O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é um programa do governo federal que oferece vagas em universidades públicas. O processo de seleção é totalmente on-line e gratuito. Para participar, é necessário ter realizado a última prova do Enem e não ter zerado na redação. Além disso, os candidatos podem se inscrever em até duas opções de curso, na mesma ou em faculdades diferentes.
Durante o período de inscrições, é possível consultar qual é a própria colocação entre as opções escolhidas.
2. Nota do Enem no Prouni
O Programa Universidade para Todos (Prouni) é um programa do governo federal que oferece bolsas de estudo de 50% ou de 100% aos candidatos, que precisam atender a critérios socioeconômicos e ter realizado o Enem. Segundo o edital do programa, para se inscrever, o candidato precisa ter nota igual ou superior a 450 pontos no Enem e não pode ter zerado na redação.
+ Portal Acesso Único: MEC reúne sites do Sisu, Prouni e Fies
3. Nota do Enem no Fies
O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) também é um dos programas do governo federal de acesso ao ensino superior. Só que diferente do Sisu e do Prouni, que oferecem vagas em universidades públicas ou bolsas de estudo em instituições privadas, o Fies é um programa de financiamento das mensalidades.
Nesse caso, as mensalidades começam a ser pagas após o estudante se formar, e de modo parcelado. Para participar, é necessário ter realizado a prova do Enem a partir de 2010, ter atingido a pontuação mínima de 450 pontos nos cadernos e de 400 pontos na redação.
4. Nota do Enem para estudar em Portugal
Atualmente, mais de 50 faculdades portuguesas aceitam o Enem como modo de ingresso. Isso porque essas instituições de ensino possuem convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No entanto, essas universidades não participam do Sisu. Cada uma possui um processo seletivo próprio. Por isso, caso tenha interesse, é necessário consultar no site de cada uma quais são as regras de ingresso pelo Enem.
+ Enem Portugal: veja quais são as universidades portuguesas aceitam o exame
5. Nota do Enem para estudar em faculdade particular
Além de faculdades públicas, universidades de outros países e das bolsas de estudo pelos programas do governo federal, também é possível utilizar a nota do Enem para se matricular em uma faculdade particular. Isso porque diversas instituições privadas de ensino superior aceitam a nota do Enem como modo de ingresso, o que dispensa o candidato de prestar o vestibular tradicional da faculdade.
Além disso, algumas faculdades oferecem bolsas de estudo para os candidatos que ingressam com a nota do Enem e tiveram uma boa pontuação.
+ Confira 4 dicas de como conseguir uma bolsa de estudo
Simulador de notas de corte
Se a ansiedade para o resultado do Fies, Prouni e Sisu, os principais programas do país, está grande, é possível colocar suas notas em um simulador e estimar quais são as melhores oportunidades para você.
Simulador de notas de corte do Enem
Opções além do Enem
Caso você não tenha alcançado notas suficientes no Enem ou não se enquadre nos programas governamentais, mantenha a calma. Ainda é possível ingressar no ensino superior. A Quero Bolsa oferece bolsas de estudo com desconto de até 80%, sem precisar comprovar renda ou utilizar a nota do Enem.
Encontre bolsas de estudo
São mais de 1.200 instituições parceiras, confira algumas: