Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Ovários: aprenda onde ficam, função e os hormônios produzidos

Biologia - Manual do Enem
Jéssica Maciel Publicado por Jéssica Maciel
 -  Última atualização: 25/3/2024

Introdução

Os ovários são duas glândulas que fazem parte do sistema reprodutor feminino. Localizados na pelve, um de cada lado do útero, os ovários produzem óvulos e são essenciais no processo reprodutivo, transportando-os para o útero através das tubas uterinas.

Os ovários são fixados por ligamentos na região pélvica, têm o tamanho e a forma de amêndoas, com dimensões aproximadas de 3 cm de comprimento, 1,5 cm de largura e 1 cm de espessura. Conectam-se ao útero pelas tubas uterinas.

9332 (1)

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Índice

Quantos ovários temos?

No corpo feminino, existem dois ovários, um de cada lado do útero, sendo ligados a ele e ao resto do sistema reprodutivo pelas tubas uterinas. 

Esses órgãos são responsáveis pela produção de óvulos, além de hormônios importantes como o estrogênio e a progesterona, desempenhando papéis cruciais tanto na reprodução quanto na regulação de ciclos menstruais e características sexuais secundárias.

Qual a função dos ovários femininos?

Os ovários desempenham um papel fundamental na produção de hormônios sexuais: estrógeno e a progesterona, essenciais para a reprodução. O estrógeno é responsável pelo desenvolvimento e manutenção dos órgãos reprodutivos e pela renovação do endométrio após cada ciclo menstrual

Como funcionam os ovários

O funcionamento dos ovários é controlado diretamente pela hipófise.

Produção de hormônios

Os ovários são responsáveis por produzir importantes hormônios sexuais: o estrógeno e a progesterona.

O estrógeno é o hormônio responsável pelo crescimento e desenvolvimento dos órgãos reprodutivos. É responsável também pela regeneração do endométrio depois de ocorrer a menstruação.

A progesterona é o hormônio responsável pela preparação do útero para o momento da gestação e também pelo desenvolvimento de células secretoras de leite materno. Quando ocorre a diminuição dos níveis de progesterona no organismo, ocorre aborto.

📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝

Ovogênese

A ovogênese é um processo relacionado com a produção de hormônios. É nesse processo que se formam, crescem e amadurecem os óvulos, gametas femininos. Ele se inicia já em idade fetal, pausa na infância e volta a acontecer na adolescência.
O processo da ovogênese tem três etapas: 

  • Etapa da multiplicação: essa fase ocorre ainda na vida intrauterina. É nela que ocorrem mitoses que aumentam a quantidade das células germinativas e dão origem às ovogônias (células diploides). Ela tem seu término no fim dos primeiros três meses de vida de um feto. Sendo assim, um bebê do sexo feminino, logo que nasce, já tem em seus ovários um número limitado de ovogônias, ao contrário dos bebês do sexo masculino, que têm sua produção de espermatozoides ilimitada durante a vida.
  • Etapa do crescimento: ainda na fase intrauterina, as ovogônias dão início à divisão meiótica assim que são formadas. Começam então a ter seu tamanho aumentado e a acumular várias substâncias nutritivas. Nessa fase, as ovogônias se transformam em ovócitos primários (células diploides em prófase I da meiose) e permanecem inativas até a puberdade.
  • Etapa da maturação: assim que a menina chega à sua maturidade sexual, o que costuma ocorrer por volta dos 12 anos de idade, os ovários voltam a ficar ativos. Os ovócitos primários dão continuidade à meiose e ao processo de maturação, originando o ovócito secundário (célula haploide), cuja liberação caracteriza a ovulação. Das centenas de ovócitos primários formados na etapa do crescimento, apenas aproximadamente 400 conseguirão se transformar em gametas maduros.

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯 

Qual é a estrutura do ovário?  

Os ovários têm sua superfície recoberta por epitélio germinativo, e abaixo existe uma camada de tecido conjuntivo frouxo que pode ser também denominada medula. Mais abaixo, estão localizados os folículos ovarianos em desenvolvimento, corpos lúteos e corpos albicans.

Os corpos lúteos e os tecidos albicans são consequências do processo de liberação dos ovócitos: os corpos lúteos são massas amareladas formadas por folículos que já liberaram os ovócitos, e os corpos albicans são tecidos cicatriciais formados nos locais onde existiam corpos lúteos.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

Como se dividem anatomicamente os ovários?

Duas regiões se destacam na anatomia dos ovários: a região cortical e a região medular.

  • Região medular: é a região mais interna dos ovários e é composta por um tecido conjuntivo frouxo repleto de nervos e vasos sanguíneos.
  • Região cortical: é a região da superfície do ovário, onde estão depositados diversos folículos ovarianos em diferentes etapas de seu desenvolvimento. A região cortical também possui uma cobertura, denominada túnica albugínea, de tamanho bem pequeno.
     

Ilustração do sistema reprodutor feminino, podendo ser identificado dois ovários, um de cada lado do útero.Ilustração do sistema reprodutor feminino

Plano de estudo gratuito

Está precisando de uma ajuda nos estudos? Então, conheça o plano de estudo da Quero Bolsa: um material completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Baixe o cronograma sem pagar nada clicando aqui.

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
Fuvest

Se uma mulher tiver seus ovários removidos por cirurgia, quais dos seguintes hormônios deixarão de ser produzidos?

A Hormônio folículo-estimulante (FSH) e hormônio luteinizante (LH).
B Hormônio folículo-estimulante (FSH) e estrógeno.
C Hormônio folículo-estimulante (FSH) e progesterona.
D Hormônio luteinizante (LH) e estrógeno.
E Estrógeno e progesterona.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail