Diversas doenças podem afetar o pênis, impactando tanto a função reprodutiva quanto a excretora do órgão. Algumas das principais incluem:
Micro Pênis
Micropênis é uma condição rara em que o pênis apresenta um tamanho menor que 4 cm em seu estado flácido ou 7,5 cm quando ereto. Estudos indicam que essa condição afeta 0,6% dos homens ao redor do mundo, ocorrendo em 3 a cada 20 mil bebês.
Homens com micropênis podem ter uma ereção normal, mas essa condição pode estar associada a baixa contagem de espermatozoides. Além disso, indivíduos com micropênis podem ter autoestima muito afetada que pode levar a ansiedade, ejaculação precoce e até mesmo depressão.
O tratamento para essa condição pode ser iniciado na infância, com hormônios, ou procedimentos cirúrgicos no adulto quando o pênis apresentar alguma alteração na função excretora ou reprodutora.
Disfunção erétil
A disfunção erétil é uma condição em que o indivíduo não consegue ter ereção ou não consegue manter a ereção por um determinado período de tempo. Essa condição afeta significativamente a atividade sexual e pode causar diversos transtornos psicológicos nas pessoas que apresentam essa condição.
Diversos fatores podem causar a disfunção erétil, como álcool e drogas, por exemplo. Outros fatores como diabetes, depressão, uso de alguns medicamentos e idade também podem ser a causa.
O tratamento depende da causa e podem ser variados, por exemplo: parar de fumar, uso de vasodilatadores, prótese peniana, etc.
Câncer de pênis
O câncer de pênis é uma doença rara que pode se desenvolver caso a fimose não seja revertida. Isso porque a fimose é uma condição que pode causar acúmulo de sujeira, deixando o pênis suscetível a infecções. Nesse sentido, alterações celulares podem ocorrer, dando início a tumores no pênis.
Os sinais dessa doença incluem alteração na pele do pênis, surgimento de feridas, mudança na cor da pele, secreção, inchaço, nódulos e protuberâncias.
Câncer de próstata
O câncer de próstata é uma doença comum em homens a partir dos 50 anos. A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino que produz um líquido que nutre e protege os espermatozoides. No caso da doença, a próstata cresce lentamente e não vai causar sintomas evidentes.
HPV
O vírus do papiloma humano (HPV) infecta homens e mulheres por vias sexuais. O principal sintoma dessa infecção é o surgimento de verrugas nos órgãos genitais. Além disso, podem ser observadas alterações no escroto, ânus e boca. A infecção por HPV pode levar a casos de câncer de pênis.
DST e IST
Há alguns anos a terminologia “Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST) passou a ser substituída por “ Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST)”.
A mudança ocorreu para contemplar todos os indivíduos infectados por algum microorganismo, que são capazes de transmiti-lo mesmo sem apresentar sinais e sintomas. Uma pessoa com uma doença está infectada e apresenta sinais e sintomas. Uma pessoa infectada não necessariamente apresenta sinais e sintomas, entretanto, pode infectar outras pessoas.
📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