Sobre
Sobre
Como funciona
Como funciona o Quero Bolsa?
Ligue grátis
0800
0800 941 3000
Seg - Sex 8h-22h
Sábado 9h-13h
Aceitamos ligação de celular
Ensino Básico

10 museus virtuais para conhecer com as crianças sem sair de casa

por Luiza Padovam Vieira em 25/08/20

Já pensou em visitar um museu sem sair de casa? Pois agora você pode! Diversos museus disponibilizam os seus acervos online, alguns deles interativos, para você explorar o mundo e conhecer outras culturas através do seu celular ou da tela do seu computador. No post de hoje você vai descobrir museus virtuais incríveis para curtir com a criançada. 

10 museus com visitas virtuais

Visitar um museu é uma excelente maneira de se aprofundar na história de um local ou de acontecimento específico, de conhecer diferentes povos e suas culturas, e de entender o funcionamento da natureza e do mundo como um todo.

 
Normalmente, esses locais são usados como recursos complementares ao projeto pedagógico escolar e, durante este período de isolamento, os museus virtuais se tornaram uma alternativa divertida e acessível para escolas e alunos.

Confira abaixo 10 museus que oferecem tours online:

  1. Museu da NASA - Virginia, Estados Unidos

    Centro de Pesquisa Langley. O museu da NASA conta com uma versão virtual para visita gratuita.
    Foto: Pedro Szekely/Flickr
    Para os amantes do espaço, a NASA conta com o tour virtual e grátis do Centro de Pesquisa Langley -  o mais antigo centro de pesquisa de campo do órgão. O museu virtual mostra o que acontece nos bastidores das missões, através de vídeos e fotos 360º do interior das espaçonaves. 

    + Leia também: 15 cantigas infantis fáceis e divertidas para brincar com as crianças

  2. Museu do Louvre - Paris, França

    O museu mais visitado do mundo, o Louvre, disponibiliza algumas de suas exposições online, de graça.
    Foto: Benh/Wikimedia Commons
    O museu mais visitado do mundo abriu suas portas para o mundo online. São sete tours virtuais para você conhecer, desde as antiguidades Egípcias até mitos como Hércules e Darth Vader. O site oferece também diversos vídeos e experiências utilizando realidade virtual para você se aproximar dos quadros e esculturas mais famosos do planeta.

  3. Museu de História Natural - Londres, Inglaterra

    Com o apoio do Google Street View, o Museu de História Natural de Londres disponibilizou coleções exclusivas de suas exposições. Você pode fazer um tour interativo para entender de onde viemos, os mistérios da natureza, e o que o futuro nos reserva.

  4. Museu Van Gogh - Amsterdã, Holanda

    Museu virtual de Van Gogh, fornece tour virtual gratuito. São mais de 200 quadros, 500 desenhos e 750 cartas pessoais do artista holandês.
    Foto: Emoro/Pixabay
    Este lindo museu virtual é inteiramente dedicado ao pintor Vincent Van Gogh (1853-1890). São mais de 200 quadros, 500 desenhos e 750 cartas pessoais para você admirar, correspondendo a maior coleção de obras de arte do artista holandês.

  5. Museu J. Paul Getty - Los Angeles, Estados Unidos

    Museu J.Paul Getty é um dos museus que disponibilizou suas exposições online.
    Foto: Ketchupbrause/Pixabay
    Localizado no estado norte-americano da Califórnia, o Museu J. Paul Getty reúne representações de obras europeias do século VIII. Durante a pandemia, o museu lançou um desafio: as pessoas tinham que recriar obras de arte utilizando apenas três objetos da casa. A aderência foi tanta, que milhares de pessoas postaram suas fotos nas redes sociais, dá só uma olhada na criatividade dos participantes.

     


    Mulher segurando cachorro faz releitura de obra de arte em desafio lançado pelo Museu J. Paul Getty.
    Foto: Madonna e criança de Master of St. Cecilia à esquerda, e à direita, recriação feita pela usuária Larissa / Acervo pessoal.

    Releitura do mural Garota com Balão, de Banksy, feita em desafio lançado pelo Museu J. Paul Getty.
    Foto: Releitura do mural Garota com Balão pela usuária do Twitter, Derreche Fatiha / Acervo pessoal.

