Analista administrativo: tudo sobre a profissão

Aquele que executa diversas funções administrativas em uma empresa

Profissional pode trabalhar em diversas funções administrativas nas áreas financeira, de RH e patrimônio; salário médio fica em torno de R$4.000,00

analista administrativo

Sobre a profissão

O analista administrativo é um profissional que atua de forma ampla nas empresas ou organizações em que trabalha, executando diversas tarefas administrativas relacionadas a diferentes áreas. Suas funções são direcionadas para tornar os processos mais eficientes e lucrativos, por meio da análise e da gestão de recursos variados, como finanças, recursos humanos, etc.

O analista administrativo trabalha coletando e avaliando informações e dados, elaborando relatórios e análises de desempenho, performance, custos, lucros, entre outros, identificando tendências e realizando previsões e estudos para projetar melhores práticas e estratégias. Além disso, esse profissional participa do controle de fluxos de trabalho, buscando aprimorá-los, além de participar do planejamento organizacional, da programação e criação de novos projetos, ou criando e analisando sistemas de controle e de organização.

De acordo com dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, o salário médio do analista administrativo no Brasil é de R$ 4.131,81.


Se você gostaria de se profissionalizar como analista administrativo e, ainda, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos, não deixe de clicar aqui e ver os cursos disponíveis na Quero Bolsa.

O analista administrativo pode trabalhar em qualquer empresa ou organização, pública ou privada, nos setores administrativo, financeiro, de RH, entre outros.

Por que ser um Analista administrativo?

Panorama em
O mercado não apresenta crescimento nos últimos anos

Não era isso que você esperava?

Mas espera...selecionamos outras profissões que apresentam crescimento.

    Analista administrativo

    Como se tornar um Analista administrativo?

    Para se tornar um analista administrativo, é recomendado cursar Administração e/ou realizar pós-graduação em áreas correlatas, como Gestão, Recursos Humanos, Relações Empresariais, entre outros. O ingresso na área se dá por meio de contratação regular e pode começar com estágios, trabalhos de aprendiz e outros cargos para iniciantes nas organizações. Se você gostaria de se profissionalizar como Analista Administrativo e, ainda, fazer sua faculdade com uma bolsa de estudos, não deixe de clicar aqui e ver os cursos disponíveis na Quero Bolsa.

    Vale a pena estudar para ter essa profissão?

    Ser formado ou não... eis a questão? 🤔

    Qual cidade deseja trabalhar?

    Mais profissões da área de Administração e Negócios

    Conheça mais profissões que combinam com você e compare as características dos cursos.