O funcionamento dos ovários é controlado diretamente pela hipófise.
Produção de hormônios
Os ovários são responsáveis por produzir importantes hormônios sexuais: o estrógeno e a progesterona.
O estrógeno é o hormônio responsável pelo crescimento e desenvolvimento dos órgãos reprodutivos. É responsável também pela regeneração do endométrio depois de ocorrer a menstruação.
A progesterona é o hormônio responsável pela preparação do útero para o momento da gestação e também pelo desenvolvimento de células secretoras de leite materno. Quando ocorre a diminuição dos níveis de progesterona no organismo, ocorre aborto.
📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝
Ovogênese
A ovogênese é um processo relacionado com a produção de hormônios. É nesse processo que se formam, crescem e amadurecem os óvulos, gametas femininos. Ele se inicia já em idade fetal, pausa na infância e volta a acontecer na adolescência.
O processo da ovogênese tem três etapas:
- Etapa da multiplicação: essa fase ocorre ainda na vida intrauterina. É nela que ocorrem mitoses que aumentam a quantidade das células germinativas e dão origem às ovogônias (células diploides). Ela tem seu término no fim dos primeiros três meses de vida de um feto. Sendo assim, um bebê do sexo feminino, logo que nasce, já tem em seus ovários um número limitado de ovogônias, ao contrário dos bebês do sexo masculino, que têm sua produção de espermatozoides ilimitada durante a vida.
- Etapa do crescimento: ainda na fase intrauterina, as ovogônias dão início à divisão meiótica assim que são formadas. Começam então a ter seu tamanho aumentado e a acumular várias substâncias nutritivas. Nessa fase, as ovogônias se transformam em ovócitos primários (células diploides em prófase I da meiose) e permanecem inativas até a puberdade.
- Etapa da maturação: assim que a menina chega à sua maturidade sexual, o que costuma ocorrer por volta dos 12 anos de idade, os ovários voltam a ficar ativos. Os ovócitos primários dão continuidade à meiose e ao processo de maturação, originando o ovócito secundário (célula haploide), cuja liberação caracteriza a ovulação. Das centenas de ovócitos primários formados na etapa do crescimento, apenas aproximadamente 400 conseguirão se transformar em gametas maduros.
🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