Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Energia Geotérmica

Angelo Carvalho
Publicado por Angelo Carvalho
Última atualização: 24/4/2019

Introdução

Também conhecida como Energia Geotermal, a Energia Geotérmica é um tipo de energia renovável cujo a fonte é o calor proveniente do interior do planeta Terra. O fluido geotérmico, que geralmente é água, transporta o calor gerado no interior do planeta para sua superfície. 

A utilização da Energia Geotérmica depende da temperatura encontrada nas zonas de potencial geotérmico, que determinarão o melhor tipo de aplicação a ser utilizada no local. 

Existem três formas de se utilizar a Energia Geotérmica:

Utilização Direta

Na utilização direta, tem-se reservatórios geotérmicos de temperaturas baixas e moderadas (20 ºC a 150 ºC), que são utilizados para fornecer calor para o setor industrialaquecimento de ambientestermas e outras aplicações comerciais.

Bombas de Calor Geotérmica (BCG)

Bombas de Calor Geotérmica são equipamentos que fazem uso de energia natural como fonte de calor ou dissipador de calor. As Bombas de Calor Geotérmica utilizam o calor existente no solo como fonte, realizando esse processo por meio de tubos enterrados (chamados de permutadores) em diferentes profundidades.

Por não possuírem um sistema de funcionamento elaborado e ter baixa eficiência, as Bombas de Calor Geotérmica são utilizadas em maior parte em edifícios residenciais. Entretanto, essa forma de utilização de Energia Geotérmica vem sendo cada vez mais utilizada em setores comerciais e institucionais.

Centrais Geotérmicas

Nas Centrais Geotérmicas, há o aproveitamento de fluidos geotérmicos de alta temperatura (que podem chegar aos 370 ºC) para produção de energia elétrica. Para isso, instalam-se tubos que conduzem o vapor até a Central Geotérmica.

De maneira semelhante ao que ocorre em outras centrais de produção energética, o vapor é conduzido em pressão até as turbinas, o que resulta no giro de suas pás. A energia mecânica produzida pelo giro das pás é transformada em energia elétrica por meio de um gerador.

A energia elétrica resultante é conduzida ao transformador, que aumenta a tensão elétrica e por fim, é distribuída por linhas de alta tensão.

Após movimentar as pás da turbina, o vapor se condensa devido ao processo de arrefecimento. A água resultante desse processo é canalizada para um reservatório subterrâneo, onde será aquecida e futuramente será conduzida novamente pelos tubos à central.


O que determina as dimensões das Centrais Geotérmicas são as gamas de temperaturas e vazões disponíveis.

Vantagens e Desvantagens

Uma das maiores vantagens da produção de energia elétrica por meio da Energia Geotérmica é que este método ajuda a conservar combustíveis fósseis não-renováveis. Reduzindo o uso desse tipo de combustível, é possível reduzir a emissão de gases que prejudicam a atmosfera terrestre.

Além disso, o tamanho do terreno necessário para a construção de uma Central Geotérmica é inferior em comparação à outros tipos de energia. Esse tipo de estrutura pode ser construído no meio de colheitas e florestas, podendo partilhar terreno com gado e vida selvagem local. 

Entretanto, esse sistema energético possui um custo inicial elevado, e ainda que a manutenção de alguns componentes do sistema seja barata, o custo de manutenção dos canos (canal onde a água quente causa corrosão e deposita minerais) é bastante elevado.

Energia Geotérmica no Brasil e no Mundo

Atualmente, o desenvolvimento e uso da Energia Geotérmica se dá essencialmente nos países desenvolvidos, uma vez que nestas nações as fontes de combustíveis fósseis não são capazes de atender a demanda gerada pelo desenvolvimento socioeconômico atrelada à preservação do meio ambiente.

Estima-se que no final de 2015, 24 países estavam gerando energia elétrica por meio da Energia Geotérmica, alcançando uma capacidade instalada de 13,3 GW, sendo os Estados Unidos o líder em desenvolvimento de projetos com uso desse tipo de energia.

No Brasilnão há tanto incentivo para uso desse tipo de energia. O primeiro fator para isso é devido ao fato do país possuir uma robusta matriz energética estabelecida em bases hídricas, além de prover de outras fontes de energia como o gás natural, por exemplo.

Outro motivo da falta de exploração da Energia Geotérmica, é que o país não possui condições favoráveis para aproveitamento desse tipo de recurso em aplicações de geração de energia elétrica, sendo seu uso restringindo a fins recreativos e de lazer. 


Exercícios

Exercício 1
(ENEM/2008)

A energia geotérmica tem sua origem no núcleo derretido da Terra, onde as temperaturas atingem 4.000 ºC. Essa energia é primeiramente produzida pela decomposição de materiais radiativos dentro do planeta. Em fontes geotérmicas, a água, aprisionada em um reservatório subterrâneo, é aquecida pelas rochas ao redor e fica submetida a altas pressões, podendo atingir temperaturas de até 370 ºC sem entrar em ebulição. Ao ser liberada na superfície, à pressão ambiente, ela se vaporiza e se resfria, formando fontes ou gêiseres. O vapor de poços geotérmicos é separado da água e é utilizado no funcionamento de turbinas para gerar eletricidade. A água quente pode ser utilizada para aquecimento direto ou em usinas de dessalinização. 

Roger A. Hinrichs e Merllin Kleinbach. Energia e meio ambiente. Ed. ADBR (com adaptações)

Depreende-se das informações do texto que as usinas geotérmicas:

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...