Engenharia de Segurança do Trabalho na FINACI
- Pós-graduação
- 18 meses
- 25 disciplinas
- Bolsas a partir de R$ 477,60
Como é o curso de Engenharia de Segurança do Trabalho na FINACI?
Engenharia de Segurança do Trabalho é a área que identifica e preveni riscos no ambiente laboral, garantindo a segurança dos trabalhadores. Os profissionais do setor desenvolvem soluções técnicas para minimizar acidentes, monitoram o cumprimento de normas regulamentadoras e implementam medidas de prevenção de saúde e segurança.
Resumo do curso
Área de conhecimento: Engenharias
Duração: em média, 2 anos
O que você vai aprender?
Gestão Do Tempo
Liderança E Gestão De Pessoas
Storytelling
Metodologia Da Pesquisa Científica
Como é a faculdade FINACI
Resumo da faculdade
- mais de 640 alunos matriculados
- mais de 30 docentes
- 12 cursos de graduação e 114 de pós-graduação
- 25 unidades
Dúvidas mais frequentes
A FINACI se destaca por sua infraestrutura moderna, que integra laboratórios equipados para lições nas áreas de saúde, engenharia e tecnologia. Esses espaços permitem o desenvolvimento de habilidades práticas valorizadas no mercado de trabalho.
Além das instalações físicas, a FINACI adota a plataforma de e-learning, Adobe Connect, proporcionando flexibilidade e otimizando os processos educacionais à distância. A faculdade também é reconhecida pela qualidade de seus cursos na área da saúde, com o curso de Enfermagem, avaliado com nota máxima pelo MEC.
Outro diferencial é a parceria com governos e empresas para a realização de projetos educacionais e treinamentos específicos, como o PRONATEC e o Programa VENCE, além de treinamentos corporativos.
O curso de Engenharia de Segurança do Trabalho é uma pós-graduação destinada a engenheiros que desejam se especializar na prevenção de riscos no ambiente laboral. Com duração média de 18 a 24 meses, o programa combina aulas teóricas e atividades práticas, abordando temas como ergonomia, higiene ocupacional, legislação de segurança e controle de riscos ambientais.
A metodologia adotada envolve estudos de caso, simulações e a aplicação de normas regulamentadoras em cenários reais, com o objetivo de preparar o aluno para identificar, avaliar e propor soluções para minimizar acidentes e doenças ocupacionais.
Em vínculo aos estudos teóricos, atividades práticas são integradas ao itinerário, realizadas em laboratórios ou em ambientes industriais, onde o aluno aprende a usar equipamentos de medição de agentes de risco e a desenvolver planos de segurança.
O curso também aborda a gestão de segurança do trabalho, capacitando o estudante para implementar programas de prevenção, realizar auditorias internas e supervisionar o cumprimento das normas de segurança.
De acordo com consulta aos dados do e-MEC, atualmente, mais de 300 instituições de ensino superior possuem ofertas para a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho, em nível lato sensu (especialização e MBA). Confira algumas das faculdades, universidades e centros universitários que integram a lista:
Quem pode fazer a pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho?
A pós-graduação em Engenharia de Segurança do Trabalho é voltada para profissionais graduados em áreas da Engenharia que buscam se especializar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais. O programa aborda legislação, gestão de riscos, ergonomia e outras disciplinas relacionadas à segurança laboral.
Caso você tenha dúvidas se essa área de conhecimento é a escolha certa para você, não deixe de conferir o Teste Vocacional da Quero Bolsa. É rápido, gratuito e pode te ajudar nessa importante escolha profissional.
Engenharia de Segurança do Trabalho é a área que identifica e preveni riscos no ambiente laboral, garantindo a segurança dos trabalhadores. Os profissionais do setor desenvolvem soluções técnicas para minimizar acidentes, monitoram o cumprimento de normas regulamentadoras e implementam medidas de prevenção de saúde e segurança.
A faculdade de Engenharia de Segurança do Trabalho treina profissionais para certificar o bem-estar, a segurança e a saúde dos trabalhadores em contextos ocupacionais. Durante o programa, os estudantes aprendem sobre as leis e normas de segurança vigentes, métodos de prevenção de acidentes, gerenciamento de riscos ocupacionais e medidas de proteção coletiva e individual. Também estudam os aspectos relacionados à ergonomia, higiene ocupacional, psicologia do trabalho e medicina do trabalho.
Ao concluir a faculdade, os engenheiros de segurança do trabalho podem atuar em empresas de diferentes setores, consultorias especializadas, órgãos públicos e instituições de pesquisa.
Quantos anos dura a faculdade de Engenharia de Segurança do Trabalho?
A faculdade de Segurança do Trabalho tem duração de dois anos, tanto na modalidade presencial quanto à distância. Durante o curso, os alunos estudam tópicos de legislação e normas técnicas, ergonomia, prevenção de acidentes, gestão de riscos e administração aplicada à engenharia de segurança no trabalho.