Algumas pessoas ainda têm preconceito com o abstracionismo, também conhecido como arte abstrata. Você já se deparou com alguém que, na frente de um quadro, disse que qualquer um poderia fazer aquilo, criticando a suposta simplicidade da obra? Pois saiba que de simples a arte abstrata não tem nada! Aprenda mais, agora, sobre esse movimento artístico que revolucionou o mundo.
O abstracionismo é uma das vanguardas europeias que surgiram no início do século XX como uma resposta ao contexto conturbado pelo qual o mundo passava - guerras mundiais e instabilidade – e como uma crítica aos padrões estéticos usados na arte até aquele momento.
A arte abstrata não queria mostrar figuras que vemos no nosso cotidiano, na nossa realidade. Ela queria ir além. Seu objetivo era usar as formas, as cores e as linhas para representar a realidade de outra forma.
Figuras realistas e clássicas não tinham espaço algum na mente dos artistas do abstracionismo. Por isso, a arte abstrata é uma arte “não representacional”. Ela é uma arte figurativa.
Essa arte tem duas vertentes:
O primeiro a propor essa nova forma de arte foi o artista plástico russo Wassily Kandinsky. Sabe qual foi o primeiro quadro de arte abstrata? Apesar dessa forma de arte já existir na pré-história, a primeira obra de Kandinsky nesse estilo foi o “Primeira Aquarela Abstrata”, pintado em 1910!
Essa vertente da arte abstrata também é conhecida como informal ou lírica. Ela foi fortemente influenciada por outras vanguardas europeias, como o fauvismo e o expressionismo.
A força de sua expressão e do seu lirismo está presente no uso do sentimentalismo, da emoção, da intuição e da total liberdade artística nas obras.
O maior nome dessa vertente foi o do fundador Kandinsky.
Aqui, a arte abstrata teve uma grande influência de outras vanguardas. Dessa vez, os influenciadores foram o cubismo e o futurismo.
A ideia dessa forma de arte era usar formas geométricas e a razão para apreender a realidade nas obras de arte. A emoção da vertente anterior é deixada de lado para que as formas usadas pela matemática transformem-se em arte.
O maior nome do movimento foi o pintor holandês Piet Mondrian.
Confira os principais nomes que integraram o Abstracionismo:
Agora você pode estar se perguntando: “Mas como esse movimento chegou no Brasil?”.
Essa é fácil: a arte abstrata teve uma forte influência nos pintores brasileiros e logo achou seus representantes. A influência foi tanta que chegou até os modernistas, nos anos 1940.
Veja quem foram os maiores nomes da arte abstrata em nosso país:
A arte abstrata é uma forma muito diferente de apreender a realidade. Sua ruptura com os padrões estéticos conservadores foi revolucionária. Por meio de formas, linhas, cores e figuras geométricas, os artistas abriram a mente para uma realidade além da que era vista comumente.
Nessa estranha dignidade e nesse abandono, o objeto foi exaltado de maneira ilimitada e ganhou um significado que se pode considerar mágico. Daí sua “vida inquietante e absurda”. Tornou-se ídolo e, ao mesmo tempo, objeto de zombaria. Sua realidade intrínseca foi anulada.
(JAFFÉ, A. O simbolismo nas artes plásticas. In : JUNG, C. G. (org.). O homem e os seus símbolos . Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2008)
A relação observada entre a imagem e o texto apresentados permite o entendimento da intenção de um artista contemporâneo. Neste caso, a obra apresenta características