10 dicas para sobreviver morando em república
Se você já passou no vestibular e terá que se mudar, confira as dicas para sobreviver morando em república estudantil.
Passar na faculdade não é somente um passo rumo à formação profissional. É também, para grande parte dos estudantes, uma mudança de vida, casa e cidade.
Passar a dividir o teto com pessoas, inicialmente estranhas, com culturas, criações, gostos e manias totalmente diferentes da sua não é tarefa fácil.
No começo, tudo tem ar de liberdade e independência. As festas e reuniões com os amigos são as primeiras vantagens que os estudantes identificam. Porém, nem tudo são flores. Ninguém vive só de festas e diversão.
Depois de quatro anos dividindo moradia com cinco meninas, acredito que estas dez dicas podem ajudar você, que está com as malas prontas partindo para essa nova aventura. Confira!
1. Crie regras de moradia
As regras não são para controlar ou oprimir ninguém. Elas servem para alinhar as visões e valores pessoais de cada integrante. Deste modo, os limites e harmonia da casa conseguem ser mantidos de forma leve e prazerosa.
Por exemplo, “não pode trazer amigos para casa sem avisar com antecedência”. Afinal, não queremos pegar ninguém desprevenido. É melhor evitar constrangimentos e desconfortos.
Paz na vida, né mores?
2. Divida as responsabilidades da casa
A comida precisa ser feita, a higiene precisa ser mantida e as contas precisam ser pagas, não é mesmo?
Divida os dias da semana que cada um terá que tirar o lixo ou passar o pano na casa. O ideal é ninguém ficar sobrecarregado, então separe quem vai pagar a conta de água, internet e aluguel.
Esforce-se para manter a regra clássica: sujou, lavou, secou e guardou. Assim, quando precisar, você terá talheres para usar (rs).
3. Tenha reuniões periódicas
Elas podem começar com pizza e muitas risadas. Vocês podem torná-las inesquecíveis. Mas, elas também servem para realinhar valores, tomar decisões ou resolver problemas mais graves que podem acontecer.
4. Resolva as diferenças rapidamente
Conviver com pessoas novas e com hábitos diferentes dos seus pode dar muitos atritos. Portanto, sente e converse pessoalmente com seu colega para esclarecer qualquer mal entendido.
Você não vai querer viver em uma casa cheia de climão, vai por mim.
5. Seja flexível
Não se esqueça de que nem tudo que é legal para você é para o outro. Ser flexível vai evitar muitos desconfortos. Não resolva tudo a ferro e fogo, hoje você “perde”, amanhã você “ganha”.
6. Respeite o jeito do outro
Cada pessoa tem seu próprio jeito de ver o mundo ou lidar com alguns tipos de situações. Seja tolerante às diferenças, pois você tem uma personalidade, gostos e preferências, então assim como você quer ser respeitado, respeite o seu colega.
7. Seja amigo
Cultive a amizade de cada colega e com certeza eles serão seus amigos para vida toda. Procure ouvir e ajudar no que for possível. Realizem coisas novas juntos. O elo de amizade se fortalecerá e vocês terão muitas histórias para contar.
8. Pergunte antes de pegar
Isso pode iniciar uma guerra. Não ouse pegar sem avisar. Ainda que você tenha o aval para usufruir, seja da comida, da roupa ou do sabão em pó do colega, avise que vai usar. É melhor se prevenir.
9. Não esqueça do seu propósito
Apesar de ser tudo muito divertido… e cansativo, o que trouxe você até aqui foram seus estudos. Não coloque em segundo plano sua educação, porque por meio dela outras portas serão abertas, novos amigos surgirão e novas experiências você poderá viver. Essa é somente uma das fases da sua vida acadêmica, então não pare nela e caminhe em direção ao seu futuro.
10. Não dê motivos
Ser independente não significa fazer o que quiser, do jeito que quiser sem pensar no bem estar de quem convive com você. Acorde, arrume sua cama, deixe seu quarto organizado, faça suas obrigações. Desse modo, ninguém vai precisar chamar sua atenção.