Níveis baixos
Quando o indivíduo homem atinge a terceira idade, ocorre a redução dos níveis de testosterona no seu organismo. Esta diminuição afeta, diretamente, a sua qualidade de vida, seu humor e sua atividade sexual, sendo as consequências mais visíveis a diminuição da massa muscular e o aumento de gordura corporal.
Alguns homens podem sofrer uma queda muito grande dos níveis de testosterona, o que pode ser motivo para procurar um médico, uma vez que essa queda pode trazer diversos malefícios.
Uma das maneiras de controlar essa condição é fazer reposição hormonal, porém, a terapia de reposição não é recomendada para homens com câncer de próstata ou apneia do sono, já que o aumento dos níveis de testosterona podem agravar esses outros quadros. Assim, a reposição de testosterona só pode ser realizada após uma análise minuciosa de um médico especialista.
Níveis altos
Muitas vezes acontece também de homens possuírem uma quantidade excessiva de testosterona no organismo. Normalmente esse quadro ocorre devido ao uso de anabolizantes.
Entretanto, esse uso não autorizado por médicos, pode vir a causar muitos danos a saúde. Quando a ingestão de anabolizantes externos se torna frequente, o corpo passa a produzir menos testosterona e aumenta a produção de estrogênio, fazendo com que surja inúmeras características femininas no corpo.
Além disso, esse uso anormal pode contribuir para o surgimento de tumores no fígado devido a seu processo de absorção no corpo humano. Assim como problemas cardiovasculares provenientes da alteração dos níveis de colesterol.