A Lei dos Senos relaciona os lados de um triângulo qualquer com os senos dos ângulos opostos. Isso é útil quando temos um triângulo que não é retângulo e queremos encontrar os comprimentos dos lados. Já a Lei dos Cossenos nos permite calcular um lado de um triângulo usando os outros lados e um ângulo.
Quando usar Seno e quando usar Cosseno?
Seno (sin):
- Use a função seno quando você souber o comprimento do cateto oposto e desejar encontrar a razão entre o cateto oposto e a hipotenusa.
- A função seno é útil quando você está trabalhando com a medida de um ângulo e os comprimentos do cateto oposto e da hipotenusa.
Cosseno (cos):
- Use a função cosseno quando você souber o comprimento do cateto adjacente e desejar encontrar a razão entre o cateto adjacente e a hipotenusa.
- A função cosseno é útil quando você está trabalhando com a medida de um ângulo e os comprimentos do cateto adjacente e da hipotenusa.
Revisado por: Ferdinando Caíque Genghini Dantas Lobo
Formado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), com mestrado na área pela Profmat - Unicamp. Atua como professor de Matemática desde 2012, nos colégios Asther (Campinas-SP) e Villa Lobos (Amparo-SP).