Olá! Quer uma ajudinha para descobrir sua faculdade ideal?

6 cursos técnicos para quem quer trabalhar com Biologia

Possui interesse na área de Biologia? Veja quais cursos técnicos são voltados para a área!

Atualizado em 14/06/2024

Os cursos técnicos são uma formação de nível médio com foco no aprendizado de atividades profissionais práticas. São uma boa opção para quem precisa ingressar de forma rápida no mercado de trabalho.

Encontre bolsas de estudo de até 80%

A duração desse tipo de curso é mais curta que a das graduações de nível superior, o que atrai muitos estudantes. 

Segundo o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos do Ministério da Educação (CNTC), há 215 opções de formação profissional de nível médio reconhecidas atualmente no país, divididas em 13 eixos tecnológicos. 

  1. Ambiente e Saúde

  2. Controle e Processos Industriais

  3. Desenvolvimento Educacional e Social

  4. Gestão e Negócios

  5. Informação e Comunicação

  6. Infraestrutura

  7. Militar

  8. Produção Alimentícia

  9. Produção Cultural e Design

  10. Produção Industrial

  11. Recursos Naturais

  12. Segurança

  13. Turismo, Hospitalidade e Lazer

Entre eles, encontramos cursos na área da Saúde. E dentro da Saúde, temos as Ciências Biológicas.

Leia também: 7 melhores cursos técnicos para fazer na área da saúde

Os cursos técnicos em Biologia, por exemplo, englobam diversas áreas dessa ciência. Eles duram em média de dois a quatro semestres e são oferecidos por diversas instituições públicas e particulares no Brasil inteiro. Algumas modalidades também podem ser encontradas no sistema de ensino a distância.

Leia também: Curso técnico EaD: tudo o que você precisa saber (e mais um pouco)

Se você pretende trabalhar nessa área, veja a lista a seguir com seis cursos técnicos em alta no mercado atual!

representação da natureza

6 cursos técnicos para quem quer trabalhar com Biologia

1. Técnico em Gerência em Saúde

O curso técnico em Gerência em Saúde tem duração média de dois anos e disciplinas da área de Gestão, Ciências Biológicas e Direito. Os alunos são preparados para participar do planejamento, controle e avaliação da implementação de políticas públicas na área. 

Na prática, os profissionais devem saber gerenciar serviços e unidades de saúde e seus processos de trabalho. Entre suas atividades de rotina, estão desenvolvimento de projetos de gestão, tratamento estatístico de indicadores, controle do sistema de estoque, compras e distribuição de material, acompanhamento de contratos e serviços de terceiros.

Esse profissional encontra oportunidades de trabalho em hospitais, clínicas e policlínicas, postos e unidades de saúde, empresas de exames complementares, laboratórios, farmácias e empresas seguradoras e de medicina de grupo.

Leia também: 
+Quais são os cursos técnicos mais rápidos?
+Saiba quais são os 5 cursos técnicos que mais empregam

2. Técnico em Radiologia

O curso técnico em Radiologia tem duração média de dois anos e sua grade curricular é composta basicamente por disciplinas das áreas de Biologia e Física. Os alunos são preparados para operar diversos tipos de equipamentos que realizam diagnósticos através de radiografias. 

O trabalho desses profissionais é essencial na identificação de patologias e alterações em órgãos internos. Podem atuar ainda na indústria farmacêutica, prestar serviços em hospitais, clínicas e unidades básicas de saúde, em instituições públicas e privadas.

3. Técnico em Enfermagem

O curso técnico em Enfermagem tem duração média de dois anos e possui no currículo disciplinas como Biologia, Administração, Sociologia e Psicologia. 

O objetivo é preparar profissionais para promover e restabelecer a saúde das pessoas, além de auxiliar na prevenção de doenças. Na prática, o profissional faz a coleta de dados sobre o estado de saúde de pacientes através de exames físicos e psicológicos e é responsável ainda por outros cuidados como o acompanhamento da alimentação e higiene.

O técnico em enfermagem encontra oportunidades de trabalho em hospitais, clínicas, postos de saúde, empresas e domicílios.

4. Técnico em Farmácia

O curso técnico em Farmácia possui duração média de dois anos e sua grade curricular traz disciplinas como Microbiologia, Anatomia e Fisiologia Humana, Biossegurança e Legislação Farmacêutica.

Tem como objetivo formar profissionais qualificados para realizar o estudo de medicamentos, vacinas e substâncias químicas, além de analisar a relação dos medicamentos com os organismos vivos.

O técnico em Farmácia ajuda a desenvolver novos medicamentos e cosméticos, buscar métodos de produção mais eficientes para estes produtos, realizar testes de laboratório e fazer análises clínicas, toxicológicas, físico-químicas e biológicas.

Esse profissional encontra oportunidades de trabalho em drogarias, postos de saúde e de medicamentos, farmácias de manipulação, indústrias farmacêuticas, unidades básicas de saúde, hospitais e distribuidoras de medicamentos e insumos.

5. Técnico em Nutrição e Dietética

O curso técnico em Nutrição e Dietética tem duração média de dois anos e seus alunos estudam Anatomia e Fisiologia Humana, Bioquímica, Microbiologia, Tecnologia de Alimentos e Administração. 

É um currículo bastante diversificado que prepara profissionais para acompanhar e orientar as atividades de controle de qualidade no processo de produção de alimentos, e também os procedimentos culinários de preparo e transporte.

O técnico em Nutrição e Dietética pode atuar ainda na avaliação nutricional de pacientes em programas de educação alimentar. As oportunidades de trabalho mais comuns estão em restaurantes, hotéis, creches, escolas, supermercados, hospitais, clínicas, asilos, unidades básicas de saúde e indústrias de alimentos.

Leia também: 
+9 cursos técnicos que têm os maiores salários
+Como incluir o curso técnico em seu currículo?

6. Técnico em Meio Ambiente

Uma parte importante do curso técnico em Meio Ambiente acontece dentro de laboratórios – é ali que o aluno vai aprender a analisar amostras de água, por exemplo, para verificar se determinada indústria está cumprindo a legislação ambiental.

Mas o curso também tem trabalho de campo e disciplinas voltadas à conscientização da comunidade. A grade curricular pode variar de acordo com a instituição e a ênfase dada no curso, mas pode servir como base de programação disciplinas como: Estudos Socioambientais; Gerenciamento de Emissões Atmosféricas; Gerenciamento de Resíduos Líquidos e Efluentes; Gerenciamento de Resíduos Sólidos; Sistema de Gestão Ambiental; e Sistemas de Gestão.

De acordo com o Catálogo Nacional de Cursos Técnicos, uma publicação do Ministério da Educação (MEC), o técnico em Meio Ambiente está apto a: coletar, armazenar e interpretar informações, dados e documentações ambientais; elaborar relatórios e estudos ambientais; executar planos de ação e manejo de recursos naturais; propor medidas para minimizar impactos e recuperar ambientes já degradados; e relacionar os sistemas econômicos e suas interações com o meio ambiente.

Além disso, esse profissional pode atuar em questões urbanas, como saneamento e tratamento de água, unidades de conservação ambiental, parques, políticas públicas e muito mais.

Há espaço para técnicos em Meio Ambiente em instituições de pesquisa, assistência técnica e extensão rural, empresas de licenciamento ambiental, prefeituras, estações de tratamento de resíduos, cooperativas e associações variadas. Tudo isso sem contar que o técnico em Meio Ambiente pode atuar como profissional autônomo, prestando consultoria, ou abrir sua própria empresa.

Qual o melhor momento para optar por um curso técnico de Biologia?

Os cursos técnicos em Biologia são indicados para biólogos formados que desejam se especializar em alguma área ou aprender uma técnica nova, mas principalmente para àquelas pessoas que não têm condições de fazer uma faculdade e desejam trabalhar na área da biologia.

Leia também: 
+Quanto custa um curso técnico?
+5 motivos convincentes para fazer um curso técnico

Onde encontrar cursos técnicos?

Confira algumas opções de instituições de ensino parceiras do Quero Bolsa que oferecem diferentes tipos de cursos técnicos:

Por meio dessa parceria entre o Quero Bolsa e as instituições de ensino, é possível encontrar bolsas de estudo durante toda a formação. Basta clicar no botão abaixo, escolher a vaga com desconto de sua preferência e efetuar sua pré-matrícula!

Bolsas para cursos técnicos


*Texto escrito pelo colaborador Lucas Bicudo

Gostando dessa matéria?

Inscreva-se e receba nossos principais posts no seu e-mail

Personagem segurando um sino de notificações