O ou A diabetes, também chamada de diabetes mellitus é um grupo de doenças metabólicas caracterizado, principalmente, pela hiperglicemia, ou seja, pelos elevados níveis de glicose no sangue do indivíduo por um longo intervalo de tempo. Esse tipo de patologia pode ser ocasionado pela baixa ou nenhuma produção da insulina, hormônio responsável pelo transporte de glicose da corrente sanguínea para o interior celular.
O níveis adequados de açúcar no sangue é de 70 a 110 mg/dL (miligramas de glicose por 100 mL de sangue). Valores acima indicam a hiperglicemia, assim como valores abaixo indicam a hipoglicemia (níveis baixos de açúcar no sangue).
Em 2015, estimou-se que cerca de 415 milhões de pessoas possuísse diabetes, o que corresponde a 8,3% da população mundial adulta e com 90% dos casos sendo diabetes mellitus do tipo 2. No Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, a doença atinge aproximadamente 6,9% da população brasileira (aproximadamente 13 milhões de pessoas) e projeções estimam que este número tende a aumentar, principalmente na população infantil e jovem.
Circulo azul, símbolo mundial da diabetes.
Causas
Como a diabetes forma um conjunto de doenças que tem como característica principal a hiperglicemia, não há uma causa única que relaciona todos os seus tipos. No caso da diabetes do tipo 1, por ser uma doença autoimune, os fatores que desencadeiam a doença não são muito claros, embora estudos indicam a associação entre fatores genéticos (histórico familiar) e ambientais, como traumas etc.
No caso da diabetes mellitus do tipo 2, embora também exista um fator genético, o estilo de vida e a alimentação são os principais fatores de risco para o aparecimento da doença. hipertensão, colesterol HDL baixo e alguns casos de obesidade também podem favorecer o aparecimento da doença.
A diabetes gestacional pode ocorrer devido às alterações hormonais durante a gestação e, quando tratada, tende a desaparecer após o nascimento da criança. No caso raro da diabetes insípida, o problema está relacionado com a deficiência do hormônio antidiurético ou pela insensibilidade dos rins por esse hormônios.