Info Icon Help Icon Como funciona Ajuda
Whatsapp Icon 0800 123 2222
Envie mensagem ou ligue
Biografias

Wassily Kandinsky

Gabriela Costa Costa
Publicado por Gabriela Costa Costa
Última atualização: 15/5/2019

Introdução

Wassily Kandinsky foi um notável pintor e poeta russo. É considerado o primeiro pintor ocidental a produzir telas abstratas.

O estilo de Kandinsky era desprovido de representações da forma humana, objetos e elementos da natureza.

Wassily Kandinsky, pintor e poeta russo.

Sua pintura tem grande influência da música do compositor Arnold Schonberg, sem a presença de hierarquias das formas e construidora de novos sentidos.

Trajetória

Kandinsky nasceu em 1866, em Moscou. Seus pais se separaram quando ele ainda era pequeno. Ficou com seu pai, um comerciante de chá, e os dois se mudaram para a casa da tia, em Odessa. Ali, Kandinsky começaria pintar aquarelas, incentivado por ela.

Em 1866, Kandinsky ingressou na Universidade de Moscou, onde cursaria Economia e Direito. Tornou-se professor da universidade, mas abandonou o cargo seis anos depois.

Após seu casamento com Anja Chimiakima, sua prima, mudou-se para Munique e passaria a se dedicar ao estudo da pintura. Kandinsky foi admitido na Academia de Belas Artes de Munique em 1900, e passou, então, a estudar com Franz von Stuck, pintor e escultor alemão.

No ano seguinte, Kandinsky fundou, junto com Ernst Stern, a Sociedade Artística Phalanx, também conhecida como “Falange”, na qual jovens artistas se reuniam com intuito de ressignificar os valores já estabelecidos pela arte vigente. 

Nesta Sociedade, ele conheceria Gabriele Munter, que se tornaria sua companheira, em 1917, após o fim de seu matrimônio um ano antes.

Obra

Durante o período em que lecionou na Sociedade Artística Phalanx, Kandinsky passou a pintar com cores fortes. Inspirava-se, principalmente, nas pinturas do folclore russo. Suas pinceladas revelavam a influência do movimento pós-impressionista.

Junto com August Macke, formou, em 1911, o grupo “O Cavaleiro Azul”, de inspiração expressionista. O grupo se manteria até 1914, e Kandinsky já começaria a revelar tendências ao abstracionismo.

Seu estilo modificou-se a ponto de Kandinsky ser considerado o primeiro pintor do ocidente a produzir pinturas abstratas. As telas passam a mostrar imagens sem definições e contornos figurativos. Kandinsky foi influenciado pela música: usava determinados termos musicais para falar de seu trabalho, como “improvisação”, e “composição”.

Com o início da Primeira Guerra Mundial, vai para Moscou participar do Departamento de Belas Artes do Comissariado Popular da Educação, no governo leninista. Em 1921, separa-se de Gabriele e se casa com Nina Andreievsky.

Bauhaus e o Modernismo

Em 1921, quando volta para a Alemanha, Kandinsky é convidado a lecionar na escola de artes Bauhaus de Weimar, uma escola de Design, Arquitetura e Artes Plásticas de vanguarda.

O estilo modernista da Bauhaus teve um grande impacto na produção artística da Europa, propagando-se para outros lugares do mundo. No Brasil, chegou na forma de influência do conhecido arquiteto Oscar Niemeyer.

Em 1933, Kandinsky foi acusado de pintar uma obra imprópria para a ideologia marxista, e após o fechamento da Bauhaus pelos nazistas, Kandinsky mudou-se para a França.

Em 1934, realiza uma mostra individual na Galeria del Milione, de Milão. Outras exposições se seguiram até a sua morte. Wassily Kandinski morreu na França, em 1944.


Exercícios

Exercício 1
(ESPM/2011)

Sobre o artista Kandinsky e sua pintura, é correto afirmar:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, shorts e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...