Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Action Desktop
Biologia

Digestão e absorção: etapas, enzimas e nutrientes

Publicado por Fábio Vieira | Última atualização: 29/7/2026
Quer saber quando a vaga ideal chegar? A gente te avisa!

Índice

Introdução

Digestão e absorção são processos que transformam alimentos em moléculas aproveitáveis pelo organismo. O tema é muito cobrado no Enem porque conecta anatomia, enzimas, química, nutrição e saúde.

Action Medium

Resumo do conteúdo

  • Digestão envolve processos mecânicos e químicos.
  • Enzimas digestivas quebram macromoléculas em unidades menores.
  • A absorção de nutrientes ocorre principalmente no intestino delgado.
  • Bile emulsifica gorduras, mas não é enzima.
  • Intestino grosso reabsorve água e participa da formação das fezes.

O que é digestão?

Digestão é o conjunto de processos que quebra alimentos em moléculas menores. Ela começa na boca, continua no estômago e se intensifica no intestino delgado, com participação de órgãos acessórios.

Há digestão mecânica, como mastigação e movimentos peristálticos, e digestão química, mediada por enzimas e secreções. Para revisar o conjunto de órgãos, veja sistema digestivo.

Principais etapas da digestão

Boca

A mastigação aumenta a superfície de contato do alimento. A saliva umedece o bolo alimentar e contém amilase salivar, que inicia a digestão do amido.

Estômago

No estômago, o suco gástrico contém ácido clorídrico e pepsina. O ambiente ácido ajuda a desnaturar proteínas e favorece a ação da pepsina, que inicia sua digestão.

Intestino delgado

No duodeno chegam bile e suco pancreático. A bile emulsifica lipídios, facilitando a ação de lipases. Enzimas pancreáticas e intestinais concluem a digestão de carboidratos, proteínas e gorduras.

Como ocorre a absorção de nutrientes

A absorção ocorre principalmente no intestino delgado, especialmente por causa das vilosidades e microvilosidades, que aumentam muito a superfície de contato.

Monossacarídeos e aminoácidos seguem para capilares sanguíneos. Produtos da digestão de lipídios entram em vasos linfáticos e depois alcançam a circulação. Água e sais também são absorvidos ao longo do trato digestório.

Enzimas digestivas e especificidade

Enzimas são catalisadores biológicos. Elas reduzem a energia de ativação das reações e atuam de forma específica sobre substratos. Amilase age sobre amido, proteases agem sobre proteínas e lipases agem sobre lipídios.

Para aprofundar esse ponto, estude enzimas digestivas e enzimas.

Como o tema pode aparecer no Enem

Questões podem perguntar onde ocorre maior absorção de nutrientes, diferenciar bile de enzima, interpretar pH ótimo de enzimas ou relacionar alimentação, fibras e saúde intestinal.

Exercício de fixação

A maior parte da absorção de nutrientes resultantes da digestão ocorre no:

  • A) esôfago.
  • B) estômago.
  • C) intestino delgado.
  • D) intestino grosso.
  • E) fígado.

Gabarito: C. O intestino delgado possui vilosidades e microvilosidades que ampliam a superfície de absorção.

Conclusão

Digestão e absorção mostram como o organismo transforma alimento em energia e matéria-prima. Relacione o tema a enzimas, metabolismo, sistema endócrino e hábitos alimentares.

Está se preparando para o Enem? Faça parte do Preparadão e receba conteúdos exclusivos, simulados, dicas e muito mais para mandar bem na prova! 👉 Cadastre-se gratuitamente aqui

Referências

  • BETTS, J. Gordon et al. Anatomy and Physiology 2e. Houston: OpenStax, 2022. Disponível em: https://openstax.org/details/books/anatomy-and-physiology-2e. Acesso em: 29 jul. 2026.
  • CLARK, Mary Ann; DOUGLAS, Matthew; CHOI, Jung. Biology 2e. Houston: OpenStax, 2018. Disponível em: https://openstax.org/details/books/biology-2e. Acesso em: 29 jul. 2026.

 

Conheça o autor
Imagem do autor
Escrito por:
Fábio Vieira

Formado em Ciências Biológicas pela Universidade de Taubaté, com especialização em Parasitologia e Microbiologia pela Instituto Butantan. Possui segunda graduação em Comunicação Social, habilitado em Jornalismo, pelo Unifatea

Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail