Produção de hormônio
A produção de testosterona é controlada por hormônios produzidos pela hipófise e pelo hipotálamo, localizados no encéfalo. O LH produzido pela hipófise, que no homem atua no crescimentos das gônadas, faz com que elas produzam testosterona e libere esse hormônio na rede sanguínea pelos vasos linfáticos, localizados nos lóbulos.
A testosterona, além de ser levada para as regiões do corpo onde sua ação é necessária, será transportada até o hipotálamo. Esse órgão fará a identificação dos níveis de testosterona, caso esse nível esteja baixo, ocorrerá o aumento da produção de LH na hipófise que irá estimular os testículos a produzir mais testosterona, em situação contrária, a produção de LH será reduzida, inibindo a produção de testosterona pelos testículos.
Produção de espermatozóides
A produção dos espermatozóides se inicia na puberdade quando os hormônios gonadotróficos (LH e FSH) estimulam a produção nas gônadas masculinas (testículos). É nos túbulos seminíferos que as células chamadas de espermatogônias se multiplicam por mitose e se transformam em espermatócitos I, que por sua vez dará origem ao espermatócito II e a espermátide através da meiose. Em seguida a espermátide passará pelo processo de espermiação, tornando-se um espermatozóide.
Esses espermatozóides são conduzidos até o epidídimo para serem armazenados e nutridos. Todo esse processo dura cerca de 74 dias e produz cerca de 100 milhões de espermatozóides por dia.