Novidade para treineiros
Outra novidade do Vestibular 2025 é a criação de uma categoria específica para “treineiros”.
Estudantes que ainda não concluíram o ensino médio, mas desejam prestar o vestibular para ganhar experiência, agora devem optar por uma das três áreas disponíveis: Ciências Humanas/Artes, Ciências Exatas/Tecnológicas e Ciências Biológicas/Saúde.
Esses candidatos não concorrem a vagas, mas recebem uma classificação e um certificado de participação.
O coordenador Azanha avalia positivamente essa medida: “a universidade terá uma ideia mais precisa de quantos candidatos realmente estão disputando vagas, sem a interferência dos treineiros que distorcem a concorrência. Para o aluno, isso também é positivo, já que ele terá uma noção mais real da competitividade”.
Entenda melhor: Unicamp: como é calculada a nota final?
+ Descubra sua Nota Enem: você está preparado para a prova?
Locais de prova em São Paulo e outras capitais
A primeira fase será aplicada em 31 cidades do Estado de São Paulo, incluindo Campinas, São Paulo, Sorocaba, Santos e São José dos Campos. Além dessas, seis capitais brasileiras fora do estado também receberão a prova: Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza, Recife e Salvador.
A inclusão de Recife como local de prova é outra novidade deste ano, uma forma de atender à crescente demanda de estudantes pernambucanos que têm se destacado em avaliações nacionais, de acordo com a Comvest.
“Isso é uma vantagem para os estudantes, pois quanto menos precisarem se deslocar, melhor. Evitar o desgaste e o estresse de viajar para outra cidade é um grande alívio. Então, quanto mais locais de prova, melhor para todos”, opina Wander Azanha.
Veja também: Unicamp 2025 acontece neste domingo (20); saiba como ver o local de prova
+ Quando sai o gabarito oficial da Unicamp 2025?
Faculdades além da Unicamp
Se você está buscando opções além da Unicamp e deseja economizar, saiba qu a Quero Bolsa oferece bolsas com até 80% de desconto. Trata-se de uma ótima alternativa para encontrar cursos com mensalidades mais acessíveis em instituições reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC).