Kandinsky nasceu em 1866, em Moscou. Seus pais se separaram quando ele ainda era pequeno. Ficou com seu pai, um comerciante de chá, e os dois se mudaram para a casa da tia, em Odessa. Ali, Kandinsky começaria pintar aquarelas, incentivado por ela.
Em 1866, Kandinsky ingressou na Universidade de Moscou, onde cursaria Economia e Direito. Tornou-se professor da universidade, mas abandonou o cargo seis anos depois.
Após seu casamento com Anja Chimiakima, sua prima, mudou-se para Munique e passaria a se dedicar ao estudo da pintura. Kandinsky foi admitido na Academia de Belas Artes de Munique em 1900, e passou, então, a estudar com Franz von Stuck, pintor e escultor alemão.
No ano seguinte, Kandinsky fundou, junto com Ernst Stern, a Sociedade Artística Phalanx, também conhecida como “Falange”, na qual jovens artistas se reuniam com intuito de ressignificar os valores já estabelecidos pela arte vigente.
Nesta Sociedade, ele conheceria Gabriele Munter, que se tornaria sua companheira, em 1917, após o fim de seu matrimônio um ano antes.