Outro termo sinônimo de condensação é a liquefação. Falamos de liquefação quando nos referirmos a transformação física de um gás para o estado líquido, e quando estamos falando de vapor d’água utilizamos o termo condensação.
Essa mudança de estado físico pode ser atingida quando o gás tem sua temperatura diminuída ou quando o gás é submetido a pressões extremas, de modo geral, o estado de um gás segue seu diagrama de fases e quando avança a linha de saturação de gás para líquido, temos o fenômeno da liquefação.
Quando a pressão de um gás aumenta, as partículas se aproximam e cresce o número de colisões entre as moléculas e com as paredes do sistema, perdendo energia cinética até atingir a saturação, ponto exato do estado termodinâmico que a divide em líquido e vapor. Nesse momento qualquer perturbação como a diminuição da temperatura ou aumento da pressão do sistema faz com que o gás se transforme em líquido.
A condensação do vapor está associada a diversos fenômenos da natureza e alguns de extrema importância para a manutenção da vida no planeta terra, compondo o chamado ciclo da água, que é responsável pelas características climáticas do planeta, pelas condições de crescimento das plantas e do funcionamento dos corpos d’águas como rios, lagos e oceanos.
As nuvens são principalmente formadas por gotículas muito pequenas de água e cristais de gelo. Essas gotículas ocorrem devido a condensação do vapor em altas altitudes, quando se unem e se tornam uma massa pesada de água, precipitam em forma de chuva.
Mesmo em um dia sem nuvens a água está presente como gotículas muito pequenas no ar, compondo a umidade do ar visível na ‘’fumaça’’ quando respiramos nos dias frios, ou quando embaçamos a superfície de um espelho. O que nos permite visualizar a água presente no ar nessas situações descritas é a condensação. Quando uma superfície fria é colocada em contato com o ar atmosférico, o vapor condensa nesta superfície formando gotículas de água de diversos tamanhos.
Esse fenômeno está presente nos óculos embaçados quando saímos de um lugar frio e entramos em um ambiente quente, na superfície de espelhos quando tomamos banho ou no exterior de garrafas de refrigerantes e até nos rastros que são deixados pelos aviões denominada trilhas de condensação.
A condensação é utilizada para fornecer água a regiões áridas que sofrem com a falta de disponibilidade de água, são projetadas estruturas coletoras capazes de condensar o vapor presente no ar e disponibilizar para o consumo humano.
A principal aplicação tecnológica que a condensação proporciona é a destilação. A água destilada é utilizada na indústria e em laboratórios de ciência. A destilação consiste na vaporização da água seguida de sua condensação. A vaporização separa a água dos outros componentes como sais ou óxidos, e sua condensação fornece a purificação da água.
A destilação também é utilizada para concentrar soluções, como as bebidas alcoólicas chamadas de bebidas destiladas, pois atinge-se uma alta concentração de álcool a partir do processo de destilação. A água destilada pode ser utilizada também para preparação de medicamentos, como reagentes ou solventes.