Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Fígado

Biologia - Manual do Enem
Jéssica Maciel Publicado por Jéssica Maciel
 -  Última atualização: 28/7/2022

Índice

Introdução

O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano e a maior glândula, com cerca de 1,5 quilos. Ele se encontra na cavidade abdominal logo abaixo do diafragma.


É o órgão que processa e armazena os nutrientes que foram absorvidos no processo da digestão. Dessa forma, o fígado faz a conexão entre o sistema digestivo e o sangue.

Função

São atribuídas ao fígado inúmeras funções indispensáveis para o organismo. Algumas delas são:

  • Emulsificação de gordura da digestão;
  • Conversão de amônia em ureia;
  • Produção e destruição de hemácias, processos chamados de Hematopoiese e Hemocaterese, respectivamente.

Funcionamento

O fígado é um órgão complexo e dinâmico. Seu funcionamento abrange diversos mecanismos que efetuam as mais de 500 funções diferentes. Esses mecanismos podem ser descritos separadamente, porém exercem funções correlacionadas.

Bile

A bile é um fluido produzido pelo fígado e armazenado na vesícula biliar. Sua função é promover a alcalinização (aumento do PH) do duodeno logo após ser liberada pela vesícula biliar.


Além disso, é a bile que emulsifica gorduras, ou seja, as transforma em gotículas menores. Isto aumenta a superfície de contato delas com futuras enzimas que farão sua hidrólise.


A bile não tem enzimas digestivas. Contém apenas sais biliares e bicarbonato de sódio.

Ciclo da uréia

O ciclo da uréia ocorre nas células do fígado e começa com a condensação do dióxido de carbono (CO2) com a Amônia dentro da mitocôndrias, onde, por meio de ações enzimáticas, é formado um aminoácido chamado de citrulina.


Logo que é formada, a citrulina é transportada para o citoplasma da célula, onde ocorrerão outras inúmeras reações do ciclo da ureia. É no citoplasma que a citrulina se junta a um outro aminoácido, o aspartato, que será fonte de nitrogênio do processo e forma um novo aminoácido.


Esse aminoácido formado pela união da citrulina com o aspartato, será quebrado e dividido em novos aminoácidos. Um deles é a arginina, que retém o nitrogênio e libera uma molécula de fumarato.


Paralelas a esses processos, outras reações igualmente importantes para o ciclo da ureia estarão ocorrendo. Essas reações têm como função produzir compostos que farão a regeneração de aminoácidos do ciclo da ureia.


Ao fim do ciclo a arginina será quebrada, liberando ureia e ornitina. A ureia será filtrada nos rins e em seguida liberada pela urina. Já a ornitina voltará para a mitocôndria para retomar funções nesse ciclo.

Hematopoiese e hemocaterese

Durante a gestação, enquanto a medula óssea ainda não foi formada, o fígado exerce papel fundamental na produção das primeiras células sanguíneas. Essa produção é chamada de hematopoiese.


Em conjunto com o baço, o fígado exerce outra função importante na renovação sanguínea, a hemocaterese.


A hemocaterese é o processo no qual as hemácias envelhecidas são destruídas por fagocitose e o ferro contido nas partículas de hemoglobina são liberadas de volta ao organismo.


As células de Kupfer são células que contribuem no processo da fagocitose e no processo da hemocaterese. Sua proporção no fígado chega a 15%.

Divisão

O fígado possui duas divisões principais: a face diafragmática e a face visceral:


Na face diafragmática existe um lobo (nomenclatura da anatomia para a parte de um órgão) esquerdo e um lobo direito. Na divisão entre eles está o ligamento falciforme, que tem em sua extremidade um cordão fibroso, conhecido como ligamento redondo do fígado.


A face visceral é subdividida em 4 lobos: direito, esquerdo, caudado e quadrado.


Além disso, o fígado regado por sangue por duas diferentes fontes:

  • Veia porta, que leva sangue com nutrientes e toxinas (que serão filtrados).
  • Artéria hepática, que leva sangue rico em oxigênio.
Exercício de fixação
Passo 1 de 3
UFSC/2016

“ O tabagismo é hoje responsável por mais de 50 doenças, causando a morte de 5,4 milhões de pessoas por ano. Na queima de um cigarro, há produção de 4.720 substâncias, das quais 60 apresentam atividade cancerígena e outras são reconhecidamente tóxicas. Além do sistema respiratório, o tabagismo afeta diversos órgãos, como o fígado, causando cirrose hepática ou, ainda, neoplasia.” (MIRRA, Antônio P. et al. Tabagismo, parte I. Adaptado de: Revista da Associação Médica Brasileira, São Paulo, v. 56, n. 2, 2010). 


A figura abaixo representa um esquema simplificado do sistema porta hepático e órgãos relacionados.



Sobre a anatomia e a fisiologia do fígado, é CORRETO afirmar que:

(01) As substâncias tóxicas produzidas pela queima do cigarro são assimiladas pela circulação sanguínea e, em seguida, alcançam o fígado exclusivamente através da veia porta hepática.

(02) O fígado é uma glândula que está localizada no lado esquerdo do abdome, imediatamente abaixo do diafragma.

(04) Uma das funções do fígado é a desintoxicação do organismo, inativando substâncias nocivas, porém o excesso dessas substâncias pode ocasionar lesões no tecido hepático.

(08) O fígado recebe sangue proveniente da veia porta hepática e da artéria hepática, que estão trazendo o sangue do intestino e do coração, respectivamente.

(16) O fígado e a vesícula biliar produzem a bile, que é uma enzima com a função de emulsificar as gorduras do alimento durante a sua passagem pelo estômago. 

(32) A filtração do sangue é uma das funções das células hepáticas, resultando na formação da urina.

A soma das alternativas corretas é:

A 7
B 12
C 14
D 28
E 44
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail