Logo da Quero Bolsa
Como funciona
  1. Busque sua bolsa

    Escolha um curso e encontre a melhor opção pra você.


  2. Garanta sua bolsa

    Faça a sua adesão e siga os passos para o processo seletivo.


  3. Estude pagando menos

    Aí é só realizar a matrícula e mandar ver nos estudos.


Action

Narcisismo

Sociologia - Manual do Enem
Natália Cruz Publicado por Natália Cruz
 -  Última atualização: 18/10/2022

Introdução

O narcisismo é um dos vários tipos de transtorno de personalidade existentes e estudados desde o século XIX. O termo faz referência ao mito grego de Narciso, jovem belíssimo, filho da ninfa Liríope e do deus dos lagos Céfiso.  Na infância, a mãe de Narciso recebeu a previsão de que o filho só viveria muito se não visse sua própria imagem.

Já na adolescência, o belo jovem despertou o interesse de vários pretendentes, entre eles a ninfa Eco, que por uma maldição de Hera, repetia sempre as últimas palavras que ouvia. Narciso, negava todas as investidas de pretendentes e fez o mesmo com a ninfa, que enfurecida, clamou aos deuses pela punição do jovem, que atenderam as súplicas da ninfa.

Ao caminhar por um bosque, Narciso vê na água seu próprio reflexo e por não saber como era sua imagem, apaixona-se pelo que vê. O amor de Narciso, no entanto, não foi correspondido. Deprimido, o jovem se recusa a sair da beira da água, na esperança de conquistar seu amor. Depois de muita espera, Narciso definha até a morte e no local, nasceu uma flor branca e amarela, chamada de narciso. 

📚 Você vai prestar o Enem? Estude de graça com o Plano de Estudo Enem De Boa 📚

Índice

O que é o Narcisismo?

O Narcisismo, também chamado de Transtorno de Personalidade Narcisista, é uma condição mental em que o indivíduo, geralmente, se enxerga como superior aos outros. O narcisista, no geral, entende que é mais bonito, mais inteligente, mais articulado e mais especial  do que qualquer outro indivíduo do seu círculo social. 

Além do senso de  superioridade, pessoas narcisistas podem apresentar comportamentos que buscam pela constante atenção e admiração do grupo social em que estão inseridos, comportamentos de grandeza, necessidade de ser o centro das atenções. O narcisista em geral, apresenta também falta de empatia com o próximo e comportamentos vaidosos, agressivos e insegurança ao lidar com os demais ou com situações cotidianas. 

O transtorno caracteriza-se por desvios constantes na forma como a pessoa pensa, percebe o mundo ao seu redor e se relaciona com outros. A pessoa com Transtorno de Personalidade Narcisista pode enfrentar, no decorrer da vida, dificuldades para gerir suas próprias emoções e a construção de relações sociais, uma vez que tem o senso de sua própria importância inflado e necessita, constantemente, de atenção, admiração e valorização dos atos que faz e de si próprio, enquanto pessoa. Pessoas com o Transtorno de Personalidade Narcisista podem se sentir desapontadas, frustradas e infelizes quando não recebem todas as atenções e holofotes que acreditam merecer.

Importante destacar que as características acima citadas e que serão desenvolvidas adiante são características gerais. O indivíduo com Transtorno de Personalidade Narcisista não precisa, obrigatoriamente apresentar todos os comportamentos e alguns podem ser mais expressivos e acentuados que outros, dependendo da pessoa.    

Businessmen Gca5b929d7 1280

Sentimento de superioridade em relação aos demais.

Causas do Transtorno de Personalidade Narcisista

De maneira geral, o Transtorno de Personalidade Narcisista se desenvolve a partir de fatores genéticos e ambientais. Geralmente, a combinação dos dois fatores causam no indivíduo com transtorno as diferentes características com diferentes intensidades.

Fatores genéticos

Dentre as causas genéticas, pesquisadores, psiquiatras e estudiosos de distúrbios mentais, constataram através de pesquisas, que pessoas com o Transtorno de Personalidade Narcisista, apresentaram volumes menores de massa cinzenta na parte superior esquerda do cérebro, chamada de ínsula esquerda. É na ínsula esquerda que estão as áreas do cérebro diretamente ligadas à empatia, compaixão, funcionamento cognitivo e regulação emocional.

Fatores ambientais

Ainda com base em pesquisas e estudos, os cientistas  apontam que muitos dos traços da personalidade narcisista se desenvolvem, quando durante a infância, o indivíduo tem contato com algumas situações ou comportamentos abaixo citados.

  • Exposição a constante manipulação psicológica de pais, colegas ou pessoas próximas;
  • Excesso de elogios aos bons comportamentos e excesso de críticas a comportamentos comuns ou mau comportamento;
  • Sofrer abusos psicológicos durante a infância;
  • Receber cuidados familiares inconstantes, inconsistentes, pouco confiáveis ou imprevisíveis;
  • Receber constantemente, feedbacks pouco realistas e que permitam a análise comportamental do indivíduo.
  • Ser excessiva e constantemente exaltado pela aparência física ou por ações e atitudes tomadas.

Como o Narcisismo se manifesta?

Os primeiros traços de comportamento de pessoas com Transtorno de Personalidade Narcisista podem surgir na infância ou começo da adolescência. É importante reafirmar que nem todo Narcisista irá, necessariamente, apresentar todos os traços. Do mesmo modo, a intensidade das características pode variar de indivíduo para indivíduo. Abaixo serão apresentados alguns dos traços mais comuns e que podem ser levados em consideração por especialistas para que o diagnóstico de Narcisismo seja feito.

Sentimento de superioridade 

Grande parte das vezes, pessoas com Transtorno de Personalidade Narcisista acreditam ser superiores e especiais em relação aos demais e quase sempre minimizam seus próprios defeitos. No geral, tomados pela certeza de superioridade, procuram, sempre que possível, se relacionarem com pessoas que eles também considerem superiores ou tão bons quanto si mesmo e que possam, a partir das relações e contatos estabelecidos, favorecer o narcisista. Em relação àqueles que o narcisista considera inferiores, o narcisista geralmente apresenta um comportamento ríspido, ácido e repleto de julgamentos, tudo isso para aumentar a própria sensação de superioridade e importância em relação ao outro.

Falta de empatia

Em relação ao outro e considerando as relações que são estabelecidas no meio social, os narcisistas,muitas vezes, apresentam pouca preocupação com os sentimentos e necessidades do outro. Por, geralmente, se considerarem superiores, os sentimentos e necessidades das outras pessoas são irrelevantes e não merecem as atenções do narcisista.

Anseio por atenção e admiração

A auto afirmação e a certeza de serem superiores não basta para o narcisista , o indivíduo com o transtorno precisa ser alvo de admiração das outras pessoas, precisa que os outros o considerem superior, melhor e mais especial em relação aos demais. O narcisista sente a necessidade de ser bajulado e de saber que outros, especialmente aqueles que eles consideram inferiores, enxergam o narcisista como um modelo de beleza, comportamento e atitude. O reconhecimento e a atenção do outro, reforçam o sentimento de superioridade e colaboram com os pensamentos enaltecedores  e a certeza que merecem  tratamento especial e atenção diferenciada para o aquele que tem o transtorno, afinal ele é especial e o melhor em tudo que faz.

Necessidade de Grandeza

Pessoas com o transtorno tendem a exagerar, principalmente sobre coisas relacionadas a sua vida, seus ganhos, suas capacidades e sua superioridade em relação aos demais. A necessidade de grandeza aparece, geralmente, atrelada à necessidade de superioridade, afinal, o narcisista entende ele próprio e tudo que ele faz é melhor, mais importante e mais especial do que o dos outros.

Sensação de ser o centro de tudo

Narcisistas por se considerarem melhores e mais importantes que os demais, entendem que, por conta disso, devam ser o centro de todas as atenções e elogios, afinal, não há quem não queira elogiar ou dar todos os créditos a alguém tão incrível, tão capaz e tão especial. Geralmente, quando contrariados ou quando postos de lado, deixando de ser o centro das atenções, elogios e discussões, narcisistas tendem a se irritar, ter comportamento agressivo, diminuir e humilhar aqueles que considera inferiores.

Vaidade e superficialidade

A pessoa com o transtorno, por se enxergar como superior, é vaidosa, tanto fisicamente quanto social e culturalmente. O narcisista faz questão de estar sempre bem vestido, perfumado, com roupas e sapatos elegantes. Social e culturalmente, procura sempre se sobressair dos demais demonstrando ser mais inteligente, mais esperto, mais entendido e cultivando relações com pessoas influentes.

