A Geografia trabalha com diversas categorias de análise, que servem como ponto de partida para suas análises. A paisagem é uma delas.
Segundo o geógrafo Milton Santos, a paisagem é definida como “tudo aquilo que nós vemos, o que nossa visão alcança” (SANTOS, 1998). Ou seja, tudo aquilo que vemos ao olhar para o horizonte é paisagem. A paisagem pode ser natural ou modificada.
É importante ressaltar também que Santos (1998) afirma que a paisagem “não apenas é formada de volumes, mas também de cores, movimentos, odores, sons, etc.” Ou seja, a nossa percepção da paisagem vai além do olhar, envolvendo também os outros sentidos humanos.
Veremos a seguir alguns tipos de paisagens que, alteradas ou não pelo homem, compõem o espaço geográfico. São elas: paisagem natural, paisagem geográfica, paisagem cultural e paisagem urbana.
A paisagem natural é composta de elementos naturais, ou seja, há pouca ou nenhuma interferência humana nesse tipo de paisagem. Alguns dos elementos naturais presentes são: relevos, fauna, flora, corpos d’água, entre outros.
Paisagens exclusivamente naturais - ou seja, sem nenhuma interferência humana - são raras de se encontrar hoje em dia, pois na busca por lugares inexplorados, o ser humano domesticou a natureza e ocupou a maioria do globo terrestre. Um exemplo de lugar com pouca interferência humana é a Antártida.
A paisagem cultural, que também pode ser chamada de paisagem humanizada, apresenta elementos oriundos da interferência humana no espaço. Alguns elementos são óbvios, como casas e ruas.
Porém, há elementos naturais que, introduzidos pelo homem em um espaço, se tornam elementos culturais. Por exemplo, uma criação de gado, um jardim cuidado e manejado por uma pessoa, ou uma plantação em larga escala, por exemplo, de soja.
A paisagem urbana possui um nome um tanto autoexplicativo. Esse tipo de paisagem está relacionada com o fenômeno da urbanização, que, em conjunto com o avanço da tecnologia, resultou num tipo de paisagem bastante característico.
Alguns dos elementos característicos da paisagem urbana são os prédios, asfaltos, carros, postes, entre outros.
A paisagem geográfica, um dos objetos de estudo da Geografia, é um dos pontos de partida para um geógrafo realizar uma análise do espaço geográfico. O recorte do espaço de análise é o que define a paisagem geográfica.
Trata-se de uma definição complexa, pois cada paisagem se difere tanto pelos elementos que a compõem, quanto pelos diferentes processos de modificação da paisagem pelos quais ela passou.
Basicamente, todos os tipos de paisagem mencionados acima são paisagens geográficas. A depender da especificidade do espaço, outras categorias de paisagens podem ser definidas.
Leia o texto a seguir:
[...] Fechado ao sul pelo morro, descendo escancelado de gargantas até o rio, fechavam-no, a oeste, uma muralha e um vale. De fato, infletindo naquele rumo, o Vaza-Barris, comprimido entre as últimas casas e as escarpas a pique dos morros sobranceiros, torcia para o norte feito um cañon fundo. A sua curva forte rodeava, circunvalando-a, depressão em que se erigia o povoado, que se trancava a leste pelas colinas, a oeste e norte pelas ladeiras das terras mais altas, que dali se intumescem até aos contrafortes extremos do Cambaio e do Caipá; e ao sul pela montanha. [...]
CUNHA, Euclides da. Os Sertões. Disponível em: http://www.dominiopublico.gov.br/download/texto/bv000091.pdf. Acesso em: 4 abr. 2007.
O texto acima descreve um(a):