Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
Biografias

Rembrandt

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 14/5/2019

Introdução

Considerado um dos representantes mais importantes do Barroco, Rembrandt foi um pintor holandês de sucesso e marcou a História da Arte com suas obras.

Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606 – 1669), pintor e gravador holandês.

Conquistou notoriedade cedo, ainda jovem, devido a seus retratos. Durante boa parte de sua vida, Rembrandt dedicou-se a ensinar outros pintores, que no futuro viriam a se tornar notáveis.

Produziu uma série de autorretratos, aperfeiçoando sua técnica a partir de si mesmo. Devido a isso, as obras de Rembrant são consideradas sua própria biografia.

Vida

Rembrandt Harmenszoon van Rijn nasceu em 1606, em Leidein, na Holanda. Sua família era grande - ele tinha oito irmãos - mas a condição financeira era estável. Seu pai era um moleiro.

Na infância, frequentou aulas de latim na Escola Latina de Leiden e, desde cedo, mostrou aptidão para as artes plásticas. Mais tarde, ingressou na Universidade de Leida.

Após essas experiências acadêmicas, Rembrandt trabalhou no ateliê de Pieter Lastman, que lhe ensinou técnicas e práticas de pintura. Em 1624, Rembrandt abriu seu próprio ateliê em Leiden, ali começou a receber alunos.

Rembrandt foi se tornando conhecido até que seu trabalho chegou ao conhecimento de um estadista que faria uma significativa encomenda de quadros a ele na corte de Haia.

Durante esses trabalhos, Rembrandt ficou amigo do príncipe Frederik Hendrik, filho de Guilherme de Orange, que continuou a adquirir suas telas durante um tempo.

Em 1631, Rembrandt mudou-se para Amsterdã, aproveitando a expansão do comércio dessa cidade. Ali, atuaria como retratista, obtendo grande sucesso. Em 1632, pinta um dos seus quadros mais famosos: “A Lição de Anatomia do Doutor Tulp”.

Nesse período, ganhou notoriedade e atingiu o auge de sua prosperidade. Conheceu e se casou com Saskia van Uylenburg, filha do prefeito de Amsterdã. Saskia é a figura feminina mais presente em suas obras.

Com o resultado de seu trabalho, Rembrandt muda-se com a esposa e filhos para uma casa luxuosa em Amsterdã, e a torna um ponto artístico e social, com coleções de objetos antigos e valiosos.

Em 1635, no entanto, problemas pessoais passam a assolar Rembrandt. Seus três filhos morrem em um curto período de tempo, e apenas o quarto chega à idade adulta. Em 1642, Saskia morre.

Rembrandt se envolve com a enfermeira que cuidou de Saskia durante sua doença. Hendrickje Stoffels teria uma filha com o pintor, e isso fez com que ela fosse intimada pela Igreja Reformada Holandesa e excomungada ao confessar a relação adúltera.

Rembrandt não se casou oficialmente com Hendrickje, para continuar se beneficiando da herança de Saskia presente no testamento de seu quarto filho, Titus. No entanto, vivendo além das rendas que possuía, Rembrandt caminhou para a falência.

Em 1669, após a morte de sua segunda companheira e de seu filho Titus, Rembrandt morre em Amsterdã, em 1669, com 63 anos.

As obras de Rembrandt

As pinturas de Rembrandt têm cuidados com a iluminação e a preferência por tons dourados, criando uma dramaticidade na cena montada, uma das principais características do movimento barroco.

O Barroco ocorreu como uma manifestação ao conflito religioso da Reforma Protestante e da Contrarreforma Católica, sendo utilizado para frear os avanços do protestantismo. As obras barrocas reafirmavam os valores católicos, com o intuito de causar um impacto emotivo.

Em um primeiro momento, Rembrandt também se preocupava com as expressões dos personagens em tela, que eram carregadas. Com o passar do tempo, essas expressões foram ganhando leveza a ponto de serem representados personagens mais introspectivos.

Entre os temas, podemos encontrar três principais: autorretratos, pinturas sacras e retratos de grupos.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

Considerando a obra “A lição de anatomia do doutor Tulp” (1632), de Rembrandt , está correto afirmar que: 

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...