A manutenção das relações a partir da vaidade, se desenvolvem quase sempre, de forma mais superficial, pois a intenção do narcisista é estar no centro das atenções, ser reconhecido como o melhor e mais especial e por isso, não está realmente interessado em aprofundar conhecimentos, o  conhecimento mais superficial já se torna suficiente para que ele possa se destacar dos demais, fazendo parecer que sabe muito, ou que entende muito  do assunto que está tratando.

Acrobat Gf80cc8025 1280

Exercícios, vaidade e exaltação do corpo.

Manipulação

Muitos narcisistas criam em suas mentes uma realidade paralela e fantasiosa, em que o indivíduo é o melhor em tudo, o mais especial. Para que, efetivamente, consiga ser o centro das atenções, muitas vezes o narcisista manipula as pessoas ao seu redor para que possa conseguir benefícios, favores ou atingir posições sociais, que de acordo com as fantasias criadas pelo indivíduo com o transtorno, sejam condizentes com a condição especial que ele se encaixa.

As manipulações podem ser sutis, diretas ou psicologicamente violentas. O fato é que narcisistas mantém um ciclo constante de manipulação a fim de atingirem o que desejam e quanto mais conseguem enganar os outros e obter favores e condições especiais, mais acreditam que são realmente melhores do que os que estão ao seu redor.

Puppet G0ea93561f 1280

 Manipulação

Insegurança

Em um estudo publicado em 2022 pelo Departamento de Psicologia da Universidade de Nova York, os pesquisadores apontam que pessoas com o Transtorno de Personalidade Narcisista, em grande parte das vezes, sofrem de insegurança e ansiedade, são apegados as fantasias de grandeza e superioridade e muito sensíveis à crítica.

A insegurança, muitas vezes, vem do fato da constante necessidade de aprovação dos outros. Um narcisista precisa do reconhecimento e da bajulação de outros para se auto afirmar, por isso, busca sempre pela aprovação do outro e pelo reconhecimento de suas grandezas e importância.

Agressividade

O senso exagerado de auto importância e superioridade, fazem com que o narcisista adote comportamentos agressivos em relação ao outro. Bullying, agressões verbais, comentários sobre o corpo, habilidades, educação e círculo social são feitos pelos narcisistas a fim de diminuir o outro e garantir sua autopromoção e superioridade.

Os traços de comportamentos narcisistas apresentados acima, quase sempre estão interligados e se complementam. Para garantir seu sentimento de grandeza e superioridade, por exemplo,  narcisista age de forma agressiva, pouco empática e egoísta e mascara suas inseguranças e fragilidades. 

🎯 Simulador de Notas de Corte Enem: Descubra em quais faculdades você pode entrar pelo Sisu, Prouni ou Fies 🎯 

Tratamentos

Após o diagnóstico, que deve ser feito por especialistas, a pessoa com Transtorno de Personalidade Narcisista deverá começar tratamento psicoterápico, dependendo da intensidade dos traços, o tratamento multidisciplinar com apoio de  psiquiatra e psicanalista deve ser considerado para o sucesso do tratamento.

Não existe um medicamento específico que trate o narcisismo, mas os médicos podem receitar remédios que ajudem a tratar casos de ansiedade e depressão. O tratamento psicoterápico, por sua vez, ajuda o narcisista a melhorar os traços que dificultam a vida e as relações do indivíduo com o transtorno.

Diferença entre Narcisismo e Egocentrismo

Embora narcisistas e egocêntricos partilhem alguns traços de comportamento como o sentimento de superioridade e a falta de empatia, algumas diferenças marcam o narcisista e o egocêntrico. No entanto, é bastante difícil não confundir um narcisista com um egocêntrico, por isso, o diagnóstico deve ser feito apenas por especialistas.

O indivíduo egocêntrico, no geral, está interessado nas próprias necessidades, as necessidades ou demandas dos outros são menores e menos importantes do que as do indivíduo egocêntrico. O narcisista por sua vez, geralmente tem um senso inflado da sua própria auto estima, grandeza e importância. Tanto narcisistas quanto egocêntricos desejam ser sempre o centro das atenções.

