Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
Biografias

Gauss

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 8/1/2019

Introdução

Conhecido como “o príncipe da matemática”, Carl Friedrich Gauss contribuiu para diversas áreas da ciência, como Astronomia, Estatística e Física.

Em nossos estudos na escola, deparamo-nos com ele ao aplicarmos, por exemplo, a Equação de Gauss e a Progressão Aritmética. A fórmula para esta última, dizem, Gauss teria descoberto aos 10 anos de idade, em uma aula de matemática.

Trajetória

Gauss nasceu na Alemanha, em 1777. Filho de camponeses pobres, encontrou apoio de sua mãe para estudar. Conta-se que, ao iniciar os estudos de Aritmética aos 10 anos, Gauss enunciou uma fórmula até então desconhecida, a da Progressão Aritmética.

O desafio do professor Buttner era que os alunos somassem os números de 1 a 100 (1 + 2 + 3 ... + 99 + 100). Gauss chegou, então, em poucos minutos, ao resultado de 5050.

Após este episódio, Gauss segue seus estudos, incentivado por Buttner, professor e diretor da escola em que estudava, e financiado por Carl Wilhelm Ferdinand, Duque de Braunschweig.

Principais trabalhos

Em 1798, decide a Matemática como disciplina em que seguirá sua profissão. Será com a “rainha das ciências”, como Gauss a chamava, que ele irá preocupar-se nos próximos anos de sua vida, como mostra seu diário científico, um dos documentos mais preciosos da história da Matemática.

Gauss doutorou-se em 1801, na Universidade de Helmstedt, com a tese que demonstrou o Teorema fundamental da Álgebra, provando que toda equação polinomial f(x)=0 tem pelo menos uma raiz real ou imaginária.

Dedicou seu livro “Pesquisas Aritméticas” ao Duque de Braunschweig, para quem escreveu: "Sua bondade libertou-me de outras responsabilidades e permitiu que eu me dedicasse exclusivamente a este trabalho".

Este trabalho de Gauss é o principal responsável pelo desenvolvimento e notações da Teoria dos Números. Após esse livro, Gauss iria expandir suas atividades, de modo a incluir aspectos matemáticos a outras disciplinas.

Outras descobertas

Em 1809, Gauss publicou sua segunda obra prima, “Teoria do movimento dos corpos celestes girando em torno do Sol”, que consiste na explicação da determinação das órbitas dos planetas e cometas.

Assim como muitas mentes avançadas da história da ciência, Gauss foi ridicularizado ao tornar públicas suas descobertas.

Ao longo de sua vida, Gauss preocupou-se com o progresso da Matemática, pelo qual se esforçou até o momento de sua morte, por dilatação cardíaca, aos 78 anos.

Gauss estudou questões vinculadas ao Eletromagnetismo e inventou o magnetômetro telégrafo elétrico.

Retrato do matemático Carl Friedrich Gauss, por Christian Albrecht Jensen.Retrato do matemático Carl Friedrich Gauss, por Christian Albrecht Jensen.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...