10 dicas para identificar Fake News, segundo o Facebook
Saiba quais são as indicações dessa rede social para descobrir notícias falsas
Nesse período eleitoral, algo que está bem em alta são as Fake News, também conhecidas como notícias falsas, que são aquelas que compartilham informações com conteúdo não verdadeiro.
Saiba mais:
Fake news: como esse assunto pode cair no Enem
Combate à Fake News começa na sala de aula
Essas Fake News são criadas para enganar aqueles que estão recebendo esse tipo de conteúdo com a finalidade de, por exemplo, difamar a imagem de um candidato ou para enganar os leitores com falsas propostas.
Por isso, é preciso saber como não cair nesses notícias falsas. Pensando nisso, o Facebook fez uma lista com 10 dicas para identificar Fake News (seja nessa rede social ou em qualquer outro lugar). Confira:
- Seja cético com as manchetes. Notícias falsas frequentemente trazem manchetes apelativas em letras maiúsculas e com pontos de exclamação. Se alegações chocantes na manchete parecerem inacreditáveis, desconfie.
- Olhe atentamente para a URL. Uma URL semelhante à de outro site ou um telefone podem ser um sinal de alerta para notícias falsas. Muitos sites de notícias falsas imitam veículos de imprensa autênticos fazendo pequenas mudanças na URL. Você pode ir até o site para verificar e comparar a URL com a de veículos de imprensa estabelecidos.
- Investigue a fonte. Certifique-se de que a reportagem tenha sido escrita por uma fonte confiável e de boa reputação. Se a história for contada por uma organização não conhecida, verifique a seção “Sobre” do site para saber mais sobre ela.
- Fique atento a formatações incomuns. Muitos sites de notícias falsas contêm erros ortográficos ou apresentam layouts estranhos. Redobre a atenção na leitura se perceber esses sinais.
- Considere as fotos. Notícias falsas frequentemente contêm imagens ou vídeos manipulados. Algumas vezes, a foto pode ser autêntica, mas ter sido retirada do contexto. Você pode procurar a foto ou imagem para verificar de onde ela veio.
- Confira as datas. Notícias falsas podem conter datas que não fazem sentido ou até mesmo datas que tenham sido alteradas.