Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Action

Ku Klux Klan

História Geral - Manual do Enem
Maria Clara Cavalcanti Publicado por Maria Clara Cavalcanti
 -  Última atualização: 27/9/2022

Introdução

A Ku Klux Klan é uma organização surgida nos Estados Unidos logo após a Guerra de Secessão, quando foi abolida a escravidão no país. O grupo acredita na supremacia das pessoas brancas sob as negras, é profundamente racista e antissemita. Com seu auge nas décadas de 1920 e 1930, chegando a contar com milhões de pessoas, seus alvos passaram a incluir negros, judeus, católicos, comunistas e até mesmo liberais. Pequenas células da Ku Klux Klan existem até hoje, não só nos Estados Unidos, como em todo o mundo. 

Índice

Origem

Com o fim da Guerra de Secessãoo destino da população negra recém liberta entrou em discussão. A presença desse grupo, não mais na condição de escravizados, gerou debates em torno do que deveria ser seu destino. Nesse contexto, surgiram inúmeros grupos de afro-americanos organizados que passaram a exigir os mesmos direitos que tinham os brancos no país. 

Descontentes com este cenário, começaram a se formar grupos de supremacistas brancos, formados principalmente por ex-senhores de escravizados descontentes com o fim da escravidão, defendendo a superioridade dos brancos e promovendo violentos ataques racistas

A Ku Klux Klan foi fundada em 1866 no Tennessee, por um grupo de ex-veteranos da Guerra de Secessão. 

A organização

A Ku Klux Klan foi responsável por inúmeros ataques a pessoas negras e defensores dos direitos dos negros nos Estados Unidos. Realizavam incêndios em casas de afro-americanos, espancamentos, assassinatos, enforcamentos, etc. Atacaram escolas e igrejas frequentadas por negros, além das primeiras personalidades negras que ganhavam destaque. Também realizavam cavalgadas durante a noite, onde saíam munidos de tochas, manifestando palavras de ódio contra a população negra. 

O grupo usava uma vestimenta branca com um capuz de ponta pontiaguda, que se tornou sua marca. Acreditavam e investiam na possibilidade da restauração da escravidão em um “império” que se formaria com os estados que haviam perdido a guerra. 

Poucos anos depois de sua criação, a organização ganhou o status de terrorista, muitos de seus líderes foram presos e seus núcleos foram desfeitos. Assim se encerrava o que se considera a primeira fase da organização. 

segunda fase se iniciou em 1915, quando o grupo começa a ressurgir, e foi até 1940. O lançamento do livro The Clansman, de Thomas Dixon, e a produção de filmes racistas, que exaltavam a organização e afirmavam a inferioridade dos negros, marcou este período. Esses foram os anos de maior força da KKK, exercendo, inclusive, forte influência política em alguns estados do Sul. Nesse período, o grupo chegou a contar com 4 milhões de membros. A Grande Depressão, disputas internas e o envolvimento em diversos escândalos fez com que o grupo perdesse força no final da década de 1940. 

Já na terceira fase do grupo, os integrantes da KKK direcionaram seus ataques a pessoas que lutavam em prol dos direitos civis nos Estados Unidos. Quanto mais as leis de segregação iam sendo abolidas, mais ataques foram realizados pela organização, incluindo explosões em igrejas e escolas, assassinatos de ativistas afroamericanos, etc. 

Até hoje existem células do grupo espalhadas pelo país. Estima-se que contem com cerca de 8 mil membros. 

Referências

SELLERS, Charles Grier; MCMILLEN, Neil R.; MAY, Henry F. Uma Reavaliação da história dos Estados Unidos: de colônia a potência imperial. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990, pp.203-213.

SYRETT, Harold C. (org.). “Ku Klux Klan — organização e princípios”. In: Documentos históricos dos Estados Unidos. São Paulo: Cultrix, 1980.

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
IFPE/2018

A organização racista Klu Klux Klan (KKK) surgiu nos Estados Unidos logo após a Guerra de Secessão (1861-1865). O episódio recente de Charlottesville, cidade do Estado americano da Virgínia, no qual supremacistas brancos, no dia 7 de julho de 2017, reivindicaram contra a retirada de uma estátua de um general confederado, mostra, contudo, que o racismo e a intolerância ainda não foram apagados da história dos Estados Unidos. Sobre a Klu Klux Klan, assinale a alternativa CORRETA.

A A Klu Klux Klan, em seu radicalismo racista e xenófobo, chegou a perseguir, além de segmentos negros, judeus, católicos, comunistas e mesmo liberais.
B Trata-se de uma organização criada, exclusivamente, com o propósito de perseguir os segmentos negros da população dos Estados Unidos.
C É um movimento que, ideologicamente, não pode ser associado à extrema direita, uma vez que muitos de seus membros defendem a liberdade de expressão.
D A Klu Klux Klan atuou no passado, em especial nas décadas seguintes à Guerra de Secessão, mas parou de se manifestar no início dos anos 1920, só retornando recentemente.
E É uma organização que pratica a liberdade de expressão e o direito de acreditar na supremacia branca, sendo, por isso, perseguida pela imprensa dos Estados Unidos.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail