O present perfect continuous (também conhecido como present perfect progressive) é um tempo verbal da língua inglesa, muito usado para indicar que alguma ação começou no passado e está continuando no tempo presente, ou seja, para indicar a continuidade de algum tipo de ação.
Ele se difere um pouco do present continuous justamente por trazer esta ligação entre passado e presente, enquanto este outro tempo verbal apenas fala sobre o presente (como seu nome indica). Mas não se desespere! Vamos aprender muito bem como usar esse tempo verbal, como formar uma frase com ele e quando não usá-lo.
Nós vamos usar o present perfect continuous principalmente quando uma ação começou no passado e ainda está acontecendo no presente.
É interessante notarmos que ele é bem diferente do present continuous, que fala simplesmente de algo que está ocorrendo no momento (por exemplo, I am reading - eu estou lendo), enquanto o present perfect continuous indica que algo começou a ser feito no passado e ainda não terminou (I have been reading for two hours - eu estou lendo faz duas horas), dando uma ideia de continuidade da ação.
Para destacar que a ação ainda está acontecendo e há quanto tempo, é comum usar as palavras for e since. Assim, as frases no present perfect continuous acabam podendo ser traduzidas de dois modos, como mostra o exemplo abaixo:
Além disso, o present perfect continuous pode ser usado para indicarmos ações que vêm acontecendo recentemente, ou que vêm ocorrendo com uma certa frequência. Assim, essas frases darão mais ênfase na frequência das ocorrências, principalmente usando as palavrinhas recently (recentemente) e lately (ultimamente).
Vamos ver dois exemplos desse uso:
O present perfect continuous é composto por dois elementos principais: o present perfect do verbo to be (have/has been) e o present participle do verbo principal (radical + "ing").
Assim, temos a seguinte regrinha de formação em frases afirmativas:
Sujeito + has/have been + verbo principal (radical + ing) + resto da frase
Não se esqueça de que quando o sujeito for it, she ou he (ou equivalente a eles) temos que usar o has, e quando for you, we, I ou they (ou equivalente a eles), vamos usar o have.
Além disso, precisamos nos atentar para as frases negativas e interrogativas. Nas frases negativas, basta adicionarmos o not depois do have ou do has (para expressarmos a negação) ou usamos suas forma contraídas, que são as palavrinhas haven’t e hasn’t.
Já nas frases interrogativas, temos a seguinte ordem (que é a inversão da ordem da frase afirmativa):
Has/have + sujeito + been + verbo principal (radical + ing) + resto da frase
Agora que você entendeu certinho quando usamos o present perfect continuous e como formamos frases nesse tempo verbal, vamos ver alguns exemplos para não esquecermos nunca mais desse assunto:
É muito importante também sabermos que existem alguns verbos em inglês que não costumam ser usados no present perfect continuous: os chamados non-continuous verbs.
Alguns exemplos desses verbos são:
Além disso, temos alguns verbos que são chamados de mixed verbs, que podem ou não ser usados na forma contínua, dependendo de seu significado. Alguns exemplos são os verbos have, feel, appear, look, miss, think, see, smell, taste etc.
Assim, tanto os verbos citados acima, quanto os mixed verbs, ficam melhor se conjugados apenas no present perfect, pois assim evitamos cometer algum erro gramatical ao tentarmos conjugá-los no present perfect continuous.
Vamos ver um exemplo dessa regrinha, só para isso ficar mais claro:
Indicate the alternative that best completes the following sentence:
She __________ for you since 4 p.m.