fazer concurso do Ibama?
Não existe idade mínima para fazer o concurso do Ibama, no entanto, o candidato que for aprovado precisa ter 18 anos completos assim que for convocado para assumir sua vaga junto ao órgão.
Que faculdade fazer para trabalhar no Ibama?
Se você pretende investir em uma graduação com o objetivo de conquistar uma vaga no Ibama, temos uma série de formações que podem te ajudar a ser bem colocado no concurso público destinado ao órgão e com as quais você poderá conciliar sua formação do dia a dia no instituto.
Os concursos públicos do Ibama determinam a escolaridade mínima para os cargos, mas não exigem formações específicas. Por isso, candidatos com curso superior em qualquer área estão, em teoria, aptos a ocupar esses cargos.
Vamos colocar “em teoria” porque não apenas as provas dos concursos como também o dia a dia dos cargos exigem conhecimentos técnicos específicos. Pensando nisso, a Revista Quero listou uma série de cursos que estão de acordo com o perfil dos diferentes cargos existentes no Ibama. Confira
Se você está decidido a começar uma graduação com o objetivo de tornar-se servidor do Ibama, não existe melhor opção que entrar no ensino superior pagando menos com uma bolsa de estudos da Quero Bolsa.
A plataforma reúne muitas opções de cursos, em diversas faculdades e em diferentes modalidades, com oportunidades que podem diminuir seus custos com a graduação em até 80%. Confira:
Se você ficar perdido em meio a tantas opções, você pode escolher sem medo uma das opções listadas abaixo. Essas instituições têm cursos reconhecidos pelo MEC e boas oportunidades para novos alunos.