Atualizado em 18/12/2019
Você já percebeu que, com o avanço da tecnologia, novas profissões vem surgindo, certo? Mas já parou para pensar que existem profissões que estão ficando para trás? E digo mais, muitas dessas profissões você nunca deve ter ouvido falar a respeito. Bora conferir?
10 profissões extintas
Caçador de ratos
Substituídos hoje pelos agentes de dedetização, os profissionais conhecidos como caçadores de ratos buscavam ratos e outras pragas em todos os cantos possíveis, amenizando a propagação de doenças pelas cidades.
Despertador Humano
Antes dos despertadores mecânicos ganharem popularidade muitos já tinham hora
para chegar ao trabalho. E como acordar? Com os despertadores humanos! Homens e
mulheres ganhavam a vida batendo com varas ou pedras nas janelas de trabalhados
para acordá-los para o trabalho.
Arrumador de pinos de boliche
O jogo é muito antigo, e para que a prática do esporte pudesse acontecer era necessário profissionais disponíveis para levantar e alinhar os pinos para a próxima jogada. Hoje em dia o processo é completamente mecanizado e muito mais rápido.
Leitor
Para amenizar o tédio de trabalhadores que passavam horas em trabalhos repetitivos, as empresas contratavam leitores para recitar poesias, ler revistas e jornais para os funcionários.
Acendedor de lampiões
Quando escurece na cidade é possível notar que os postes de iluminação vão se acendendo, mas e quando a iluminação das cidades era à base de lampião? Existiam profissionais responsáveis por caminhar pelas ruas da cidade com uma tocha de fogo acendendo poste por poste, e pela manhã os apagavam.
Radar humano
Responsáveis por monitorar aproximações de aviões durante a guerra, os radares humanos foram peças importantes para a segurança de nações. Hoje em dia já existem modernos radares automatizados.
Telefonista
Antes da modernização da telefonia analógica e surgimento da telefonia digital, se você quisesse ligar para alguém de outro estado ou país, o processo era complexo e envolvia um profissional responsável por completar a sua ligação. Um fato curioso, a profissão era dominada por mulheres.
Cortador de gelo
Antes da existência de refrigeradores, em países onde a temperatura é tão baixa que a água congela naturalmente, profissionais lucravam comercializando barras de gelo. As barras eram serradas e carregadas por profissionais da zona rural até as vilas ou pequenos centros. O gelo era usado para conservar alimentos.
Ressuscitador de cadáveres
Essa profissão era considerada ilegal, o ressuscitador era também conhecido como ladrão de cadáveres. Contratados por pesquisadores universitários, os ressuscitadores invadiam cemitérios e buscavam cadáveres em bom estado para que o corpo humano fosse estudado. A prática ilegal era realizada porque para cursos como medicina a prática era essencial porém o trâmite legal para conseguir um cadáver era complexo e demorado.
Carregador de troncos
Hoje é comum grandes troncos de madeira serem carregados em trens, caminhões e navios, mas antes do avanço tecnológico nos transportes era preciso de muita estratégia e mão de obra. Os grandes troncos eram transportados pelos rios, os carregadores seguiam guiando os troncos pela correnteza até o destino final.
E aí, você conhecia alguma dessas profissões extintas? Me conta nos comentários!
Leia também: 10 profissões menos estressantes