Lewis criou uma forma para ilustrar a localização dos elétrons em um átomo, na qual os elétrons são representados por meio de pontos ao redor do símbolo do elemento, como mostrado na Tabela 1. O número de elétrons disponíveis para a ligação é indicado por pontos desemparelhados. Esses símbolos são chamados de símbolos de Lewis.
Símbolos de Lewis
A formação do composto iônico pode ser representada pela estrutura de Lewis e seu íon-fórmula. A fórmula eletrônica de Lewis representa os elementos e os elétrons da sua camada de valência, chamados de elétrons de valência, indicando-os por • ou x. Como exemplo, temos o cloreto de sódio (sal de cozinha):
Como podemos ver na fórmula acima, o número total de elétrons cedidos deve ser igual ao número total de elétrons recebido, ou seja, na formulação de um composto iônico, a carga elétrica total do(s) cátion(s) deve neutralizar a carga elétrica total do(s) ânion(s). O esquema geral de formulação se encontra abaixo:
Ax+ + By- ↔ AyBx
No caso do cloreto de sódio, temos: Na+ + Cl- ↔ NaCl
Outros exemplos: Fe+3 + O-2 ↔ Fe2O3
H+ + O-2 ↔ H2O
H+ + (SO4)-2 ↔ H2SO4
A ligação covalente, por sua vez, pode ser representada das seguintes formas:
-
Fórmula eletrônica, fórmula de Lewis ou estrutura de Lewis: o compartilhamento de elétrons é representado por bolinhas (•) dentro de retângulos.
-
Fórmula estrutural plana: o par de elétrons compartilhados são representados por traços ( – ) que unem os átomos que participam da ligação.
-
Fórmula molecular: mostra quais e quantos átomos têm a molécula.
Representações da ligação covalente