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Comparativo em Inglês: superioridade e inferioridade em inglês

Inglês - Manual do Enem
Alanis Zambrini Publicado por Alanis Zambrini
 -  Última atualização: 13/12/2024

Introdução

Os comparativos são uma parte essencial da linguagem, usados para comparar e contrastar coisas, pessoas ou ideias. Com eles, podemos expressar diferentes níveis de semelhança ou diferença entre duas ou mais coisas.

Índice

O que é um comparativo

O comparativo é uma maneira de utilizar um adjetivo ou um advérbio como forma de comparar duas coisas ou duas pessoas. Assim, podemos utilizar o comparativo para contrastar certas características dos sujeitos que fazem parte da frase comparativa. 

Pode parecer muito difícil, mas logo iremos ver que suas regrinhas de formação são relativamente simples e que, com prática, fica fácil sabermos que tipo de comparativo devemos usar.

Veja: Falsos Cognatos em Inglês: o que são e 35 exemplos

Tipos de comparativos

Existem quatro tipos de comparativos dentro da língua inglesa, sendo eles: comparativo de igualdade, comparativo de inferioridade, comparativo de superioridade (dividido em grupos de acordo com o número de sílabas do adjetivo ou do advérbio que usa-se para a comparação) e os comparativos de adjetivos irregulares.

exemplos de comparativos

Todos eles são muito importantes, e possuem funções e significados diferentes entre si.

Igualdade

O comparativo de igualdade é utilizado quando queremos estabelecer uma comparação mais igualitária entre dois elementos. Nele, vamos usar usar duas vezes a palavrinha “as”, que pode ser traduzida por “tanto quanto” ou por “como”. É importante sabermos também que, quando usamos este tipo de comparativo, o adjetivo ou advérbio usado para a comparação se mantém igual.

Vamos ver alguns exemplos de como utilizar o comparativo de igualdade:

  • As mad as a hatter. - Tão louco quanto um chapeleiro/louco como um chapeleiro (expressão inglesa muito utilizada para dizer que alguém é doido).
  • John is as handsome as Thomas. - John é tão bonito quanto Thomas/John é bonito como Thomas.
  • The cake was as tasty as the pie. - O bolo estava tão gostoso quanto a torta/O bolo estava gostoso como a torta.

Inferioridade

O comparativo de inferioridade é usado para falarmos que uma coisa é inferior a outra. Para isso, utilizamos a palavra “less”, que significa “menos que”. Neste tipo de comparativo, o adjetivo ou o advérbio se mantém igual também, havendo apenas o acréscimo do “less” antes dele e a palavra “than” depois, que indica uma comparação.

Vamos ver alguns exemplos de seu uso:

  • She is less pretty than her sister. - Ela é menos bonita do que sua irmã.
  • He is less strong than his father. - Ele é menos forte do seu pai.
  • Susie is less smart than Alice. - Susie é menos esperta do que a Alice.

Superioridade 

O comparativo de superioridade é utilizado quando queremos dizer que alguma coisa é melhor (superior) a outra coisa. Aqui, temos que tomar um pouco mais de cuidado, pois, neste tipo de comparativo, o advérbio e o adjetivo podem mudar ou não

De forma geral, temos a seguinte fórmula para a formação de uma frase comparativa de superioridade:

Sujeito + verbo + adjetivo comparativo + than + objeto.

Além disso, os comparativos de superioridade são divididos de acordo com as sílabas do adjetivo ou advérbio, com suas regras de comparação mudando com essa divisão. Considerando isto, vamos ver cada grupinho e aprender como formamos o adjetivo comparativo em cada caso.

Você sabe a diferença entre comparativo e o superlativo em inglês? A diferença principal nesse caso é que o comparativo serve para comparar duas coisas e o superlativo serve para destacar um elemento em um universo maior (entre três ou mais coisas0.

Com uma sílaba

Quando o adjetivo/advérbio possui apenas uma sílaba, precisamos adicionar o sufixo “-er”, pois é este sufixo que trará uma ideia de comparação de superioridade à frase. 

Uma coisa para ficarmos atentos é a seguinte regrinha: quando o adjetivo for formado por CVC (consoante + vogal + consoante), precisamos dobrar a última letrinha antes de adicionar o sufixo no adjetivo.

Vamos ver alguns exemplos, para facilitar nossa compreensão sobre este tipo de comparativo:

  • My grandfather is funnier than my cousins. - Meu avô é mais engraçado do que os meus primos.
  • Susie is sadder than Anne. - Susie está mais triste do que a Anne.
  • The Eiffel Tower is bigger than my skyscraper. - A Torre Eiffel é maior do que o meu arranha-céu.

Com duas sílabas

Quando o adjetivo/advérbio possui duas sílabas, precisamos adicionar o sufixo “-er”, da mesma forma que fizemos nos adjetivos de uma sílaba.

É importante sabermos que, no caso de adjetivos que terminam com “e”, como simple, adicionaremos apenas uma letrinha “r”. Além disso, em adjetivos que terminam com “y”, como happy, devemos tirar o “y” e colocar um “i” em seu lugar (além de acrescentar o sufixo “-er”).

Parece um pouco complexo, não é? Mas respire fundo, e vamos ver alguns exemplos para que isso fique bem mais fácil de entender:

  • My mother is happier than my father. - Minha mãe está mais feliz do que o meu pai.
  • This book is simpler than the other one. - Este livro é mais simples do que o outro.
  • His car is larger than mine. - O carro dele é maior do que o meu.

Com três ou mais sílabas

Quando o adjetivo/advérbio possui três ou mais sílabas, vamos utilizar a palavra “more” antes dele, pois ela que dará o sentido de “mais do que”. Neste caso, o adjetivo/advérbio se manterá o mesmo, não tendo nenhum sufixo a mais.

Vamos ver alguns exemplos de adjetivos com três ou mais símbolos e seu uso em frases comparativas:

  • These earrings are more expensive than this ring. - Estes brincos são mais caros do que esse anel.
  • This paper is more important than the other one. - Este documento é mais importante do que o outro.
  • The math class is more boring than the history class. - A aula de matemática é mais entediante do que a aula de história.

Comparativos de adjetivos irregulares

Além dos comparativos que já vimos, ainda temos uma categoria que acaba confundindo muita gente. Os comparativos de adjetivos irregulares são exceções das regras gerais de adjetivos comparativos, podendo ser comparados com as exceções que existem nos comparativos da língua portuguesa (como “bom” virar “melhor”, e não “mais bom”, e “ruim” virar “pior”, e não “mais ruim”).

É interessante sabermos que, aqui, são incluídos tanto comparativos com significado de superioridade quanto com significado de inferioridade.

Abaixo, vamos ver uma tabela com os adjetivos irregulares e seus respectivos comparativos:


Adjetivo Comparativo
good (bom) better (melhor)
bad (ruim) worse (pior)
little (pouco) less (menos)
much (muito) more (mais)
far (longe) further/farther (menos longe/mais longe)

Vamos ver alguns exemplos, também, para sabermos a forma correta de usá-los:

  • You play soccer better than I do. - Você joga futebol melhor do que eu.
  • Your painting is worse than her’s. - Sua pintura está pior do que a dela.
  • He ran farther than his brother. - Ele correu mais longe do que seu irmão.
Exercício de fixação
Passo 1 de 3
PUC-PR/2015

 Read the text and answer the question.

Life stress may lead to cognitive developmental delays in children

According to a new study, children living in harsh or unstable environments are more likely to experience learning and cognitive delays by age 4.

Researchers examined the cortisol levels and cognitive delays of 201 children from low-income families in the northeastern United States. It was found that those kids with higher levels of cortisol experienced harsh or insensitive caregiving.

"We discovered that exposure to specific forms of family adversity when children were 2 years old predicted their cortisol profile, which in turn was linked with notable differences in children´s cognitive functioning at age 4," the researchers say. (Disponível em: <http://www.shortnews.com/start.cfm?id=100733> . Acesso em: 16/06/15).

According to the research, we can state that:

  • Children who are more stressed may have cognitive delay.
  • Children who are stresser may have developmental delays.
  • Children from more rich families were evaluated in this research.
  • Children from richer families were evaluated in this research.
  • Children from poorer families were evaluated in this research.
  • A Only II and III are correct.
    B Only I and V are correct.
    C Only IV and V are correct.
    D All the alternatives are correct.
    E Only I and IV are correct.
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