A Lei de Murphy é um adágio popular frequentemente citado em situações adversas, resumido pela máxima "se algo pode dar errado, dará". Este princípio sugere que, na presença de uma possível falha, é provável que ela ocorra. A lei não se baseia em fundamentos científicos, mas em uma observação empírica do comportamento humano e da interação com o ambiente.
Culturalmente, a Lei de Murphy é percebida como um lembrete da inevitabilidade de contratempos na vida cotidiana e em projetos complexos. Ela ressoa em diversos contextos, desde conversas casuais até em ambientes profissionais, refletindo um senso comum sobre a propensão das coisas para falhar no momento mais inoportuno.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
O que significa a Lei de Murphy?
A Lei de Murphy não segue nenhuma regra ou fundamento científico e não tem nenhuma rigidez metodológica , ele fala, muitas vezes fazendo uso do humor e de uma pitada de negatividade, da probabilidade das coisas não saírem como esperado, da chance de eventos cotidianos e corriqueiros darem errado. Sendo assim, segundo a Lei de Murphy, qualquer coisa que tem a chance de dar errado, certamente dará errado.
Quais são as leis de Murphy?
A Lei de Murphy foi criada pelo engenheiro aeroespacial Edward Murphy no final da década de 1940. O estadunidense, ao fazer um teste sobre a aceleração e gravidade de pilotos em naves espaciais, enfrentou a falha de um dos sensores. Especula-se então, que nesse momento, Murphy tenha afirmado que se existe a chance de um homem cometer um erro, ele fará.
A frase foi popularizada e interpretada de diversas formas, podendo ser adaptada a diversas situações. Pode-se definir que com algumas modificações, a frase pode ter o seguinte enunciado : “Se alguma coisa tem qualquer chance de dar errado, certamente dará”. Descubra abaixo quais são algumas interpretações usadas para expressar a Lei de Murphy, lembrando que ela não é uma Lei que obedece qualquer rigor científico.
-
“O pão sempre vai cair com a manteiga ou geléia virada para baixo”;
-
“A fila ao lado sempre andará mais depressa”;
-
“A pista ou informação mais importante de qualquer mapa, sempre está nas margens”;
-
“Sempre que você esquecer o guarda chuva, choverá forte”;
-
“Sempre que você levar um guarda chuva, não choverá”;
-
“As coisas desaparecidas sempre estão no último lugar que olhamos”;
-
“Ao lavar meias na máquina de lavar, sempre se perde um dos pares.”
Pela Lei de Murphy, o pão cairá com a geléia para baixo (Imagem de -Rita-👩🍳 und 📷 mit ❤ por Pixabay)