Você provavelmente já deve estar acostumado a ouvir sobre notícias de terremotos e os desastres e danos que eles causam. Porém, já se perguntou de onde vem esse fenômeno e porquê ele é tão intenso?
O terremoto, ou abalo sísmico, é gerado pela movimentação das placas tectônicas presentes na Terra, as quais se acomodam sobre o magma distribuído pelas camadas mais interiores do planeta. Quando essas placas se chocam, vibrações são propagadas para a superfície terrestre ou para o fundo do oceano, provocando diversos prejuízos, como perdas de vida e destruição de patrimônios.
Note, então, que os terremotos são mais frequentes em regiões de encontro de placas tectônicas, como Chile e Japão. Isso explica o porquê de o Brasil não possuir muitos terremotos, uma vez que nosso país se localiza no meio de uma placa!
Vale ressaltar, também, que caso as vibrações sejam refletidas no fundo do oceano, ocorrerá um fenômeno conhecido como maremoto (ou tsunami), já que estas vibrações causarão grandes ondas e perturbações.