A soma (ou adição) é uma das operações matemáticas mais frequentes no cotidiano, podendo envolver tantos númerospositivos quanto negativos.
Os sinais negativos são os principais causadores de dúvidas nesta operação. Para facilitar a soma envolvendo elementos com sinais negativos, é necessário conhecer a regra de sinal para a soma.
Ao se somar dois números positivos, o resultado será positivo.
Ao se somar dois números negativos, o resultado será a soma dos módulos desses dois números colocando-se o sinal negativo ao lado esquerdo da soma final.
Ao se somar um número positivo com um número negativo, basta pegar o maior número, em módulo, e dele subtrair o módulo do menor número.
Caso o maior número, em módulo, seja negativo, deve-se colocar um sinal negativo no resultado. Se o maior número for positivo, o resultado será positivo.
Para se obter o módulo de um número real basta considerar o número com sinal positivo.
Por exemplo, o módulo de |-2| é igual a 2; o módulo de |-34,67| é igual a 34,67, o módulo de |-35| é igual a 35.
📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚
🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓
Uma maneira intuitiva para se guardar a regra de sinal para a soma é interpretar um número com sinal negativo como sendo uma dívida e interpretar um número positivo como o valor que está sendo pago.
Por exemplo, a expressão “-15 + 8” pode ser entendida como:
Tenho uma dívida de 15 e estou pagando 8. Desta forma, continua existindo uma dívida de 7, ou seja, o resultado é -7.
Mais um exemplo prático: a expressão “31 - 20” pode ser entendida como:
Tenho uma dívida de 20 e estou pagando 31. Assim, tenho um saldo positivo de 11. Ou seja, o resultado é 11.
É muito comum no cotidiano que apareçam expressões de soma que envolvem números com vírgula, ou seja, os chamados números decimais.
Em somas com esses números, a regra de sinal continua válida, sendo necessário apenas uma atenção especial para a maneira com que esses números devem ser somados devido à posição da vírgula.
Em um número decimal, a parte que está à direita da vírgula é chamada de parte decimal e a parte que está à esquerda da vírgula é chamada de parte inteira.
Na soma de dois números decimais, é preciso somar a parte decimal de um deles com a parte decimal do outro.
Da mesma forma, também é necessário somar a parte inteira de um deles com a parte inteira do outro. Confira os próximos exemplos.
Para facilitar a soma de números decimais, você deve posicionar uma vírgula abaixo da outra (alinhadas).
No primeiro exemplo, perceba que um 0 foi adicionado após o 9 no número 8,9. Saiba que, ao adicionar um 0 depois do último número à direita da vírgula, o número não é alterado. O mesmo ocorre caso seja adicionado um 0 antes do primeiro número à esquerda da vírgula.
Pode-se preencher os espaços vazios dos números com 0 para que na soma os números possuam a mesma quantidade de casas decimais, com o intuito de facilitar os cálculos.
Some os números e mantenha o sinal.
Subtraia os números e mantenha o sinal do maior.
Paulo vai à feira e faz uma compra no valor de R$115. Ao chegar em casa percebe que esqueceu de comprar um produto que custava R$3,24. Qual seria o valor total da compra caso Paulo não tivesse esquecido tal produto?