  6. Museu Egípcio - Turim, Itália
    O Museu Egípcio de Turim é o segundo museu de história e cultura egípcia mais importante do mundo. Agora, o local disponibilizou grande parte de suas exposições no formato online.
    Foto: Lugiabressan/Pixabay
    Adentre o mundo das tumbas e pirâmides egípcias neste museu, agora disponível também online. São mais de 6,5 mil obras expostas e 26,5 mil em reserva. O tour, composto por fotos 360º, é todo feito em italiano, mas as imagens são lindas.

Museus virtuais brasileiros

Alguns museus brasileiros também entraram na lista de instituições culturais que oferecem visitas online gratuitas. Veja abaixo:

  1. Museu de Arte de São Paulo Asssis Chateaubriand (MASP) - São Paulo, Brasil

    Foto tirada do MASP, o primeiro museu moderno do Brasil. Em parceria com o Google, o MASP disponibilizou parte do seu acervo online.
    Foto: Wilfredorn/Wikimedia Commons
    O primeiro museu moderno do Brasil é conhecido no mundo inteiro. Através do tour online, você encontra obras de importantes artistas brasileiros como Tarsila do Amaral, além de esculturas e artefatos históricos.

  2. Museu de Arte Moderna (MAM) - Rio de Janeiro, Brasil
    Localizado na cidade maravilhosa, o MAM chama atenção por sua arquitetura moderna. O museu contempla mais de quinze mil obras de arte entre esculturas, pinturas, fotografias e mídias contemporâneas. Na versão virtual, você pode conferir três exposições de fotografia que retratam a cultura africana e do Rio de Janeiro. 

  3. Museu do Catavento - São Paulo, Brasil

    Museu do Catavento visto de fora. Durante a pandemia, o museu tem realizado uma série de episódios mostrando o interior do local.
    Foto: Alexandre Carvalho/Flickr

    Inaugurado em 2009, o Museu do Catavento é um museu infantil interativo e educativo, que visa mostrar o mundo através dos seguintes pilares: universo, vida, engenho e sociedade. Apesar de não contar com um museu virtual, eles preparam uma série no canal do YouTube, chamada “Por Dentro do Catavento”. A minissérie conta com 22 episódios, mostrando as diferentes exposições do museu. Uma ótima pedida para curtir com a criançada!
  4. Museu Afro Brasil - São Paulo, Brasil
    Navio negreiro é dos artefatos do Museu Afro Brasil, localizado em São Paulo.
    Foto: Rodrigo Tetsuo Argenton/Wikimedia Commons
    Nesse museu virtual você pode explorar três andares repletos de pinturas, documentos e artefatos etnológicos, produzidos entre o século XVIII até os dias de hoje. O acervo, de mais de 6 mil obras, aborda o universo cultural africano e sua influência na construção da sociedade brasileira.

Viaje o mundo através dos museus virtuais do Google Arts&Culture

Em parceria com diversos museus espalhados ao redor do mundo, o Google criou o Google Arts&Culture, projeto que visa promover o acesso à arte a nível global. No site, você pode visitar algumas das maiores galerias de arte do mundo, de graça. 

Utilizando a tecnologia Street View, você pode ver de perto as obras de grandes artistas, conhecer as maravilhas do mundo, e a história de diferentes povos. São mais de 2500 museus para você se aventurar.

Ufa! Com essa lista de museus virtuais, o que não vai faltar é opção para que as crianças se divirtam e aprendam ao mesmo tempo. Aproveite :)

Veja também:
+ UNICEF lança podcast educativo para ajudar as crianças durante o isolamento social
+ Confira a importância da feira de ciências na escola


O que você achou deste artigo?

Se por algum motivo você não utilizar a nossa bolsa de estudos, devolveremos o valor pago ao Quero Bolsa.

Você pode trocar por outro curso ou pedir reembolso em até 30 dias após pagar a pré-matrícula. Se você garantiu sua bolsa antes das matrículas começarem, o prazo é de 30 dias após o início das matrículas na faculdade.

Fique tranquilo: no Quero Bolsa, nós colocamos sua satisfação em primeiro lugar e vamos honrar nosso compromisso.

O Quero Bolsa foi eleito pela Revista Época como a melhor empresa brasileira para o consumidor na categoria Educação - Escolas e Cursos.

O reconhecimento do nosso trabalho através do prêmio Época ReclameAQUI é um reflexo do compromisso que temos em ajudar cada vez mais alunos a ingressar na faculdade.

Feito com pela Quero Educação

Quero Educação © 2011 - 2020 CNPJ: 10.542.212/0001-54