Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Uretra

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 17/10/2018

Introdução

A uretra faz parte do sistema urinário. É um tubo membranoso e difere em tamanho, largura, espessura e anatomia nos homens e mulheres. A uretra feminina mede aproximadamente 5cm, enquanto a masculina possui mais de 20cm.

Tem ínicio na terminação da bexiga e conduz para fora do corpo a urina que foi produzida pelos rins e estava armazenada na bexiga. O final da uretra está no pênis ou na vulva.

📚 Você vai prestar o Enem 2020? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Função

A função da uretra é levar a urina para o exterior do organismo. Ela possui um esfíncter que por meio da contração ou relaxamento permite o controle da saída de urina.

Embora essa seja a função mais evidente da uretra, no homem esse órgão tem outra função essencial para o sistema reprodutor masculino: é a uretra quem dá passagem ao esperma durante a ejaculação.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Funcionamento

No momento em que os receptores da bexiga recebem a informação de que ela está completa, ocorre a comunicação com o esfíncter que permitirá a passagem da urina da bexiga para a uretra.

Esse é um processo voluntário do organismo, a não ser que ocorra liberação emergencial da urina, como em casos de excesso de urina armazenada na bexiga ou em casos de patologias.

Como a uretra masculina também é a parte final do sistema reprodutor ela também participa da ejaculação de esperma. Sua função começa quando recebe, na metade de sua extensão, espermatozoides dos canais seminíferos.

Em seguida, ao passar pela próstata, recebe dela um líquido viscoso, que junto aos espermatozoides, constituem o esperma. Para acontecer a ejaculação, ocorrem contrações peristálticas da camada muscular uretral que liberam o esperma para o exterior do organismo.   

Anatomia

Na mulher

A uretra feminina está localizada na parte anterior da vagina, atrás da sínfise púbica. É mais curta e mais fina que a masculina, tem aproximadamente 4 centímetros de comprimento e 6 milímetros de diâmetro, quando não dilatada.

É irrigada por diversas artérias em toda sua extensão. Na uretra feminina existem diversas glândulas, as glândulas de Skene, que são responsáveis pela lubrificação sexual, produção de enzimas e pela ejaculação feminina.

No homem

A uretra masculina está localizada desde o orifício uretral interno na extremidade da bexiga até a extremidade externa do pênis. Possui cerca de 20 centímetros de comprimento e ao longo de sua extensão, é dividida em três porções: a porção prostática, a porção membranosa e a porção esponjosa.
 

  • A porção prostática é a porção localizada no interior da próstata e pode aumentar de tamanho ao dilatar-se. Os dutos que transportam a secreção da próstata abrem-se na uretra prostática.
  • A porção membranosa é a porção localizada entre a próstata e o início do pênis. Possui apenas 1 centímetro de comprimento.
  • A porção esponjosa é a porção que atravessa o pênis internamente. Essa porção pode dilatar-se o que dá origem a fossa navicular (dilatação que diminui a pressão da urina). Nessa porção também será secretado o muco responsável pela lubrificação sexual.

Camadas

Camada mucosa

A camada mucosa é formada por células epiteliais, por uma membrana basal e pelo córion ou lâmina própria, uma camada de tecido conjuntivo. O epitélio é formado por células epiteliais que se diferenciam no sentido do fim da uretra.

No início dela, na porção próxima à bexiga, a uretra é formada por epitélio de transição (um grupo de tecido especial comum a: uretra, bexiga e ureter). Na porção medial é formada por epitélio pseudoestratificado e na porção final é formada por epitélio pavimentoso estratificado.

É na camada mucosa que estão localizadas as glândulas responsáveis por lubrificar o canal uretral.

Camada submucosa

A camada submucosa é composta de tecido conjuntivo frouxo com bastante vascularização.

Camada muscular

A camada muscular é formada por duas camadas de fibras musculares lisas. Na uretra masculina, as camadas musculares são aparentes na porção prostática.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

A uretra exerce a função de conduzir a urina para o exterior do corpo. Porém, existe uma função que diferencia a uretra masculina da feminina. Essa função é a função de:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...