Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Vagina

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 15/10/2018

Introdução

A vagina faz parte do sistema reprodutor feminino, se caracteriza por ser um canal que se estende do colo do útero até a vulva. As dimensões da vagina variam de mulher para mulher, além de variar também em momentos de excitação sexual e no momento do parto. Tem como função permitir a entrada do pênis no interior feminino, bem como permitir a expulsão do feto no momento do parto

Função e funcionamento

Além de fazer a comunicação entre a vulva e o útero, a vagina exerce três funções no organismo feminino:

  • Recebe o pênis no momento da relação sexual.
  • É o local de expulsão do material da menstruação.
  • Atua no parto normal como local de expulsão do feto (é devido a essa função que a vagina é dotada de muita elasticidade).

Anatomia

A vagina pode ser dividida em duas regiões: a região interna e a região externa.

  • A região interna da vagina, também denominado canal vaginal, é uma região que se alonga até a região do útero. Essa região é constituída por duas formações de origens diferentes: a região inferior que é constituída de tecido epitelial e a região superior que é constituída de tecido do útero. 
  • A região externa da vagina, também denominada vestíbulo da vagina é onde estão localizados os orifícios responsáveis pelo ato sexual e pela micção. O primeiro é o orifício vaginal que receberá o pênis durante a relação sexual e o segundo é a uretra, responsável por levar a urina para o exterior do organismo.

Hímen

Entre a vagina e a vulva existe uma dobra denominada hímen. O hímen é formado por tecido epitelial finorepleto de pequenos furos que permitirão a passagem do conteúdo menstrual. Quando a mulher inicia sua atividade sexual acontece, na grande maioria dos casos, o rompimento dessa dobra podendo causar leve sangramento. O rompimento pode ocorrer também por ocasiões não relacionadas à atividade sexual.

Glândulas de Bartholin

As Glândulas de Bartholin são duas glândulas localizadas na abertura da vagina, mais precisamente na parede vaginal uma de cada lado. A função das glândulas de Bartholin é excretar um líquido lubrificante no momento da atividade sexual. Essa lubrificação facilitará a entrada do pênis no aparelho reprodutor feminino. O tamanho dessas glândulas varia de 0.5 centímetros a 1 centímetro.
 
 

Camadas

As camadas da vagina são três: mucosa, muscular e adventícia:

  • Mucosa: A camada mucosa da vagina é formada por tecido conjuntivo com presença de várias fibras elásticas. Seu aspecto é rugoso e sua estrutura é plana estratificada e embora em sua estrutura seja encontrada uma pequena quantidade de querato-hialina, a mucosa vaginal é não queratinizada já que não ocorre nela a transformação das células em placas de queratina. 
  • MuscularA camada muscular da vagina é formada  por fibras musculares lisas longitudinais, na região mais interna, as fibras passam a se agrupar de forma circular. Esses grupos circulares estão localizados mais próximos a mucosa vaginal.
  • AdventíciaExterna a camada muscular está uma nova camada de tecido conjuntivo denso. Essa região é altamente inervada e nela também se localiza um plexo nervoso, ou seja, uma rede de nervos.

Exercícios

Exercício 1
(Quero bolsa)

O hímen é um tecido epitelial fino presente entre a vagina e a vulva. Sua função é:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...