Os artrópodes podem ser divididos em cinco classes principais, de acordo com as divisões do corpo e número de apêndices:
Insetos
Principal e maior classe dos artrópodes, sendo, portanto, altamente diversificada.
Possuem o corpo dividido em três tagmas (cabeça, tórax e abdômen). Na cabeça, está presente um par de antenas, e no tórax, há três pares de patas e um par de asas. É a única classe de artrópodes com capacidade de voo.
Nesta classe, estão as moscas, abelhas, borboletas, libélulas, baratas, gafanhotos etc.
Drosophila melanogaster, a mosca da fruta
Stethophyma grossum, uma espécie de gafanhoto
Greta oto, uma borboleta
Aracnídeos
Também são chamados de quelicerados. Entre os aracnídeos ou quelicerados, estão algumas espécies de animais peçonhentos, ou seja, que possuem glândulas produtoras de veneno, com a função de proteger o animal caso seja capturado por outro.
Esses animais possuem o corpo dividido em dois tagmas: o cefalotórax - formado a partir da união da cabeça e do tórax - e o abdômen.
Os aracnídeos não possuem antenas e apresentam quatro pares de patas. Também apresentam apêndices na cabeça para a captura de alimentos, as chamadas quelíceras.
Neste grupo, estão as aranhas, escorpiões e carrapatos.
Brachypelma smithi, uma espécie de tarântula
Escorpião-negro de nome científico Androctonus crassicauda
Crustáceos
Nesta classe, estão os artrópodes aquáticos e poucas espécies terrestres. Seu corpo, assim como nos aracnídeos, é dividido em apenas dois tagmas: cefalotórax e abdômen, mas costumam possuir antenas.
Geralmente possuem cinco pares de patas e seu exoesqueleto é revestido por uma camada externa de carbonato de cálcio, o que garante maior rigidez, aumentando sua proteção e servindo como uma carapaça.
Nesta classe, estão o camarão, a lagosta, o siri, o caranguejo e o tatuzinho-de-jardim, como representante terrestre.
Ocypode quadrata encontrado na Flórida/EUA
Pandalus borealis, uma espécie de camarão
Quilópodes
São os organismos que possuem cabeça com um par de antenas e um corpo longo, dividido em segmentos, sendo que cada segmento contém um par de patas. Possuem, assim, várias patas, e por isso o nome quilópode (mil pés). Nesta classe, estão as centopeias e as lacraias.
Lacraia da ordem das Scolopendromorpha.
Diplópodes
Organismos que possuem, assim como os quilópodes, corpo longo e segmentado, mas os diplópodes possuem dois pares de patas por segmento, em vez de apenas um par como as centopeias.
O principal representante dos diplópodes é o piolho de cobra.
Diplópode Anadenobolus monilicornis