Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Action

Otan: entenda a Organização do Tratado do Atlântico Norte

Geografia - Manual do Enem
Maria Clara Cavalcanti Publicado por Maria Clara Cavalcanti
 -  Última atualização: 1/2/2024

Introdução

A OTAN (Organização do Tratado do Atlântico Norte) foi criada durante a Guerra Fria e consiste em uma aliança intergovernamental militar entre os países do bloco capitalista. Essa organização tinha por objetivo principal que seus países membros fornecessem apoio e defesa militares uns aos outros.

Nato Flagnorth Atlantic Treaty Organization Flag Waving (1)

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Em sua data de origem, no ano de 1949, faziam parte da OTAN 11 países:

  • Estados Unidos;
  • Canadá;
  • Bélgica;
  • França;
  • Itália;
  • Dinamarca;
  • Islândia;
  • Noruega;
  • Portugal;
  • Luxemburgo;
  • Reino Unido.

Até o final de 1999, outros seis países passaram a fazer parte dessa organização:

  • Grécia;
  • Turquia;
  • Alemanha Ocidental;
  • Polônia;
  • República Tcheca;
  • Hungria.

Hoje, 28 países integram a OTAN. 

Em inglês, a sigla da OTAN é NATO (North Atlantic Treaty Organization). A atual sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte fica hoje em Bruxelas, na Bélgica

Índice

O que é a OTAN?

A OTAN, ou Organização do Tratado do Atlântico Norte, é uma aliança militar criada em 1949 para promover a segurança coletiva e a defesa mútua dos países membros. Seu principal objetivo é garantir a paz e a estabilidade na região do Atlântico Norte e proteger os interesses políticos e militares dos seus membros.

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯 

Contexto histórico da OTAN

Para entender o contexto da criação da OTAN é preciso refletir sobre a situação geopolítica no mundo durante a chamada Guerra Fria.

Com o fim dos conflitos da Segunda Guerra Mundial, Estados Unidos e União Soviética ganharam importância e força política e econômica. Entretanto, defendiam sistemas políticos extremamente distintos: enquanto os EUA despontavam como potência e líder do bloco de países capitalistas, a União Soviética, desde a Revolução Russa em 1917, adotava o sistema socialista. 

Foi nesse contexto que, logo após a Segunda Guerra Mundial, alguns países europeus capitalistas decidiram formar uma aliança que servisse para defender a Europa Ocidental. 

Em um primeiro momento, portanto, essa aliança foi feita apenas entre a Bélgica, França, Reino Unido, Luxemburgo e Holanda, no chamado Tratado de Bruxelas

Mais tarde, os Estados Unidos da América - devido a seu imponente poderio militar - foi incorporado ao projeto, junto a outros países, como Portugal, Itália e Canadá. Formou-se, assim, uma nova organização - a OTAN -, em 1949, composta por países do bloco capitalista e com o objetivo de fornecer defesa e apoio militar mútuo entre os países integrantes.

Características da OTAN

Pode-se destacar como principais características e objetivos da Organização do Tratado do Atlântico Norte:

  • defesa mútua e coletiva entre os Estados pertencentes à organização. Ou seja, quando um dos países é atacado, os outros devem agir militarmente em sua defesa;
  • integrar os países do bloco capitalista;
  • padronização e unificação das técnicas, métodos e sistemas dos aparatos militares dos países membros;
  • no período da Guerra Fria, conter o avanço do socialismo no mundo;
  • os representantes do Estados se reúnem com frequência para debater questões pertinentes aos interesses do bloco. 

📝 Você quer garantir sua nota mil na Redação do Enem? Baixe gratuitamente o Guia Completo sobre a Redação do Enem! 📝

O Pacto de Varsóvia 

Seis anos depois da criação da OTAN, em 1955, os países integrantes do bloco socialista se organizaram em uma frente com os mesmos moldes e objetivos que os da Organização do Tratado do Atlântico Norte: integração militar e apoio e defesa mútuos. Essa organização foi criada no Pacto de Varsóvia e acabou por ser fundamental na contenção das revoltas internas nos próprios países membros. 

Faziam parte do Pacto de Varsóvia:

  • União Soviética (URSS);
  • Polônia;
  • Hungria;
  • Albânia;
  • Romênia;
  • República Democrática Alemã;
  • Tchecoslováquia;
  • Bulgária. 

A OTAN, Pacto de Varsóvia e fim da Guerra Fria

Apesar da profunda bipolaridade que o mundo enfrentou durante a Guerra Fria, com países socialistas e capitalistas em constante conflito e altos investimentos nos campos militares em ambos os blocos, não houve batalhas diretas entre os países.

poderio militar dos EUA e da URSS eram tão gigantescos que impediram que o conflito se concretizasse, uma vez que as consequências seriam, sem dúvida, catastróficas.

A partir de 1980, o Socialismo entrou em crise e declínio. Após a queda do Muro de Berlim e o fim da Guerra Fria, o sistema capitalista foi alastrado pelo mundo. O Pacto de Varsóvia chegou ao fim e, por outro lado, a OTAN se fortaleceu. Sua função principal deixou de ser, portanto, a defesa militar e passou a ser a expansão do poderio dos países do bloco capitalista no mundo.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓

A OTAN pós-Guerra Fria

Se no princípio a OTAN tinha como finalidade a proteção militar e o combate à ameaça soviética e dos países aliados no Pacto de Varsóvia, com o fim da Guerra Fria a organização passou a assumir novas funções e a ampliar suas formas de atuação.

Em 1990, por exemplo, interferiu em um conflito em um Estado não-membro, a então Iugoslávia. Diante dos novos desafios globais, principalmente após a Guerra dos Balcãs, a intervenção militar na Líbia e o Atentado de 11 de Setembro, a guerra contra o terrorismo - incluindo ataques preventivos - têm sido de fundamental atenção para a organização.

Legenda: Mapa dos países membros da OTAN.

Plano de estudo gratuito

Está precisando de uma ajuda nos estudos? Então, conheça o plano de estudo da Quero Bolsa: um material completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Baixe o cronograma sem pagar nada clicando aqui.

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
ENEM/2013

O papel da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) alterou-se desde sua origem em 1949. A Otan é uma aliança militar que se funda sobre um tratado de segurança coletiva, o qual, por sua vez, indica a criação de uma organização internacional com o objetivo de manter a democracia, a paz e a segurança dos seus integrantes. No começo dos anos de 1990, em função dos conflitos nos Bálcãs, a Otan declarou que a instabilidade na Europa Central afetava diretamente a segurança dos seus membros. Foi então iniciada a primeira operação militar fora do território dos países-membros. Desde então ela expandiu sua área de interesse para África, Oriente Médio e Ásia.
(BERTAZZO, J. Atuação da Otan no Pós-Guerra Fria: implicações para a segurança nacional e para a ONU. Contexto Internacional, Rio de Janeiro, jan.-jun. 2010 (adaptado))

Os objetivos dessa organização, nos diferentes períodos descritos, são, respectivamente:

A Financiar a indústria bélica – garantir atuação global.
B Conter a expansão socialista – realizar ataques preventivos.
C Combater a ameaça soviética – promover auxílio humanitário.
D Minimizar a influência estadunidense – apoiar organismos multilaterais.
E Reconstruir o continente devastado – assegurar estabilidade geopolítica.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail