Info Icon Ajuda Help Icon Ajuda
Português

Pretérito mais-que-perfeito

Bianca Ferraz
Publicado por Bianca Ferraz
Última atualização: 13/8/2018

Introdução

Na língua portuguesa, temos três tempos verbais: o presente, o pretérito e o futuro

  • O presente designa as ações que acontecem no mesmo momento do enunciado. 
  • O futuro se refere a ações que ainda estão por acontecer, ou seja, que estão em um tempo à frente daquele em que se fala. 
  • O pretérito, por sua vez, diz respeito às ações que já ocorreram e que, portanto, estão situadas em um momento anterior àquele em que o enunciado é construído.

O pretérito, no entanto, apresenta subdivisões. Essas subdivisões são:

  • pretérito perfeito;
  • pretérito imperfeito;
  • pretérito mais-que-perfeito.

Cada um deles é utilizado em circunstâncias específicas, fornecendo pistas sobre o tempo em que a ação verbal expressa ocorreu ou, ainda, sobre o fato de uma ação ter sido finalizada ou interrompida no tempo passado.

Sabendo disso, é importante conhecer os usos de cada uma dessas formas a fim de melhor compreender os sentidos que elas podem estabelecer.

Pretérito perfeito

O pretérito perfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, foi finalizada.

É relevante destacar que, fazendo uma análise etimológica, pode-se perceber que o termo “perfeito” significa “completamente acabado”. 

Assim, a própria denominação indica que ações podem ser designadas pelas formas verbais no pretérito perfeito. Leia um exemplo:

Pedro tomou banho.

Note que se trata de uma ação finalizada no passado.

Pretérito imperfeito

O pretérito imperfeito é aquele que se refere a uma ação anterior ao momento da fala e que, no tempo passado a que pertence, não foi finalizada, podendo ter sido, por exemplo, interrompida por outro acontecimento. Observe:

Quando sua mãe chegou, Pedro estava tomando banho.

No exemplo acima, a ação de tomar banho foi interrompida pela chegada da mãe.

O pretérito imperfeito pode ser usado, também, para fazer referência a hábitos ou atividades usuais. Confira um exemplo:

Eu costumava caminhar aos domingos.

Pretérito-mais-que-perfeito

O pretérito mais-que-perfeito, por sua vez, é utilizado para fazer referência a uma ação que ocorreu em um passado longínquo, como acontece nos contos de fada, obras em que esse tempo verbal aparece de forma bastante expressiva.

Além disso, ele é utilizado quando desejamos expressar uma ação passada que aconteceu anteriormente a outra ação também passada

Nesse caso, o pretérito mais-que-perfeito serve como um marcador que indica que a ação que ele expressa ocorreu em um tempo mais distante, anterior, do que as outras ações designadas pelos outros pretéritos.

Formação do pretérito mais-que-perfeito

O pretérito mais-que-perfeito é formado a partir da 3ª pessoa do plural do pretérito perfeitodo indicativo

Deve-se retirar a terminação -m do verbo e acrescentar as desinências de pessoa para que se tenha o pretérito mais-que-perfeito. Leia a conjugação de um verbo nesse tempo:

Verbo: vir

3ª pessoa do plural do pretérito do indicativo: vieram

Eu viera

Tu vieras

Ele viera

Nós viéramos

Vós viéreis

Eles vieram

O pretérito mais-que-perfeito épouco utilizado na linguagem coloquial, aparecendo com maior frequência em contextos bastante formais e marcados por uma linguagem mais rebuscada

No dia-a-dia, quando há a necessidade de utilizar esse tempo verbal, aparece, em geral, o pretérito mais-que-perfeito composto.

O pretérito mais-que-perfeito composto é formado a partir do verbo auxiliar haver conjugado no pretérito imperfeito do indicativo e do verbo principal no particípio passado. Veja um exemplo de como isso se dá:

Verbo no infinitivo: fazer

Particípio passado do verbo: feito

Eu havia feito a tarefa.

Na linguagem falada, é comum que o verbo haver seja substituído pelo verboter, o que não é, entretanto, recomendado pela modalidade padrão culta da língua. Nesse registro mais coloquial, tem-se a seguinte construção:

Eu tinha feito a tarefa.

Ilustração: Rapaz corpulento de camiseta, short e tênis acenando

Inscreva-se abaixo e receba novidades sobre o Enem, Sisu, Prouni e Fies:

Carregando...