Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Sistema cardiovascular

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 12/10/2018

Introdução

O sistema cardiovascular, também denominado sistema circulatório, é o sistema que engloba os vasos sanguíneos e o coração.

Tem como função garantir o transporte dos nutrientes e do oxigênio pelas regiões do corpo humano, usando como “transportador” o sangue. Contabilizando todas as veias, artérias e capilares do corpo humano, a extensão do sistema circulatório chega a aproximadamente 100 mil quilômetros de extensão.

Nos mamíferos a circulação sanguínea é fechada (corre dentro dos vasos sanguíneos), dupla e completa, ou seja, o sangue passa duas vezes no coração e o sangue venoso e arterial não se misturam.

Componentes

O sistema cardiovascular é constituído pelos vasos sanguíneos e pelo coração. Cada um deles exerce uma função nesse sistema:

Coração

O coração é o órgão do sistema cardiovascular responsável pelo bombeamento do sangue nos vasos sanguíneos. Está localizado na caixa torácica, possui aproximadamente 300 gramas em um humano adulto.
 
 Sua formação é predominantemente muscular, tendo todas suas paredes formadas pelo músculo miocárdio, o músculo responsável pelos movimentos que bombeiam sangue por todo corpo. Na região interna, o coração é caracterizado por ser oco, externamente é recoberto por uma membrana denominada pericárdio e internamente a membrana que recobre seus espaços ocos é o endocárdio.

O miocárdio é dividido em quatro cavidades sendo duas na região superior e duas na região inferior. As cavidades superiores são denominadas átrios enquanto que as inferiores são denominadas ventrículos. Os átrios estão localizados lateralmente um ao outro, separados em átrio direito e esquerdo, o mesmo ocorrendo com os ventrículos. Assim o átrio direito se ligará ao ventrículo direito, enquanto que o átrio esquerdo estará ligado ao ventrículo esquerdo. Entre dois átrios ou dois ventrículos não haverá ligação de modo que eles não se comunicarão.

Vasos sanguíneos

Os vasos sanguíneos são um conjunto de tubos por onde é transportado o sangue, esse conjunto se estende por todo o corpo humano constituindo uma rede que alcança todas as regiões do corpo. Os vasos sanguíneos são divididos em três tipos, cada um com funções respectivas: Os vasos capilares, as artérias e as veias.

  • Artérias: As artérias são os vasos que recebem o sangue assim que este sai do coração para ser circulado pelo corpo humano. São vasos constituídos de musculatura muito elástica o que faz com que seja possível a contração e o relaxamento das paredes das artérias conforme ocorrem os batimentos cardíacos.
     Conforme as artérias vão se espalhando pelo corpo se ramificam e se afinam, nesse momento passam a ser chamadas de arteríolas. Com a continuidade desse processo de afinamento e ramificação passam a formar os capilares sanguíneos.
  • Veias: As veias são os vasos sanguíneos que recebem e encaminham o sangueno sentido contrário ao que as artérias encaminham: quando saem de todas as regiões do corpo rumo ao coração. São vasos formados por uma parede mais fina que a das artérias o que faz com que o transporte de sangue seja mais lento. A pressão do sangue no interior das veias é bastante baixa exatamente pela baixa velocidade com que ele se transporta em direção ao coração. Com exceção das veias pulmonares que transportam sangue arterial rico em oxigênio, as outras veias fazem o transporte de sangue venoso, sangue repleto de gás carbônico. Por conta dessa alta concentração de gás carbônico existem nas veias válvulas capazes de evitar que o sangue se transporte no caminho contrário ao que vai em direção ao coração.
  • Vasos capilares: Os vasos capilares são as regiões das artérias e das veias que se ramificaram. São parte integrante do sistema cardiovascular com a função de comunicar as artérias com as veias por meio da rede que os capilares formam em toda extensão do corpo humano. Esses vasos são constituídos por paredes formadas de uma fina camada de células que faz com que a troca de nutrientes, oxigênio e gás carbônico entre o sangue e as células (bem como em sentido contrário, das células para o sangue) seja possível.

Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2013)

A imagem representa uma ilustração retirada do livro De Motu Cordis, de autoria do médico inglês Willian Harvey, que fez importantes contribuições para o entendimento do processo de circulação do sangue no corpo humano. No experimento ilustrado, Harvey, após aplicar um torniquete (A) no braço de um voluntário e esperar alguns vasos incharem, pressionava-os em um ponto (H). Mantendo o ponto pressionado, deslocava o conteúdo de sangue em direção ao cotovelo, percebendo que um trecho do vaso sanguíneo permanecia vazio após esse processo (H-O).

A demonstração de Harvey permite estabelecer a relação entre circulação sanguínea e:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...