O petróleo é um óleo inflamável, cuja base de composição é o hidrocarboneto, substância feita de carbono e hidrogênio à qual podem se agrupar átomos de nitrogênio, enxofre e oxigênio, além de íons metálicos, como o níquel e o vanádio.
É originado a partir da decomposição de matéria orgânica, como plantas, animais marinhos e vegetação típica das regiões alagadiças. Ao longo de milhões de anos, essa decomposição foi se acumulando no fundo dos oceanos, mares e lagos e, pressionada pelos movimentos da crosta terrestre, transformou-se na substância oleosa a qual conhecemos hoje.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
O petróleo pode ser encontrado somente em bacias sedimentares, estruturas formadas por camadas de minério ou lençóis porosos de areia, arenitos ou calcários. Para encontrar esses terrenos, utilizam-se três métodos diferentes.
Primeiro, examina-se fotos tiradas por satélites, que mostram as configurações gerais do terreno e os limites de uma bacia.
Em seguida, realiza-se o estudo do terreno por gravimetria, uma análise que permite saber o campo gravitacional da Terra em uma determinada área. Uma vez que as rochas sedimentares têm menos densidade que as maciças, nas regiões com grandes concentrações de sedimentos, a força da gravidade da Terra é ligeiramente menor.
Entretanto, a presença de uma bacia sedimentar não basta. Para que o Petróleo se acumule na região, é necessário haver rochas porosas capazes de absorvê-lo e, essas rochas, por sua vez, devem estar cercadas de rochas impermeáveis, para que a substância não escape.
Por isso, em seguida, realiza-se o método mais importante, que é o estudo sísmico. Neste estudo, simulam-se pequenos terremotos e captam-se os ecos vindos das profundezas por meio de microfones especiais enterrados no solo.
Como cada rocha reflete uma vibração diferente, a partir dos sinais captados é possível produzir uma imagem da composição do subsolo a quilômetros de profundidade. No solo, utilizam-se tratores para realizar vibrações em frequência pré-determinada. No mar, um navio atira bolhas de ar para o fundo com o auxílio de um canhão de ar comprimido.
O que é o petróleo?
O petróleo é uma substância líquida e viscosa composta predominantemente por hidrocarbonetos. Esta substância de cor escura e densidade variável é encontrada em formações rochosas subterrâneas e tem sido uma das principais fontes de energia no mundo moderno.
O petróleo, substância de valor inestimável para a sociedade moderna, desempenha um papel crucial na economia global e no funcionamento cotidiano de várias nações. Trata-se de um recurso natural de origem fóssil, formado ao longo de milhões de anos a partir de matéria orgânica decomposta sob pressão e calor extremos.
Composto principalmente por hidrocarbonetos, o petróleo não apenas impulsiona a indústria energética como também serve de base para a produção de uma vasta gama de produtos químicos e materiais essenciais para a nossa vida moderna.
Como o petróleo é formado?
O petróleo é formado ao longo de milhões de anos a partir de restos de microorganismos, como fitoplâncton e zooplâncton, que se acumularam no fundo de oceanos e lagos antigos. Sob condições anaeróbias (sem oxigênio), esses restos orgânicos são gradualmente transformados devido ao calor e à pressão em hidrocarbonetos - a principal substância do petróleo.