A gravidade é a força de atração entre corpos com massa. Por exemplo, ela faz maçãs caírem das árvores e mantém os planetas em órbita ao redor do sol. Na Terra, essa força confere peso aos objetos e causa uma aceleração de aproximadamente 9,8 m/s² para objetos em queda livre, direcionando-os ao centro do planeta.
Dessa forma, a atração gravitacional é considerada uma das quatro forças fundamentais da natureza, e está relacionada com a atração mútua de dois corpos que possuem massa.
A força gravitacional exercida pela Terra sobre um objeto é o peso desse objeto. A força peso é orientada para o centro da Terra, ou seja, para baixo, considerando o referencial de alguém na superfície da Terra. A força peso é uma força de campo, ou seja, sua existência não depende do contato entre o corpo e o planeta.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
A intensidade da força peso é dada por \P=m \cdot g\, em que m é a massa do objeto e g é a aceleração local da gravidade. O valor de g varia de acordo com a localização do planeta Terra em que se encontra, oscilando entre 9,76 e 9,83 m/s2, mas é frequentemente aproximada para g=10 m/s2.
Essa aceleração local da gravidade é a responsável por acelerar, em direção ao chão, os corpos que são abandonados em queda livre. Todavia, a gravidade também é responsável pela órbita de satélites ao redor da Terra, atuando como força centrípeta.