Diagnóstico do Narcisismo

O diagnóstico do narcisismo deve ser feito por especialistas, que a partir da análise dos traços de comportamento, podem dizer se o indivíduo tem ou não o transtorno. Todo e qualquer tipo de diagnóstico deve ser feito por especialistas, que possuem os meios e conhecimentos adequados para diagnosticar e indicar os melhores tratamentos.

Recomendações 

É importante que caso haja desconfiança que o indivíduo seja narcisista, é importante garantir o apoio, principalmente familiar, e garantir que o indivíduo em questão busque auxílio psicológico. O diagnóstico e a indicação de tratamento devem ser feitos apenas por profissionais, preferencialmente, da saúde mental.  O auto diagnóstico ou o diagnóstico feito por familiares além de perigoso, pode piorar os traços do narcisista e não garantir tratamento efetivo.

Como lidar com alguém Narcisista?

Lidar com narcisista não é tarefa fácil, ainda mais se o indivíduo tiver traços mais exaltados. O importante é que as pessoas do círculo social, estimulem o narcisista a buscar tratamento e apoio profissional, além de servirem como base de apoio para que o indivíduo não abandone o tratamento.

Como alguns dos traços são identificados na infância ou início da adolescência, é importante que a ajuda psicológica e o diagnóstico profissional possam ser feitos já durante essa idade, o que pode colaborar com a melhora da qualidade de vida do narcisista, da família e pessoas próximas.

Conclusão

O Transtorno de Personalidade Narcisista é um transtorno de personalidade que o indivíduo se entende como superior e mais importante que os demais de seu círculo social. O narcisista pode apresentar traços mais sutis ou mais evidentes, que podem ser percebidos na infância ou início da adolescência. É importante que o indivíduo seja diagnosticado por especialistas e inicie o tratamento indicado para que tenha melhor qualidade de vida.

🎓 Você ainda não sabe qual curso fazer? Tire suas dúvidas com o Teste Vocacional Grátis do Quero Bolsa 🎓 

Plano de estudo gratuito

Está precisando de uma ajuda nos estudos? Então, conheça o plano de estudo da Quero Bolsa: um material completo, com textos, vídeo-aulas e exercícios com resolução. Baixe o cronograma sem pagar nada clicando aqui.

Plano de estudo gratuito

Exercício de fixação
Passo 1 de 3
Quero Bolsa

O mito de Narciso 

Narciso era um belo rapaz, filho do deus Céfiso e da ninfa Liríope. Por acasião de seu nascimento, seus pais consultaram o oráculo Tirésias para saber qual seria o destino do menino. A resposta foi que ele teria uma longa vida, se nunca visse a própria face.

Muitas moças e ninfas apaixonaram-se por Narciso, quando ele chegou à idade adulta. Porém, o belo jovem não se interessava por nenhuma delas. A ninfa Eco, uma das mais apaixonadas, não se conformou com a indiferença de Narciso e afastou-se amargurada para um lugar deserto, onde definhou até que somente restaram dela os gemidos. As moças desprezadas pediram aos deuses para vingá-las.Nêmesis apiedou-se delas e induziu Narciso, depois de uma caçada num dia muito quente, a debruçar-se numa fonte para beber água. Descuidando-se de tudo o mais, ele permaneceu imóvel na contemplação ininterrupta de sua face refletida e assim morreu. No próprio Hades ele tentava ver nas águas do Estige as feições pelas quais se apaixonara.

(http://tempo-de-ler.blogspot.com)

Toda narrativa mítica veicula uma espécie de lição de ordem moral, comportamental, podendo mesmo estabelecer algum tipo de censura ou coerção, no âmbito das relações de convívio interpessoal, familiar ou social. Concorre para a dimensão trágica do mito narcísico a ocorrência descomedida do traço de sua personalidade literária, identificado como

A Egoísmo, por não querer ver a beleza de mais ninguém.
B Vaidade, já que não conseguia parar de se admirar.
C Orgulho, pois todos o consideravam muito bonito.
D Parcialidade, porque não conseguia admitir os próprios defeitos.
E Altruísmo, visto que usava sua beleza para ajudar as mulheres.
Prepare-se para o Enem com a Quero Bolsa! Receba conteúdos e notícias sobre o exame diretamente no seu e-mail