Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Biologia

Vitamina B12

Jéssica Maciel
Publicado por Jéssica Maciel
Última atualização: 16/10/2018

Introdução

A vitamina B12, também denominada cobalamina, é um micronutriente hidrossolúvel essencial, ou seja, embora de extrema importância para o organismo, não é produzida por ele.

Como o corpo não é capaz de produzir a vitamina B12, a ingestão de alimentos ricos nesse micronutriente é a principal forma de obtê-lo. A vitamina B12 faz parte do complexo B, um grupo de 8 outras vitaminas, sendo a B12 a mais complexa delas. Além de sua complexidade, também é característica da vitamina B12 ser a única vitamina na qual pode ser encontrado cobalto

Os principais alimentos fonte de vitamina B12 são fígado, ostras, manteiga e alguns peixes, como o salmão e o atum, mas, mesmo com a variedade de alimentos fonte, pode ocorrer a necessidade de suplementação, principalmente em quadros de dificuldade na absorção de B12.

Função

A vitamina B12 tem uma função bastante importante para o funcionamento do corpo humano, ela atua na formação e na preservação das hemácias, que são as células vermelhas do sangue. Na ausência dessa vitamina, ocorre o aumento de volume das hemácias e o núcleo dela passa a ser desproporcional ao tamanho do citoplasma.
 
 O sistema nervoso central também é dependente da vitamina B12 para o seu desenvolvimento e a sua preservação. Na falta de B12, a mielina, que é a cobertura que protege os nervos, se desgasta, num quadro denominado desmielinização.
 
 Por fim, outra função da vitamina B12 é auxiliar na prevenção da anemia megaloblástica que é caracterizada pelo crescimento anormal e irregular das hemácias bem como pela diminuição dos leucócitos e das plaquetas.

Fontes

As fontes de vitamina B12 são, em sua maioria, provenientes de origem animal, pois eles são capazes de estocar B12 em seus músculos e no fígado. Pode-se, também, encontrar essa vitamina em ovos e em leite.


 Em vegetais, a concentração de B12 é bastante baixa, pois eles não são capazes de armazenar nem sintetizar a vitamina. Toda a B12 dos vegetais é proveniente de seu contato com bactérias que são capazes de produzi-la, sendo assim, os vegetais com maior concentração de vitamina B12 são aquelas cultivadas de maneira orgânica. Mesmo assim, a quantidade de B12 encontrada nos vegetais é muito baixa, fazendo desses alimentos fontes não confiáveis dessa vitamina.


 Até o momento, não existe conhecimento de fonte vegetal confiável de vitamina B12, por isso, é de extrema importância que as pessoas que adotam hábitos alimentares veganos e vegetarianos façam a suplementação dessa vitamina, de modo que obtenham a quantidade necessária para a preservação e bom funcionamento do organismo.

Excesso de vitamina B12

O corpo humano tem bastante facilidade de eliminar a vitamina B12, por isso o excesso no organismo é bastante raro.
 
 Além dessa facilidade, o fígado é capaz de armazenar a vitamina como reserva e de torná-la disponível caso haja necessidade. Para que se esgote essa reserva é necessário bastante tempo, o que dificulta ainda mais o surgimento de um quadro de deficiência de vitamina B12.

Deficiência de vitamina B12

Devido aos hábitos alimentares, a falta de vitamina B12 é um quadro bastante raro, sendo os veganos e vegetarianos os grupos mais propensos a desenvolver deficiência dessa vitamina. Problemas digestivos e de má absorção também podem ser responsáveis pela ocorrência da deficiência.
 
 Os primeiros sintomas decorrentes da deficiência de vitamina B12 no organismo são: fadiga e falta de energia, tonturas, falhas de memória, falta de atenção e concentração e formigamento nas pernas.
 
 Um quadro mais grave pode desencadear anemia perniciosa e, até mesmo, dificuldades de locomoção junto com parestesias e formigamentos das mãos, pés e pernas.
 
 Outros sintomas que são desencadeados com menos frequência em organismos com deficiência de vitamina B12 são: palidez, inchaço, infertilidade, tromboses, inflamações na língua, entre outros. 


Exercícios

Exercício 1
(UFRGS/2015)

Observe a tira abaixo:

Se o filho do Radicci tornar-se vegetariano do tipo que não utiliza produtos derivados de animais, ficará impossibilitado de obter, em sua dieta, a vitamina

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...