Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Vulva

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 17/10/2018

Introdução

A vulva é a junção de órgãos genitais femininos que estão visíveis externamente ao corpo. Estão inclusos na vulva o púbis, os lábios maiores, os lábios menores, o clítoris, o períneo, os bulbos vestibulares, a glândula de Skene, o meato uretral, o vestíbulo da vulva, e a abertura vaginal. Toda essa estrutura faz parte do sistema reprodutor feminino.

Função

Por ser um conjunto de órgãos, a vulva reúne diversas funções no organismo feminino.  Atua por exemplo, como a entrada para o útero abrindo e fechando os lábios maiores e menores.
 
 A vulva atua também expulsando os líquidos vulvovaginais que são fluidos de flora microbiana utilizados pela vagina para fazer sua higiene e proteção. Esse líquido e sua expulsão ajudam a manter a vagina saudável sem que seja necessária uma limpeza da região interna da mulher.

Além dessas funções, a vulva tem ainda a função de atuar como órgão sexual já que sua composição é altamente inervada e quando estimulada fornece prazer a mulher.

Componentes

Púbis

O púbis, ou monte de vênus, é a região externa proeminente da vulva. É formada por tecido adiposo e a partir da adolescência passa a ser recoberta por uma densa camada de pelos protetores.

Grandes Lábios

Os grandes lábios são dobras constituídas de tecido conjuntivo e de tecido adiposo, são cobertas por pele e uma escassa camada de pelos. sua formação se estende da região do púbis até a região do períneo e tem como principal função auxiliar na proteção da abertura vaginal. Na região interna dos grandes lábios existem glândulas sebáceas e sudoríparas.

Pequenos Lábios

Os pequenos lábios são duas dobras finas localizadas no interior dos grandes lábios. Tem como característica marcante a alta inervação e vascularização, o que as torna imensamente sensíveis e faz com que o seu volume aumente nos momento de excitação feminina. São os pequenos lábios que determinam os limites da região do vestíbulo, onde estão localizadas as aberturas da uretra e da vagina. Neles são encontrados diversas glândulas sudoríparas e diversas glândulas sebáceas, porém não é uma região com presença de pelos.

Clitóris

O clitóris é um órgão com uma região interna ao corpo e uma externa. A região externa é a que mais diz respeito a vulva, está localizado em sua região superior perto da união dos pequenos lábios e próximo também da uretra. É constituído de um tecido erétil repleto de terminações nervosas, que tornam o órgão sensível e dessa forma muito importante no prazer sexual da mulher. A região do clitóris que está visível é uma região extremamente pequena em comparação com o restante do órgão, correspondem à glande e ao prepúcio (regiões do pênis).

Períneo

O períneo é um grupo de músculos que atua no controle da urina e contribuem no momento do parto. Está localizado na região inferior da vulva e se estende até o ânus.

Bulbos vestibulares

Os bulbos vestibulares são duas massas constituídas de tecido erétil localizadas ao redor do óstio da vagina. São cobertos pelo músculo bulboesponjoso o que impede que eles sejam visíveis na superfície.

Glândulas de Skene

Nos espaços laterais do vestíbulo da vulva estão a região final dos ductos da glândula de Skene. Esses ductos intervém na ejaculação feminina ao segregar PDE5, uma enzima.

Meato uretral

O meato uretral é a região de saída da urina vinda do rim através do ureter. Está localizado entre a entrada da vagina e o clitóris porém não é considerado parte integrante do conjunto de órgãos sexuais femininos. É o orifício por onde sai a urina.

Vestíbulo Vulvar

O vestíbulo vulvar é a região circundado pelos pequenos lábios. Sua parte superior é formada pelo clitóris e a inferior, formada pela fúrcula. Na parte interna do vestíbulo estão localizados o meato uretral, as glândulas de Bartholin e o intróito vaginal.

Abertura da vagina

A abertura da vagina é a região externa que dá acesso aos órgãos sexuais internos da mulher. É uma abertura parcialmente bloqueada pelo hímen, uma estrutura fina que em geral se rompe na primeira relação sexual.


Exercícios

Exercício 1
(Quero Bolsa)

A vulva é um conjunto de órgãos do sistema reprodutor feminino. Não faz parte desse conjunto de órgãos:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...