Atualizado em 10/02/2022 às 07h50
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) antecipou para esta quarta-feira (09) a divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021.
O resultado estava previsto para ser divulgado nesta sexta-feira, dia 11. O adiantamento foi anunciado pelo Ministro da Educação, Milton Ribeiro, por meio das redes sociais.
Segundo relatos de estudantes, a Página do Participante estava instável. Os candidatos só conseguiram ver sua nota a partir das 23h. A Revista Quero entrou em contato com o Inep sobre a instabilidade do site, mas ainda não obteve retorno.
Veja também: + Simulador de notas de corte
+ Como saber se minha nota do Enem é suficiente?
+ Encontre bolsas de estudo de até 80%

Como ver o resultado do Enem 2021?
- Entre por meio do cadastro no Gov.br;
Gov.br: veja como criar o seu cadastro no portal do Governo
3. Após o login, você terá acesso à sua Página do Participante e poderá ver as suas notas separadas por provas, incluindo a redação.
4. Caso não apareça o resultado quando você abrir a página, é só clicar na opção "Resultado" do menu do lado esquerdo da tela e selecionar o resultado do ano de 2021.
Saiba mais: + Como recuperar a senha do gov.br?
+ Como calcular a nota do Enem?
Simulador de Notas de Corte
Quer saber em qual faculdade vai conseguir entrar com a sua nota do Enem? Acesse o Simulador de Notas de Corte da Quero Bolsa para ter uma ideia do seu desempenho em cada programa do governo.
Basta inserir a sua nota, a graduação desejada, a cidade e pronto! Clique no botão abaixo e faça sua simulação gratuita!
Onde estudar com a nota do Enem?
Como o seu desempenho no Enem é possível ingressar em diversas instituições públicas e privadas do país por meio de alguns programas. Confira:
Sistema de Seleção Unificada (Sisu): você concorre a vagas no ensino superior público, ou seja, universidades e institutos federais e estaduais;
Programa Universidade Para Todos (Prouni): oferece bolsas de estudo de 50% e 100% para quem deseja ingressar em instituições de ensino superior privado;
Fundo de Financiamento Estudantil (Fies): usando sua nota, você pode ingressar no ensino superior privado por meio do financiamento parcial ou integral das mensalidades;
Vestibular tradicional: universidades do Brasil e do exterior aceitam a nota do Enem no lugar do vestibular.
Leia também: Posso usar a nota do Enem para fazer um curso EaD?
Fui mal no Enem, e agora?
Mesmo se o seu desempenho não tiver sido tão bom quanto gostaria, ainda dá para entrar na universidade no próximo ano com a Quero Bolsa, a maior plataforma de bolsas de estudo para o ensino superior da América Latina.
Lá você encontra bolsas de estudo de até 80% em mais de mil universidades do país. Você não precisa usar sua nota do Enem e nem precisa comprovar renda. Demais, né!?
Conheça algumas universidades que oferecem bolsas de estudo na Quero Bolsa: