
Frases de Natal: confira 80 mensagens prontas
redacao revista quero | 23/12/25Veja frases e mensagens para postar, compartilhar ou enviar neste dia 25 de dezembro
Entenda os detalhes sobre o futuro da medida no Brasil
Em resumo:
Continue lendo e entenda melhor!
Após especulações e rumores, o Ministério de Minas e Energia (MME) confirmou que, por enquanto, o horário de verão não retornará em 2025.
Embora o governo esteja constantemente monitorando a situação energética, as condições dos reservatórios são favoráveis e o sistema elétrico está em uma situação mais confortável que no ano passado.

Leia mais: 15 profissões que estarão em alta na COP30
+ Feriados 2026: veja quais caem em dias de semana
Em meio a crescentes especulações nas redes sociais sobre a volta do horário de verão, o Ministério de Minas e Energia (MME) se pronunciou oficialmente para esclarecer a situação.
O governo brasileiro, que suspendeu a medida em 2019, ainda avalia periodicamente a viabilidade de restabelecer o adiantamento dos relógios. No entanto, a pasta afirma que, por enquanto, a decisão não será tomada para 2025.
De acordo com o MME, o Sistema Interligado Nacional (SIN) está em uma condição mais favorável do que no ano passado, com os reservatórios evoluindo dentro da normalidade.
O Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE) segue acompanhando de perto a situação, e os estudos feitos até fevereiro de 2026 indicam que a oferta de energia será plenamente atendida, sem necessidade de medidas como o horário de verão.
A decisão de suspender o horário de verão foi tomada após análise do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE), que concluiu que a medida já não trazia os benefícios esperados.
A mudança nos hábitos de consumo da população, especialmente com o aumento do uso de aparelhos de ar-condicionado e outros equipamentos de refrigeração, alterou o pico de demanda de energia.
Hoje, a maior parte do consumo ocorre à tarde, e não mais no início da noite, como acontecia nos anos anteriores.
Mostrando bolsas de estudos em "São Paulo"
Não encontramos bolsas de estudos para a cidade selecionada.
O horário de verão, que vigorou no Brasil por mais de 30 anos, começava no primeiro domingo de novembro e terminava no terceiro domingo de fevereiro.
Durante esse período, os relógios eram adiantados em uma hora, o que, teoricamente, ajudava a reduzir a demanda por energia elétrica no horário de pico.
A medida afetava os estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste, mas não era aplicada nas regiões Norte e Nordeste, que apresentam pouca variação de luminosidade ao longo do ano.
Está de olho na oportunidade de estudar e quer saber como fazer isso pagando mensalidades mais em conta?
A Quero Bolsa, uma plataforma que oferece bolsas de estudo de até 80% em mais de 1.000 instituições de ensino espalhadas por todo o Brasil, pode ajudar você a transformar isso em realidade.
Se você se interessou e quer saber mais sobre como ela funciona, confira abaixo alguns artigos e entenda melhor como conseguir uma bolsa!
Confira abaixo algumas das melhores instituições de ensino do Brasil que são parceiras da Quero Bolsa e aproveitar as ofertas disponíveis.