Existem três formas de se utilizar a Energia Geotérmica:
1. Utilização Direta
Na utilização direta, tem-se reservatórios geotérmicos de temperaturas baixas e moderadas (20 ºC a 150 ºC), que são utilizados para fornecer calor para o setor industrial, aquecimento de ambientes, termas e outras aplicações comerciais.
2. Bombas de Calor Geotérmica (BCG)
Bombas de Calor Geotérmica são equipamentos que fazem uso de energia natural como fonte de calor ou dissipador de calor. As Bombas de Calor Geotérmica utilizam o calor existente no solo como fonte, realizando esse processo por meio de tubos enterrados (chamados de permutadores) em diferentes profundidades.
Por não possuírem um sistema de funcionamento elaborado e ter baixa eficiência, as Bombas de Calor Geotérmica são utilizadas em maior parte em edifícios residenciais. Entretanto, essa forma de utilização de Energia Geotérmica vem sendo cada vez mais utilizada em setores comerciais e institucionais.
3. Centrais Geotérmicas
Nas Centrais Geotérmicas, há o aproveitamento de fluidos geotérmicos de alta temperatura (que podem chegar aos 370 ºC) para produção de energia elétrica. Para isso, instalam-se tubos que conduzem o vapor até a Central Geotérmica.
De maneira semelhante ao que ocorre em outras centrais de produção energética, o vapor é conduzido em pressão até as turbinas, o que resulta no giro de suas pás. A energia mecânica produzida pelo giro das pás é transformada em energia elétrica por meio de um gerador.
A energia elétrica resultante é conduzida ao transformador, que aumenta a tensão elétrica e por fim, é distribuída por linhas de alta tensão.
Após movimentar as pás da turbina, o vapor se condensa devido ao processo de arrefecimento. A água resultante desse processo é canalizada para um reservatório subterrâneo, onde será aquecida e futuramente será conduzida novamente pelos tubos à central.
O que determina as dimensões das Centrais Geotérmicas são as gamas de temperaturas e vazões disponíveis.