Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Principais deuses nórdicos

Conhecimento Geral - Manual do Enem
Natália Cruz Publicado por Natália Cruz
 -  Última atualização: 27/9/2022

Índice

Introdução

Religião nórdica

A religião nórdica também chamada de religião viking descreve o amplo sistema de crenças dos povos habitantes da Escandinávia, Holanda, Suécia e Dinamarca. Os nórdicos, assim como a maior parte dos povos da antiguidade, eram politeístas; acreditavam, portanto, em vários deuses.

Além da crença em vários deuses, os nórdicos acreditavam também na existência de seres sobrenaturais e mágicos como fadas, elfos, anões encantados, gigantes, bruxas e videntes.

Os elementos e paisagens naturais também eram considerados sagrados pelos nórdicos. Os deuses nórdicos são um dos poucos entre os deuses da antiguidade que são mortais.

Não existe um termo específico para falar sobre as religiões nórdicas, por isso, por muitas vezes o sistema de crenças é chamado de religião pagã ou paganismo nórdico, termos usados com ainda mais força após o crescimento do cristianismo na Europa.

O culto aos deuses e as principais características da religião

No geral, os povos nórdicos não eram extremamente religiosos e devotos de deuses. As práticas religiosas eram, em sua maioria, individuais. Cada ser manifestava suas crenças com mais intensidade quando almejava algo dos deuses, por isso as práticas religiosas são, em sua maioria, utilitárias.

Ao longo do ano alguns poucos festivais de agradecimento eram organizados, no entanto a realização era feita apenas em datas específicas e geralmente para pedir por boas condições de plantio e colheitas. O mais conhecido desses festivais é o chamado Yule, comemorado durante o solstício de inverno. No festival eram feitos vários sacrifícios e oferendas para pedir por fertilidade, bons plantios e boas colheitas.

Entre os nórdicos não havia uma classe social exclusiva de religiosos ou sacerdotes. A organização dos festivais e dos cultos era, em sua maioria, organizada por reis e nobres. Os vikings não dedicavam-se a construção de templos e estátuas para seus deuses. Consideravam os bosques, campo, lagos e lugares ao ar livre, no geral, como seus templos e locais ideais para a realização das poucas manifestações religiosas que faziam.

De acordo com suas crenças religiosas, após a morte em batalha, o guerreiro nórdico era recebido pelos deuses em um grande salão em Asgard chamado Valhalla, nesse local os guerreiros festejam juntamente com os deuses até que fossem convocados para a batalha final.

Em fevereiro de 2015 a Finlândia deu início a construção do primeiro templo dedicado às religiões nórdicas. O templo é usado para a realização de casamentos, batizados, funerais e rituais de iniciação dos interessados em seguir as religiões pagãs.

Principais deuses

Alguns dos deuses nórdicos e suas histórias têm sido retratados pelo cinema estadunidense. Dentre os principais deuses nórdicos merecem destaque os citados a seguir:

  • Odin: deus supremo, detentor de toda a sabedoria, pai de todos os deuses e governante de Asgard. É também o deus da guerra, batalha, música, mágica e poesia. Juntamente com os irmãos Vili e Ve, Odian cria o mundo. Nas batalhas, Odin carrega uma lança conhecida por nunca errar seus alvos.
  • Frigga: Esposa de Odin, deusa do matrimônio, do amor e família. Possui também o dom de prever o futuro, mas não revela a ninguém suas visões. É mãe dos deuses Balder e Hod.
  • Balder: Filho de Odin e Frigga, é o deus da justiça, luz e sabedoria. É também o responsável por disseminar a paz e a boa vontade entre os homens. Balder é considerado mais belo do que o irmão cego Hod, o que gera intensos conflitos entre os irmãos.
  • Hod:  O deus cego, influenciado por Loki matou seu irmão Balder. É assassinado pelo outro irmão, Valli, concebido por Odin para vingar a morte do filho.
  • Thor: Filho de Odin e da personificação da Terra. É o deus do trovão responsável por proteger os deuses em Asgard e os humanos em Midgard. Não é um deus muito sábio, por isso é enganado com frequência por outros deuses e figuras mágicas.
  • Loki: Irmão de Thor, deus das travessuras, traições e trapaças. Pai das mentiras, pode assumir qualquer forma física que desejar. É o principal inimigo de Thor.
  • Hela: Filha de Loki, é a deusa do submundo. Tem a função de julgar quais as almas que podem entrar em seu território.
  • Vidar: Filho de Odin e Grid, é o segundo deus mais forte depois do pai. Vidar é o deus da vingança.

Tyr: Considerado o mais poderoso depois de Odin, é o deus das guerras e da justiça. Cabe a Tyr a decisão de decretar o vencedor de guerras e conflitos.

Thor

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
Quero Bolsa

Os povos vikings apresentavam uma crença religiosa própria que, com o tempo, foi sendo substituída pelo processo de cristianização da região, intensificado a partir do século X. Referente aos soldados mortos em batalha, qual era a visão concebida pela religião dos nórdicos?

A Os mortos em batalha eram vistos com inferioridade e, por isso, seriam relegados ao Niflheim, um mundo frio e repleto de névoa.
B A morte em batalha era vista com grande regozijo pelos vikings, pois acreditavam haver um salão em Asgard chamado Valhalla, onde festejariam com os deuses por eras até a batalha final.
C Na cosmogonia nórdica, não havia nenhuma crença específica para determinar o destino dos que morriam em batalha.
D Acreditavam que os que morressem em batalha seriam julgados por Týr, deus nórdico da justiça, que determinaria se as ações do guerreiro em batalha foram justas ou não.
E Acreditavam que os mortos em batalha renasceriam tempos depois como elfos de luz ou elfos negros, e isso seria uma atribuição que somente as nornas (videntes) definiriam no momento certo.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail