Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Geografia

Rochas

Angelo Carvalho
Publicado por Angelo Carvalho
Última atualização: 11/10/2018

Introdução

Tipos de Rochas

A litosfera - camada externa da Terra - é uma camada consolidada, sendo formada em sua maior parte por rochas. Estas são um conjunto de minerais que formam corpos identificáveis no espaço. Os geólogos definem um mineral como uma substância de massa inorgânica natural, geralmente sólida e cristalina. O quartzo, feldspato e a mica são exemplos de minerais, cuja união forma o granito, que é uma rocha.

As rochas, no entanto, não são elementos estáticos. Elas foram criadas com o surgimento da Terra e mantêm sua forma durante toda a existência deste planeta, porém fazem parte de ciclos dinâmicos que se relacionam com diversos processos naturais, como a Tectônica de Placas, o vulcanismo, os processos erosivos e os de sedimentação.

As rochas podem ser classificadas, de acordo com o modo em que se originaram em três grupos bastante definidos: 

  • Rochas magmáticas;
  • Rochas sedimentares;
  • Rochas metamórficas.

Rochas Magmáticas (ou ígneas)

São rochas formadas pela solidificação do magma, portanto, formadas diretamente por forças endógenas. Podem ser intrusivas ou extrusivas, dependendo do seu local de solidificação. Ambas apresentam grande resistência ao desgaste, e por isso costumam sustentar relevos mais elevados.

Rochas Magmáticas Intrusivas (plutônicas)

As rochas magmáticas intrusivas ou plutônicas se formam quando o magma consolida-se no interior da crosta terrestre, há vários quilômetros de profundidade. Nesse ambiente endógeno, o resfriamento da rocha ocorre de forma lenta. O granito é um exemplo desse tipo de rocha.

Parede de granito, um exemplo de rocha magmática intrusiva.Parede de granito, um exemplo de rocha magmática intrusiva.  

Rochas Magmáticas Extrusivas (vulcânicas)

As rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas se formam quando o magma se solidifica na superfície terrestre. É importante salientar que o magma, quando expelido pelos vulcões, passa a se chamar lava, material resultante de uma erupção vulcânica. Neste caso, o magma resfria rapidamente, se solidificando na superfície e dando origem a esse tipo de rocha. O exemplo mais comum de rochas magmáticas extrusivas é o basalto.

Basalto, uma rocha magmática extrusiva.Basalto, uma rocha magmática extrusiva.  

Rochas sedimentares

As rochas sedimentares são originadas nos processos de sedimentação, ou seja, da solidificação dos sedimentos retirados de outras rochas pelas forças exógenas. Esses agentes externos modificam as propriedades físicas e características químicas das rochas, causando a desagregação dessas em material residual.

Esses sedimentos são transportados, depositados e sedimentados em outras regiões. Em milhares de anos, este material sofre um conjunto complexo de processos que o convertem em rocha consolidada. 

As rochas sedimentares geralmente apresentam baixa resistência e são responsáveis pela formação de bacias sedimentares. O exemplo mais comum desse tipo de rocha é o arenito.

Arenito, exemplo de rocha sedimentar.Arenito, exemplo de rocha sedimentar.  

Rochas metamórficas

Esse tipo de rocha apresenta forte dependência das forças endógenas, uma vez que são formadas pela transformação de outras rochas preexistentes por meio da atuação de variações de pressão e temperatura. A rocha que dá origem a uma rocha metamórfica recebe o nome de “protólito”. Assim, o calcário é o protólito do mármore, bem como o granito é protólito do gnaisse. 

Mármore, um tipo de rocha metamórfica cuja protólito é o calcário.Mármore, um tipo de rocha metamórfica cuja protólito é o calcário.  

Há rochas metamórficas de tipos diferentes, dependendo da rocha de origem, do grau de metamorfismo e assim por diante. Devido a essas condições, essas rochas apresentam diversas resistências aos processos erosivos

As principais rochas metamórficas são: mármore, micaxistos, filitos, xistos, gnaisse e quartzo. Esse último é um exemplo de rocha metamórfica altamente resistente, sustentando relevos elevados, como o Pico do Jaraguá, na Grande São Paulo.

Quartzo, exemplo de rocha metamórfica de alta resistência.Quartzo, exemplo de rocha metamórfica de alta resistência.   


Exercícios

Exercício 1
(UFRGS/2017)

Considere as afirmações abaixo, sobre os tipos de rochas encontrados na crosta terrestre.
 
 I. Rochas ígneas, formadas pela solidificação do magma em profundidade, são chamadas de vulcânicas.
 II. Rochas sedimentares são formadas a partir da deposição e da litificação de fragmentos de outras rochas da superfície terrestre que sofreram intemperismo e erosão.
 III. Rochas metamórficas são formadas a partir da transformação de rochas preexistentes, submetidas a grandes pressões e a grandes temperaturas.
 
 Quais estão corretas?

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...